Empreendedorismo

Novo Conceito Na Liderança Atual

Há um novo conceito na liderança atual, de forma que o cliente externo fique satisfeito, sem que o líder se esqueça da importância da gestão interna.

A evolução conceitual da liderança atual

A liderança já faz parte de uma evolução conceitual, uma vez que esse termo origina-se da mudança de pensamento do conceito de chefia. Uma vez que o conceito de chefia acabou sendo ligado a um modelo conflituoso e intolerante de gerenciamento.

No entanto, ainda que o conceito de liderança seja parte de uma mudança de modelo mental do mercado, o próprio conceito de líder precisa estar atualizado.

Mudanças dinâmicas e analíticas em várias áreas

Assim como ocorre no mercado de forma dinâmica e analítica, a interação com as equipes, bem como a forma de buscar os resultados estão sendo modificados. Assim como acontece em outras áreas, por exemplo: o Marketing Digital, Vendas, Relacionamento com o cliente, dentre outros.

Agilidade e resolução são as necessidades das empresas atuais

O cliente mudou seu comportamento, deixando a passividade de lado, e se mostrando mais imediatista e exigente. Essas mudanças chegaram às empresas no formato de inovação, agilidade e inteligência nos processos.

Portanto, as equipes precisam muito mais entregar resultados do que se mostrarem subservientes. Ao novo gestor, cabe abranger a mentalidade para as novas demandas do mercado. Por isso, a liderança atual exige análises, acompanhamentos, bem como novas maneiras de olhar para as equipes.

Clientes internos e externos satisfeitos e liderança contextualizada

A participação das equipes nos processos que envolvem as decisões são maneiras de entregar valores a esse cliente analítico. Portanto, muitas vezes as pessoas que atuam nas operações podem ter soluções para problemas emergentes.

Todavia, cabe ao líder direcionar as ações e não ser guiado por opções descontextualizadas. Sendo assim, a liderança atual precisa ser flexível, resolutiva e direcionada.

Ao passo que acompanha as mudanças do mercado e entrega valores da empresa ao cliente final, mas também ao cliente interno, num ciclo positivo de objetividade holística.