O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (6) que vai adotar o Pix como forma de pagamento instantâneo em parte de suas transações. A ideia é permitir este tipo de pagamento entre os clientes e empresas diretamente no app de mensagens. O novo recurso será válido apenas no Brasil.
Mas o fato é que ainda não há uma data para que o uso do Pix pelo WhatsApp comece a funcionar. Esta é uma informação que a Meta, empresa que responde pelo gerenciamento do site, vai indicar apenas em um segundo momento.
A novidade em questão foi anunciada no palco Conversations, um evento global da meta que acontece neste momento na cidade de São Paulo. O presidente executivo do mensageiro, Mark Zuckerberg, não está presente no evento, mas participou de um painel através de um contato por vídeo.
De antemão, é possível afirmar que o uso do Pix vai ser permitido dentro de uma aba conhecida como WhatsApp Business, que é gratuito para celulares Android e iOS.
Através deste sistema, os comerciantes têm a oportunidade de oferecer respostas de maneira automática para os seus clientes, como catálogos e mensagens prontas, por exemplo. Em alguns casos, o cidadão vai poder indicar horários de funcionamento.
Esta mesma plataforma também permite que o cidadão faça compra com cartões de crédito e débito, além de pré-pagos cadastrados no app. O Pix passa a ser, portanto, uma novidade.
Por este sistema, o cidadão vai poder fazer a transição através do sistema de copia e cola. Ao concluir o pedido, o WhatsApp vai enviar um código único para que o cliente insira este código no aplicativo do banco para seguir com o processamento do pagamento.
Em nenhum caso, haverá qualquer tipo de custo adicional para a realização desta operação.
“O Brasil é o único país do mundo com desenvolvimento (de um recurso) tão específico”, explica o executivo Guilherme Horn, chefe do WhatsApp para o Brasil, Índia e Indonésia. “Hoje, qualquer sistema de pagamentos (no País) tem que incluir o Pix.”
“O Pix é inclusivo. Todo mundo tem. É uma das coisas boas, porque incluiu muita gente no sistema de pagamentos brasileiro”, completou ele.
De acordo com informações de bastidores, a empresa Meta também estaria trabalhando no desenvolvimento de uma nova funcionalidade, que deverá inserir uma nova aba ao menu principal do aplicativo de troca de mensagens.
Segundo relatos, a nova medida visa criar uma espécie de área dos favoritos. A ideia é permitir que os usuários adicionem e organizem melhor os contatos das pessoas que eles querem manter mais perto. Deste modo, não seria mais preciso rolar toda a barra de mensagens para encontrar o seu contato favorito.
Ao clicar na aba em questão, o usuário poderia encontrar mais rapidamente os contatos que considera mais importantes. A escolha poderá ser feita exclusivamente por qualquer usuário. Ele poderá inserir o contato dos pais, dos namorados, dos filhos, dos amigos, ou qualquer outro contato que ele considere mais importante.
Vale lembrar, no entanto, que este sistema ainda está em fase de testes. Assim, ele não está disponível para os celulares comuns. Não adianta, portanto, atualizar a sua aplicação agora em busca desta nova funcionalidade, porque ela ainda não existe na prática.
Também não há uma previsão de data para o lançamento do novo sistema. De todo modo, se espera que ele esteja disponível dentro de mais algumas semanas.
Recentemente, o WhatsApp criou o sistema de Canais. A nova ferramenta criada pela Meta autoriza o envio de materiais em formato de texto, foto, vídeo, figurinhas e até de enquetes para os seguidores. Trata-se de uma ferramenta que vai possibilitar que uma determinada organização tenha um contato mais direto com o seu público.