Foi aprovado o Auxílio Emergencial de R$ 2 mil para famílias de baixa renda afetadas pelas fortes chuvas e consequentemente cheias dos rios.
Inicialmente, a intenção era beneficiar 300 famílias com um saque único. Os recursos seriam do próprio município, totalizando cerca de R$ 600 mil. No entanto, no mês passado a prefeitura publicou um decreto declarando o estado emergencial da cidade.
Com isso, foram identificadas cerca de 1.323 famílias em área de risco, tanto na zona rural quanto na zona urbana. Cabe salientar que as fortes chuvas provocaram a cheia de cinco rios da região que transbordaram, deixando muitas pessoas desabrigadas.
Da mesma forma, a cidade também ficou com vários problemas, como pontes e estradas que foram danificadas, deixando milhares de famílias isoladas.
Vale ressaltar que a equipe de assistência social da cidade de Cacoal fez um levantamento de todas as informações com registro fotográfico de cada residência afetada. O registro é para facilitar a identificação das famílias afetadas.
Desta forma, para receber o auxílio, o cidadão terá que comprovar que reside na área prejudicada. Isso acontecendo, a prefeitura fará através de uma conta bancária, o repasse do benefício. Para mais informações, basta acessar o site da Prefeitura de Cacoal (RO).
No fim de 2021, cerca de 25 milhões de pessoas que recebiam o auxílio emergencial ficaram desamparadas financeiramente após o encerramento do programa. Ainda, com a permanência da pandemia da Covid-19, milhares de famílias se encontram em situação de vulnerabilidade. Por conta disso, muitos ainda questionam se podem receber os pagamentos no mês de abril.
Embora o desejo para o retorno imediato do auxílio emergencial seja enorme, por uma grande quantidade de cidadãos da população brasileira, o Governo Federal já deixou claro que não pretende retornar com os pagamentos do auxílio emergencial. Vale ressaltar que o último repasse aconteceu no mês de outubro de 2021.
No momento, o Governo Federal está efetuando o pagamento de um benefício retroativo do auxílio emergencial. Para verificar se tem direito ao benefício, o cidadão deve acessar o portal Dataprev. Veja os passos a seguir:
No site também é possível acompanhar todo o detalhamento dos pedidos – como resultados, datas de recebimento e envio dos dados pela Caixa à Dataprev e vice-versa, além da justificativa, caso o auxílio tenha sido negado.