O próximo pagamento do Bolsa Família estará estruturado em termos oficiais, considerando o relançamento do programa social na próxima quinta-feira (2). Neste sentido, a promessa do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está prestes de se cumprir.
O benefício será fixado em R$ 600, além disso, as famílias terão acesso a adicionais, conforme a quantidade de integrantes. Assim, crianças com até 6 anos de idade (limitado a dois pagamentos por família) receberão um valor de R$ 150 todos os meses.
Também, crianças e jovens entre 7 e 18 anos receberão um extra no valor de R$ 50. Desse modo, a família que se enquadrar nos requisitos, pode receber um benefício superior a R$ 800 por mês, considerando o pagamento padrão e uma parcela de cada adicional.
No entanto, a novidade da vez é que, com a reformulação do Bolsa Família, novos beneficiários devem ser incluídos, sobretudo, após a realização do pente fino nos cadastros dos atuais segurados. A seguir, veja como se inscrever para participar da iniciativa.
De antemão, é importante lembrar que não há inscrições diretas para o programa social. Isso porque, o Governo Federal usa os dados concedidos ao Cadastro Único (CadÚnico) para fazer a seleção dos contemplados. Sendo assim, veja como se registrar no sistema de dados:
O responsável familiar, sendo este maior de 16 anos, preferencialmente do sexo feminino, deve fazer um pré-cadastro por meio do aplicativo do Cadastro Único ou no site. Este passo permite agilizar o atendimento presencial no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Feito o pré-cadastro, o usuário tem 120 dias para comparecer a um Posto de Atendimento do Cadastro Único para apresentar os documentos necessários para realizar a inscrição, sendo de cada um dos componentes do núcleo familiar.
Na prática, o responsável familiar deve apresentar o seu CPF ou título de eleitor e conceder pelo menos um documento dos seguintes citados para cada pessoa da família:
O responsável familiar ainda passa por uma entrevista para se inscrever no CadÚnico. Dentre as perguntas, está quem são os membros da família, como é a residência, se há algum deficiente entre os integrantes, o grau de escolaridade dos integrantes e o valor da remuneração mensal da família.
Quando a inscrição é efetuada no Sistema de Cadastro Único, uma checagem será realizada para verificar as pessoas da família que já possuem um NIS. Caso não tenham, o Número de Identificação Social (NIS) será emitido.
Regras que serão adicionadas após a oficialização do Bolsa Família: