Economia

NOVO financiamento habitacional CAIXA liberado; veja como contratar

Após o envio dos documentos solicitados, o usuário poderá verificar as etapas da proposta, conferindo se há alguma pendência e o resultado da avaliação de crédito.

A Caixa disponibilizou, na última semana, uma nova modalidade de contratação de financiamento habitacional por meio do aplicativo “Habitação Caixa”, disponível para aparelhos Android e iOS.

Para solicitar o financiamento, uma simulação de crédito precisa ser realizada. Nesta etapa, podem ser ajustados os valores de entrada, o prazo, a taxa de juros, o sistema de abatimento de valores e a prestação máxima pretendida. Em seguida, o usuário deve realizar o seu cadastro e dos demais participantes da proposta. Todo o processo é realizado virtualmente.

Após o envio dos documentos solicitados, o usuário poderá verificar as etapas da proposta, conferindo se há alguma pendência e o resultado da avaliação de crédito. O boleto para o pagamento da tarifa inicial de avaliação do imóvel também poderá ser acessado, e o solicitante poderá conferir o resultado do laudo.

Ainda, poderá ser acompanhada a liberação de recursos da conta do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) em caso de utilização como entrada no financiamento.

Através do aplicativo, o usuário poderá conferir outras funções, como: emissão de boleto, alteração de dados do contrato, amortização do financiamento, inclusão de débito automático, liquidação antecipada, uso do FGTS, declaração anual de quitação de débitos, demonstrativo de valores pagos e extrato para imposto de renda.

Caixa abre banco digital

De acordo com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, um novo banco digital será lançado a partir de 2021. Durante apresentação dos resultados do banco no terceiro trimestre, o gestor confirmou que a nova instituição financeira será separada da Caixa e passará por processo de abertura de capital (venda de ações) no Brasil e no exterior.

Vale destacar que, para criação do novo banco digital, será necessário aprovação por parte do Banco Central e do Conselho de Administração da Caixa.

“Estamos discutindo internamente. Há um consenso que esse é um ponto chave para o futuro da Caixa Econômica Federal. Já há uma conversa inicial no conselho de administração e algumas conversas no Banco Central”, disse Guimarães.

De acordo com Guimarães, a expectativa é pela aprovação para lançar o banco em seis meses. Segundo ele, a nova instituição, que possui 100 funcionários, vai contar no início da operação com 105 de contas digitais abertas pela Caixa.

Veja também: CONFIRMADO! CAIXA vai pagar parcelas de até R$ 4.800 do auxílio emergencial