Economia

Novo cartão consignado do INSS: Veja quais bancos estão oferecendo o serviço

A Previdência Social anunciou recentemente o novo cartão consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Por meio dele, os aposentados e pensionistas da autarquia podem comprometer até 45% do benefício com a contratação de créditos.

As operações são feitas através dos bancos e instituições financeiras conveniadas, em outras palavras, o novo cartão é mais uma opção no mercado. Desse modo, antes de solicitar qualquer transação se atenha as condições do empréstimo oferecido.

 

Bancos que oferecem o cartão consignado do INSS

Alguns bancos já anunciaram que vão oferecer esse serviço aos segurados do INSS. Sendo assim, aqueles que desejam contratar a linha de crédito a partir do cartão devem procurar as seguintes instituições financeiras:

  • Agibank;
  • BMG;
  • Capital Consig;
  • Daycoval;
  • Facta;
  • Master;
  • PAN;
  • Paraná Banco;
  • Santander.

 

Como funciona o cartão consignado do INSS?

Em suma, com o cartão é possível comprometer até 45% do benefício. Desse percentual, 35% é com empréstimo pessoal e 5% com cartão de crédito. Nessa modalidade, o desconto da dívida é realizado diretamente da folha de pagamento do benefício.

Vale ressaltar que não há cobrança de anuidade e o cartão oferece alguns benefícios, como seguro de vida e assistência funeral. Ademais, o segurado pode realizar saques de até 70% do limite do cartão consignado.

Contudo, é importante frisar que está é a terceira vez consecutiva que a margem de comprometimento da renda previdenciária é elevada. Em agosto, o percentual havia passado de 35% para 45%. Agora, com a nova proposta, somam-se mais 5%.

 

Riscos do cartão consignado do INSS

Não podemos negar que há riscos com a contratação do novo cartão do INSS, inclusive, a novidade é bastante criticada por especialistas da área. Segundo eles, o endividamento entre pessoas idosas pode aumentar ainda mais.

Devido a isso, é importante que o beneficiário que desejar contratar o cartão esteja ciente das condições do serviço e se certifique de que conseguirá quitar as parcelas da dívida. Já, no caso daqueles que não desejam o cartão, é recomendado que o serviço do Meu INSS seja bloqueado.