Um novo golpe bancário está acontecendo pelo mundo. Até agora, os países México, Estados Unidos e alguns países da Europa já reportaram ataques do chamado jackpotting em seus bancos.
O que é jackpotting
Este golpe consiste em instalar malwares (programas maliciosos) em caixas eletrônicos com o objetivo de fazer a máquina liberar mais dinheiro. Os criminosos que aplicam o golpe conseguem sacar até 40 cédulas em 23 segundos e esvaziar os caixas eletrônicos em poucos minutos.
Na Alemanha há registros de que apenas dez golpes de jackpotting já causaram um prejuízo de 1.5 milhão de dólares.
Como eles conseguem aplicar esse golpe?
Geralmente, os criminosos fingem ser técnicos e vasculham os caixas eletrônicos atrás de portas de cabos conectores. Depois de encontrar, eles conectam um cabo, sincronizando com seu notebook e instalando o malware. Em outras palavras, eles hackeiam os caixas eletrônicos.
A ativação do malware é feita pelo teclado da máquina, celular ou tablete do golpista. Ou seja, a emissão ilegal das notas é feita por comando, longe do banco, sendo que outra pessoa, um cúmplice, vai ao local e pega o dinheiro.
Modalidades do golpe
Já foram identificadas duas modalidades de jackpotting: local e remoto.
O golpe jackpotting oferece risco para os clientes? É preciso se proteger?
Até agora, segundo especialistas da área de cibersegurança e também os fabricantes de caixas eletrônicos, o golpe jackpotting não compromete informações financeiras dos usuários e nem mexe em seu dinheiro.
O problema, porém, pode ser que o cliente não consiga sacar dinheiro porque o caixa eletrônico está vazio. Também existe o perigo de usar aquele caixa eletrônico e acabar sendo vítima de alguma nova “modalidade” de golpe.
Também vale lembrar que se um cliente desconfiar de que alguém esteja aplicando o golpe, seria prudente esperar o golpista sair para avisar ao banco, ou ser bastante discreto, visto que nunca se sabe do que esses criminosos são capazes. Em geral, é importante ter bom senso e prestar atenção aos seus arredores na hora de sacar seu dinheiro.
Outra dica é realizar o saque em agências, de preferência, em horários que haja atendimento, pois, caso algo aconteça com o caixa que está operando, é possível solicitar atendimento do banco.
Veja também: Saiba como funciona os quatro tipos de pagamentos do PIS/PASEP e FGTS para 2020