A Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) está elaborando algumas alterações, tendo em vista, a utilização do cartão de débito por seus usuários. O objetivo principal das mudanças é o de tornar a modalidade mais competitiva, visto que os pagamentos via Pix têm se tornado mais recorrentes.
A princípio, os pagamentos com cartão de débito têm sofrido uma redução exponencial desde 2021. Só no ano passado, por exemplo, o crescimento na utilização das transferências financeiras pelo Pix em todo o país foi de 7%. Houve no período, uma movimentação de cerca de R$992,4 bilhões.
Em relação aos cartões de crédito, no mesmo período, foi apresentada uma alta expressiva, de 24,6% com movimentação financeira de R$3,31 trilhões no total. Dessa maneira, a Abecs deve instituir quatro ações para que a utilização dos cartões de débito se tornem mais atrativas aos consumidores e empresas.
A associação tem como meta, melhorar a competitividade da ferramenta, portanto, está dispondo de algumas alterações em seu uso que deve beneficiar os consumidores. Um dos focos da Abecs é sobre o uso do cartão de débito em compras em lojas de e-commerce, através do chamado Click to pay.
A ferramenta Click to pay permite aos consumidores pagarem por suas compras através de um único clique, facilitando a aquisição de produtos e serviços disponíveis pela internet em lojas virtuais. O cliente não precisará se preocupar com senhas, números de segurança, ou dados de seu cartão de débito.
Outra novidade que a Abecs deve trazer aos consumidores brasileiros ainda este ano é o Débito sem senha. Analogamente, o usuário poderá utilizar a nova ferramenta que funciona de maneira automática, para a aquisição de diversos tipos de serviços, como para os aplicativos de transporte, por exemplo.
Em síntese, a associação também irá oferecer aos seus consumidores, a possibilidade de fazer compras parceladas com o cartão de débito. Vale ressaltar, que neste caso, deverá haver a cobrança de juros. É uma ferramenta que beneficia os usuários, e os comerciantes. No entanto, a implementação será apenas em 2024.
As pequenas empresas, comerciantes, e demais empreendimentos, serão beneficiadas com uma outra novidade acerca do cartão de débito. É o pagamento instantâneo, onde os valores gastos através da ferramenta, caem na conta do vendedor, em tempo real. Seu processo é da mesma forma que no Pix.
Este novo recurso estará disponível pela Abecs apenas no ano que vem. Todavia, deve-se observar as vantagens dessa nova ferramenta, visto que o comerciante, atualmente, precisa arcar com os custos dessas transações financeiras e vendas, realizadas através do cartão de débito.
No caso do cartão de débito, para que o consumidor possa fazer pagamentos, ele deve ter dinheiro em sua conta corrente ou poupança. No momento em que ele adquire um produto ou serviço, os valores são então descontados, na mesma hora. Aliás, o preço total da aquisição pelo usuário, é pago de uma só vez.
O cartão de débito possui a vantagem de se pagar totalmente pelo produto ou serviço, sem ter a necessidade de se contrair dívidas. Existe também um maior controle dos consumidores sobre seus gastos. Há menos riscos de se gastar mais, além de não se preocupar com juros. Na maioria dos casos, não se paga a anuidade.
Já o cartão de crédito, seu processo é parecido com um empréstimo. O consumidor, neste caso, realiza suas compras em um determinado momento, mas deverá pagar os valores quando receber a sua fatura. Em contrapartida, é uma ótima ferramenta para se pagar parcelado.
Em suma, com o cartão de crédito, o consumidor obtém um prazo de pagamento, ele consegue parcelar os valores devidos. Em alguns casos, é possível ganhar pontos pela utilização do serviço e participar do programa de milhas. Também é muito útil para a organização financeira pois tem seus gastos detalhados na fatura.
Com as novidades da Abecs sobre o cartão de débito e suas funcionalidades, espera-se que haja uma maior concorrência com outras formas de pagamento, como os cartões de crédito e o Pix. A associação apresentou inúmeras vantagens , e os usuários desta ferramenta terão uma série de benefícios.