A satisfação do cliente não começa (ou termina) no fechamento da venda, como era antes da era digital. O cliente em primeiro lugar é uma lógica do mundo corporativo, no entanto, há muitas empresas que falham ao desfocar o consumidor.
Quando há um setor de relacionamento com o cliente, pode ser que as práticas adotadas não sejam eficientes. Porém, há inovações que podem ser implementadas numa gestão de relacionamento com o cliente.
Novos insights podem ser aplicados nas empresas, mesmo na gestão que possui perfil conservador.
Pode ser que fechar a venda fosse o suficiente para uma empresa ter sucesso, antes da era digital. No entanto, atualmente é um dos focos principais, mas há outros pontos que devem ser considerados para o sucesso de uma empresa.
Assim sendo, a demanda sempre alta garantia o crescimento de uma organização. Porém, hoje em dia é relevante que se façam acompanhamentos pós-venda, já que vendas elevadas não driblam a concorrência.
E é exatamente essa instabilidade que trouxe ao mercado um conceito de criar uma relação com o cliente.
O mercado cresce em vários nichos, e a concorrência se torna cada vez mais um fator de risco. Por isso, a fidelização do cliente é um fator decisivo, junto com a inovação.
Já não é suficiente vender cada vez mais, é importante entender o cliente, bem como suas necessidades.
Certamente a satisfação do cliente não é somente algo a ser considerado dentro de uma venda, sobre aquele produto especifico. Não basta que o cliente opte por uma aquisição.
Dessa forma, a satisfação do cliente diz respeito ao relacionamento com ele, desde quando demonstrou interesse no produto, até depois da primeira compra. Isso porque não basta que ele fique satisfeito com o produto, os valores da sua empresa estão sendo passados ao cliente o tempo todo. Por isso, a satisfação do cliente atualmente é mais complexa, e mais repleta de detalhes.