O mercado está mudando, de formas as novas diretrizes do mercado competitivo atual estão relacionadas a inovação, volatilidade, criatividade, dentre outros fatores.
Sendo assim, fatores tecnológicos direcionam as empresas, bem como a alteração no perfil do cliente e as novas maneiras de negociar.
Portanto, as diretrizes do mercado dizem respeito a tudo o rege a relação entre oferta e demanda. Ao passo que essa relação entre consumidor e mercado está cada mais exigente, imediata e intangível.
Os novos modelos de negócio direcionam as empresas para um mercado cada vez mais automatizado e dinâmico.
De modo que as inovações tecnológicas fazem parte de toda essa reinvenção de demandas e ofertas que entregam cada vez mais facilidades para os clientes.
A inteligência artificial é uma das diretrizes disruptivas do mercado, bem como as formas orgânicas de gerar valor às empresas no mundo digital.
Dessa forma, a tecnologia dita as novas diretrizes do mercado, ao passo que a inovação comanda os negócios.
Sendo assim, em meio a essa instabilidade e volatilidade do mercado, a presença digital, os novos modelos de negócio e as reinvenções dinâmicas de produtos e serviços são as novas diretrizes.
No entanto, em meio a isso tudo a objetivo é que o comportamento de consumo seja atendido, dessa maneira, a diretriz que comanda os negócios continua sendo o cliente.