Página PrincipalNubank é conta corrente ou poupança? DESCUBRA AGORA
Bancos
Nubank é conta corrente ou poupança? DESCUBRA AGORA
O Nubank é uma das fintechs mais populares do Brasil, oferecendo diversos serviços financeiros digitais, como cartão de crédito, empréstimo e seguro. Mas um dos produtos mais usados pelos clientes é a conta do Nubank. Por meio dela, é possível fazer transferências, pagamentos, investimentos e outras operações pelo aplicativo.
Mas afinal, a conta do Nubank é conta corrente ou poupança? Essa é uma dúvida comum entre os usuários, já que a conta tem características de ambos os tipos de conta.
A seguir, confira a matéria na íntegra e entenda o que é a conta do Nubank e quais são as suas vantagens e desvantagens em relação às contas tradicionais.
O que é a conta do Nubank?
A conta do Nubank não é nem uma conta corrente e nem uma poupança. Mas sim, ela se caracteriza como uma conta de pagamentos. Através dela, os clientes podem ter o saldo aplicado em Títulos Públicos Federais, de modo a gerar rendimento para o titular.
De acordo com o Banco Central (BC), as pessoas que possuem uma conta de pagamentos podem fazer saques, pagamento de contas, transferências e até mesmo compras utilizando um cartão de débito.
Além disso, a conta do Nubank tem algumas diferenças em relação às contas correntes e às contas poupança. Confira quais são:
Em uma conta corrente, o dinheiro normalmente não rende quando fica parado. Já na Nubank, o seu dinheiro tem rende todos os dias, com taxa mínima de 100% do CDI;
Instituições de contas corrente e poupança cobram taxas de administração e tarifas de serviço, o que não ocorre em uma conta de pagamentos;
Em uma conta poupança, o dinheiro rende apenas a cada 30 dias, no chamado “aniversário dos depósitos”. Dessa forma, caso algum valor seja retirado antes da data de aniversário, o usuário perde o rendimento de todo o período. Além disso, o rendimento da conta poupança geralmente fica abaixo do rendimento da conta de pagamentos.
Vantagens da conta do Nubank
A Nubank tem como principal objetivo facilitar a vida de seus clientes, diminuindo as burocracias e levando diversas vantagens exclusivas. Confira as principais delas:
O Nubank não cobra tarifas e o saldo disponível rende 100% do CDI;
A conta permite fazer transferências gratuitas e ilimitadas para outros bancos (TED) ou para outras contas do Nubank pelo Pix ou pelo código QR;
Os clientes podem fazer pagamento de qualquer boleto, como contas de luz, água, telefone e até mesmo de compras online;
A instituição oferece um cartão com a função de débito. Assim, o cliente pode fazer compras e realizar saques em caixas eletrônicos da rede Banco24Horas;
O investimento que rende 100% do CDI conta com a proteção do FGC (Fundo Garantidor do Crédito), garantindo até R$ 250 mil por CPF em caso de falência;
Permite organizar o dinheiro em diferentes categorias com a função Dinheiro Guardado (Porquinho), que também rende 100% do CDI.
Desvantagens da conta
A conta Nubank, ou roxinho como também é conhecido, é o queridinho de milhares de brasileiros. O motivo são as suas excelentes vantagens e benefícios.
No entanto, a instituição também possui algumas desvantagens, quando se compara a um banco tradicional. Para muitas pessoas, essas desvantagens são irrelevantes.
Mas os novos usuários podem fazer a comparação, a fim de descobrir se abrir uma conta Nubank vale a pena para as suas necessidades. Confira quais são:
Não permite fazer depósitos em dinheiro diretamente na conta. Isso porque, para depositar na sua conta, os clientes devem gerar um boleto no aplicativo e fazer o pagamento por outro meio;
A conta não permite fazer cheque especial ou usar o limite do cartão de crédito como crédito pessoal. Em vez disso, o Nubank oferece o empréstimo pelo aplicativo, que está sujeito à análise de crédito;
Não é possível fazer operações cambiais pelo aplicativo, como enviar e receber dinheiro do exterior.