Um novo golpe financeiro disfarçado de marketing digital tem feito centenas de vítimas em todo o Brasil. O que no começo pode parecer uma oportunidade de dinheiro fácil, com o passar dos dias se transforma em um verdadeiro pesadelo.
Para entender melhor esse assunto e poder proteger as suas finanças, acompanhe este texto e saiba mais!
Um novo golpe financeiro disfarçado de marketing digital vem ocorrendo em diferentes localizações do Brasil. Inicialmente, trata-se de um tipo de “proposta de trabalho”, baseada em desafios, que promete entregar dinheiro facilmente às vítimas.
Porém, à medida que o tempo passa, o golpe começa a dar as suas caras e as pessoas acabam perdendo um valor que, muitas vezes, significa tudo o que têm.
A primeira coisa que o golpista faz é entrar em contato via WhatsApp. Por lá, oferece um trabalho de marketing digital, que consiste em concluir alguns desafios bem simples, como seguir alguns perfis no Instagram. Em seguida, é necessário passar os dados pessoais e a chave pix, para receber o pagamento.
No entanto, a vítima é direcionada a um grupo de Telegram onde há muitos outros participantes que também seguem os desafios. Nesse grupo, essas pessoas enviam prints dos pagamentos que vêm recebendo ao finalizar cada desafio.
Com isso, a vítima acaba se empolgando, o que faz com que os golpistas ofereçam pagar um valor mais alto pelos desafios, desde que a vítima invista em bitcoins para isso. Com a promessa de ganhar mais dinheiro, a pessoa, que está sendo enganada, acaba pagando.
Dias depois, um novo pedido de pagamento é solicitado: para receber R$ 800 de pagamento por todos os desafios feitos, é preciso, primeiro, fazer um pagamento de R$ 500, caso contrário, o valor do desafio será perdido. Até aqui, a pessoa já acabou investindo dinheiro nas promessas dos golpistas, mas como vê mensagens de outras pessoas dizendo que estão recebendo tudo certinho, acaba caindo no golpe.
A partir do momento em que a transferência do valor maior é feita, a vítima automaticamente passa a ser ignorada pelos golpistas, que não respondem mais e até mesmo a bloqueiam.
Esse é mais um novo golpe financeiro disfarçado de marketing digital que vem para nos deixar alertas e atentos às oportunidades que supostamente chegam até nós.
É verdade que existem formas de trabalhar com a internet, mas trabalhos tão “fáceis” e sem sentido, como simplesmente seguir contas no Instagram, dificilmente serão genuínos e reais.
São golpes elaborados por criminosos que criam toda uma narrativa persuasiva para roubar dinheiro de suas vítimas. Portanto, não acredite em toda e qualquer promessa.
E sempre desconfie se alguém solicitar algum pagamento via PIX para você. Afinal, se a ideia é pagar a você por um serviço, qual o sentido de solicitar um pagamento prévio?
Pense nisso e, caso desconfie de algo, busque ajuda nas autoridades locais da sua cidade.