Uma nova rodada de pagamentos do Auxílio Gás está em execução desde a última segunda-feira (17). Com isso, ainda temos diversos depósitos ao longo desta semana.
Aliás, para este mês, cerca de 5,8 milhões de famílias são contempladas com o benefício.
Siga a leitura e acompanhe o calendário!
Em primeiro lugar, vale explicar que a lei que instituiu o Auxílio Gás determina que o pagamento aconteça a cada 2 meses, com um repasse em dinheiro que corresponda a 50% do preço médio nacional do gás de cozinha.
No entanto, no período de agosto a dezembro de 2022, durante a gestão anterior, o Auxílio Gás recebeu um adicional de 50%, ou seja, passou a refletir o valor cheio, em média, do gás de cozinha.
Então, em janeiro de 2023, o novo governo seguiu com o valor extra por meio da edição de uma medida provisória, que entrou em vigor imediatamente.
Contudo, para que o adicional pudesse seguir ao longo de 2023, essa medida precisaria ser aprovada na Câmara e Senado dentro de 120 dias para não perder a validade.
Como isso não ocorreu, o adicional para o Auxílio Gás foi incorporado na MP do Bolsa Família.
Veja só! Recebem o benefício do Auxílio Gás, também conhecido por Programa Auxílio Gás dos Brasileiros, nesta segunda-feira (24), os beneficiários que têm o Número de Identificação Social (NIS) com dígito final 6.
Aliás, assim você percebe que o calendário utilizado é o mesmo do Programa Bolsa Família, e os depósitos ficam sob responsabilidade da Caixa Econômica Federal.
Cabe detalhar que o repasse do Auxílio Gás é definido pelo preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos. Então, neste mês, o benefício ficou estabelecido em R$ 102.
Caso o beneficiário não tenha conta na CAIXA, será aberta automaticamente uma conta Poupança Social Digital em seu nome.
Então, ela pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem, onde é possível usar o saldo do Auxílio Gás para realizar compras com cartão de débito virtual, pagar contas, fazer transferências e também permite o saque sem cartão em lotéricas e terminais de autoatendimento.