Brasileiros beneficiários do programa Bolsa Família têm relatado um novo receio: o medo de ser cancelado do programa por meio do novo pente fino que vem acontecendo.
Muito embora o objetivo do pente fino seja cortar apenas aqueles que não têm direito a receber o benefício ou que estejam com alguma irregularidade, muitas vezes o sistema pode ser falho, infelizmente, o que tem causado angústia em muitas pessoas.
No entanto, neste texto nós reunimos uma série de considerações sobre esse assunto, a fim de ajudá-lo a entender melhor em quais casos o benefício pode ser cortado e o que fazer quando isso acontecer de maneira equivocada. Acompanhe e tire as suas dúvidas!
Antes de qualquer coisa, lembre-se de que se o seu grupo familiar segue todas as regras do Bolsa Família, não há motivos para se sentir angustiado com uma possível perda do benefício. Até porque, caso alguma pausa ou bloqueio ocorra, é possível recorrer ao procurar o CRAS da sua cidade para atualizar os seus dados e garantir que tudo fique dentro dos conformes.
Veja quais são as situações que costumam causar o corte do benefício:
Apesar de haver os requisitos que são levados em conta no pente fino do Bolsa Família, a verdade é que, às vezes, alguns beneficiários podem acreditar que o cancelamento aconteceu de forma equivocada.
Nessas situações, é muito importante buscar orientações mais claras no CRAS próximo da sua casa. Lá, os profissionais poderão verificar os motivos pelos quais o benefício veio a ser cortado e qual deve ser a alteração que precisa ser feita para restabelecer os pagamentos.
Lembrando que caso o cancelamento tenha sido feito de forma correta, não será possível solicitar o benefício. Afinal, é preciso estar dentro dos requisitos para poder recebê-lo, e caso a sua família não esteja mais, a perda do Bolsa Família será uma realidade.