Atenção aposentados e pensionistas do INSS! Criminosos estão se passando por uma suposta “Central de Atendimento” do Instituto para aplicar golpes por meio do WhatsApp. Estão usando até mesmo a assistente virtual, chamada Helô, para passar confiabilidade.
Como estratégia de convencer o segurado de que o serviço é realmente do INSS, de alguma forma os criminosos fornecem informações pessoais dos beneficiários e emitem ainda um número de protocolo.
Desta forma, muitos cidadãos acabam caindo no golpe concedendo outros dados pessoais. Assim, é importante investigar a origem do contato antes de passar quaisquer informações, buscando os principais meios utilizados pelo INSS.
Vale ressaltar que a Helô é uma espécie de plantão de dúvidas que pode ser acessada apenas pelos canais digitais da autarquia, como o site ou aplicativo Meu INSS. Ou seja, a assistente virtual não busca contatar o segurado pelo WhatsApp.
Posto isso, é importante aderir algumas precauções para não cair nesses golpes. Confira a seguir algumas dicas importantes para evitar ser a próxima vítima.
Caso tenha passado por uma situação como esta, denuncie a ação através da Ouvidoria online ou pelo telefone 135. Porém, se chegou a ser vítima, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos, como o próprio INSS e o banco no qual recebe o benefício.