A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro anunciou nesta semana a criação de mais um auxílio. Desta vez, o projeto tem caráter municipal e vai atender apenas as pessoas que, em tese, trabalhariam nas ruas no carnaval da cidade. Vale lembrar que a capital carioca já decidiu cancelar os eventos festivos deste ano em decorrência do avanço da pandemia.
De acordo com as informações oficiais, é pagar uma parcela única de R$ 500 para esses trabalhadores. A expectativa da Prefeitura é atender cerca de nove mil ambulantes. Qual a regra de inscrição? O Governo municipal fala que só fará esses pagamentos para os trabalhadores que se cadastraram oficialmente para trabalhar no carnaval deste ano na cidade.
Esse não é mais um projeto que está em fase de discussão. Ele já foi oficializado pela própria Prefeitura. Pelo que se sabe até aqui, eles já publicaram essa lei no Diário Oficial Municipal na última sexta-feira (4). Isso quer dizer portanto que o dinheiro vai mesmo chegar nessas pessoas já nos próximos dias.
“O carnaval de rua começa sempre bem antes. Existe toda uma cadeia produtiva que depende do carnaval. O que buscamos foi construir alternativas para essa cadeia produtiva”, disse o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM). De acordo com ele, esse dinheiro vai acabar ajudando muita gente neste momento.
“Há uma quantidade muito grande de pessoas que vão deixar de trabalhar nesse período e que, por consequência disso, deixarão de ter uma renda extra. Este programa busca dar um auxílio da Prefeitura para essas pessoas”, completou ele. Ele deu essa entrevista coletiva ao lado de alguns dos seus secretários municipais.
De acordo com relatos nas redes sociais, muita gente quer saber como vai ser possível consultar o recebimento do programa. A Prefeitura do Rio de Janeiro já falou sobre o assunto. Eles deverão divulgar uma lista.
Esse documento terá os nomes de todas as pessoas que irão poder receber esse dinheiro. A ideia inicial é fazer a divulgação desta lista já nesta semana. De qualquer forma, eles ainda não cravaram uma data para isso.
Essa lista vai ser divulgada no site carioca.rio, da Prefeitura da cidade. Os cidadãos precisam abrir o portal, procurar pelo banner da divulgação e inserir o CPF. Se você estiver apto, então terá que fazer um cadastro até o dia 17 de fevereiro.
Ainda de acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, já há inclusive uma data para as liberações desse dinheiro. Vai ser no próximo dia 18 de fevereiro, ou seja, logo depois do fim dos envios dos cadastros.
Há um temor de que muita gente acabe nem sabendo que tem o direito de receber esse benefício. Se você conhece algum ambulante que se inscreveu para o carnaval do Rio, uma opção é avisar para que ele não perca os prazos de inscrição do Auxílio.
O carnaval de rua do Rio de Janeiro foi cancelado pelo segundo ano consecutivo agora em 2022. Acontece que o avanço da pandemia na cidade causado pela variante ômicron está preocupando a secretaria de saúde. Outras cidades como Salvador, Recife, São Paulo e Olinda também já cancelaram ou adiaram as festividades. É o que se sabe. Agora é esperar para ver o que vai acontecer.