O novo Bolsa Família já está pronto para ser divulgado e seu lançamento deve acontecer nesta semana. De acordo com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, para que as mudanças sejam lançadas, falta apenas a aprovação do presidente Jair Bolsonaro.
O ministro da Cidadania informou que o lançamento deveria ter ocorrido no final de janeiro. No entanto, em razão de alguns atrasos, a divulgação do Novo Bolsa Família foi adiada. O lançamento deve acontecer nos próximos dias.
De acordo com Onyx, mesmo sendo um novo formato do programa, esse deve ser lançado com o mesmo nome, já que as pessoas estão acostumadas.
A primeira mudança estabelecida pelo Ministério da Cidadania é o aumento no valor pago aos beneficiários. Atualmente, a média do valor concedido às famílias é de R$ 190 e a expectativa é que o reajuste torne a média de R$ 200.
Outra mudança, de acordo com o Ministério, é possibilitar o retorno dos cidadãos que recebiam o benefício, mas, que por algum motivo saíram e agora voltaram a situação de extrema pobreza.
Ainda, o limite da renda familiar que permite o ingresso ao programa será mudado, permitindo a inclusão de mais de 300 mil novos beneficiários.
Por fim, o governo também pretende criar três bolsas para os estudantes que tenham destaque escolar, esportivo e científico. O valor dessas bolsas ainda não foi informado, porém, acredita-se que será anual.