A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) vai começar em sete estados brasileiros e no Distrito Federal a partir do dia 4 de agosto. Segundo as informações do Governo, as mudanças deixaram o documento mais seguro.
O novo Registro Geral (RG) conta apenas com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) de cada cidadão, sendo essa a estratégia para que o documento seja unificado. Até então, todos os estados podiam criar os seus próprios números de identificação, o que facilitava para ocorrer muitas fraudes.
No dia 27 de junho, o Governo Federal liberou o primeiro lote da CIN uma cerimônia de testes. A nova identidade também conta com uma versão digital, que poderá ser acessada através da conta Gov.br.
Confira a seguir quais os estados que emitirão o novo RG a partir do próximo mês:
Os demais estados têm até março de 2023 para se adequarem ao novo sistema e começarem a emitir o novo RG de forma gradual e gratuita. Contudo, não precisa correr, o documento antigo segue válido até 2032.
Confira quais as principais alterações trazidas com o novo RG:
O novo documento será o único para a identificação dos brasileiros. De todo modo, a substituição será gradual, conforme a necessidade do cidadão, como no caso de vencimento da versão antiga, segunda via, renovação aos 18 anos, entre outras possibilidades.
Os órgãos expedidores de todos os estados brasileiros terão que emitir, obrigatoriamente, o novo modelo de RG a partir do dia 6 de março de 2023.
Até o momento, não há detalhes quanto ao processo de solicitação do novo RG, mas o Governo Federal adiantou que os documentos continuarão sendo emitidos pelos órgãos estaduais. A validação do novo documento se dará por meio da plataforma do governo.
O novo RG terá os seguintes prazos de validade: