Descubra por que a nova Carteira de Identidade é tão importante no Brasil: com um novo prazo para emissão gratuita, o SAC oferece mais tempo para que a população conquiste esse documento atualizado, com segurança reforçada e integração a diversos serviços.
Se você se interessa por documentação oficial, direitos civis e busca informações confiáveis sobre o novo atendimento, saiba todos os detalhes que podem impactar sua rotina.
Não corra o risco de perder o prazo: entenda quem tem direito, como aproveitar o atendimento especial e quais são as vantagens do novo formato digital. Continue lendo e fique à frente desta mudança relevante!
A CIN traz maior integração entre bancos de dados e acesso mais facilitado a serviços federais pelo GOV.BR, que já conta com mais de 173 milhões de usuários em 2026. Essa integração torna processos como inscrição em concursos, acesso a benefícios e identificação em órgãos públicos mais fáceis e rápidos.
O QR Code e a validação antifraude tornam a identidade brasileira mais protegida. Ao acessar pelo aplicativo oficial, o cidadão pode ter sempre um backup digital, complementando a versão física.
O SAC anunciou a extensão do atendimento para a emissão gratuita da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Salvador, estado da Bahia.
Agora, o período especial foi prorrogado até 19 de abril de 2026, no Shopping Center Lapa. Isso dá aos cidadãos mais tempo para garantir a nova identidade, sem custos na primeira via — uma iniciativa que facilita a vida de milhares de brasileiros.
O SAC opera no espaço Lapa Cultural (3º piso), entre 9h e 17h, com uma média de 135 senhas diárias. São ao todo 6.885 atendimentos previstos dentro dos 51 dias úteis no shopping. O atendimento ocorre por ordem de chegada, permitindo um fluxo organizado e ágil para quem busca a atualização do documento.
Para solicitar o novo documento, basta apresentar a certidão original de nascimento ou de estado civil atualizada. Viu como o processo ficou mais simples?
A CIN oferece diversas melhorias em relação ao antigo RG. Entre as principais novidades estão:
Para solicitar a CIN, basta agendar atendimento no portal Gov.br. O site facilita o agendamento na Bahia e em outros estados, evitando filas e otimizando o processo.
Apesar da obrigatoriedade de uso universal ser apenas a partir de março de 2032, já é possível obter a CIN em quase todo o país.
Pessoas que precisam do documento para processos como contratação de trabalho, benefícios sociais, inscrição em certames públicos, ou quem teve o RG roubado ou danificado, devem considerar a solicitação o quanto antes.
Em fevereiro de 2026, já são mais de 45 milhões de emissões da CIN em todo o Brasil. O avanço foi expressivo: o número saltou de menos de 100 mil em 2023 para dezenas de milhões, com a colaboração dos institutos estaduais e do Ministério da Gestão e Inovação.
Para conferir outros temas como esse, acesse a página inicial do Notícias Concursos. Veja também o vídeo abaixo: