Nos últimos dias, a Nubank está movimentando o mercado financeiro no quesito cartão. Isso porque, a fintech anunciou um novo cartão para desbancarizados e negativados. A novidade ainda permite que o cliente adicione limite e escolha o quanto quer gastar.
Além da euforia de quem aguardava esse momento, as informações disponibilizadas a cerca do cartão trouxe várias dúvidas. O maior questionamento é, se o cartão é pré-pago, débito ou de outra modalidade. Com isso, a Nubank teve que esclarecer os critérios da nova ferramenta.
O uso do novo cartão funciona da seguinte maneira: o cliente deposita uma quantia na ferramenta para utilizar como limite em compras parceladas ou assinaturas, sem a necessidade de fazer outras recargas. A nova funcionalidade é parecida com a CDB + Limite de Crédito, oferecida pelo Banco Inter. Por isso, não é um cartão pré-pago.
O banco digital disponibiliza um cartão com limite inicial de R$ 0, que será alterado de acordo com o valor do deposito feito pelo usuário, para ser utilizado em compras no crédito. Se o desejo do cliente é gastar R$ 1.000, é necessário um depósito equivalente na conta do Nubank, por exemplo.
No que se refere à diferença do cartão pré-pago para o novo cartão Nubank, é a possibilidade de parcelamento durante as transações, além do resgate da quantia anteriormente depositada, que não foi utilizada. Pois, o valor incluído na ferramenta funciona como limite ao invés de saldo, similar aos cartões pré-pagos.
Segundo Cristina Junqueira, a cofundadora da fintech, o cartão possibilitará que mesmo aquelas pessoas que tenham score baixo ou nome sujo tenham acesso novamente ao crédito, de forma consciente e ser ricos de aumentar o débito no mercado.
“Queremos dar a chance desses clientes que não estão hoje totalmente inseridos no sistema financeiro de ter uma experiência de pagamento a prazo com menos risco de endividamento”, detalha Cristina. “Após algumas faturas e conhecendo mais dos hábitos de crédito deste cliente, conseguiremos oferecer limites de créditos pré-aprovados até que eles conquistem um valor que atenda suas necessidades.”