O cartão do Bolsa Família passou por algumas mudanças importantes no último ano. O principal motivo foi a substituição do programa pelo Auxílio Brasil, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Agora, neste ano de 2023, o programa voltou com uma série de alterações, sobretudo após a assinatura da nova lei do benefício.
Assim, houve a emissão de milhares de novos cartões do Auxílio Brasil, o que fez muitos cidadãos comemorarem. Os dispositivos dos beneficiários passaram a ter uma nova tecnologia, pois contém um chip. Isso significa que receber o benefício se tornou mais fácil, uma vez que o cartão pode ser utilizado em qualquer caixa de Banco 24h.
Dessa forma, com a volta do Bolsa Família como maior programa de distribuição de renda do país, o presidente Lula irá substituir o atual cartão do programa pelo cartão magnético com chip. Assim, contemplará todos os beneficiários.
Não houve a divulgação dos custos para emissão dos novos cartões. No entanto, a expectativa é de que seja um custo milionário, já que a emissão do cartão Auxílio Brasil custou R$ 130 milhões para os cofres públicos.
Todas as pessoas que foram contempladas pelo programa têm direito a receber o cartão do Bolsa Família. Porém, não existe nenhuma forma de solicitar o cartão. Isso porque o cartão é enviado automaticamente para o endereço do beneficiário no momento da contemplação. Assim, chegará por meio dos Correios junto com o folheto informativo. Dessa forma, não existe uma solicitação especial e basta aguardar a correspondência para adquirir o seu cartão.
As pessoas que perderam ou tiveram o cartão do Bolsa Família roubado, poderá solicitar a 2ª via. Para isso, são disponibilizados os seguintes canais de atendimento:
Quem ainda não possui o cartão do Bolsa Família, apesar de não contar com a facilidade que ele oferece, também poderá sacar o benefício. A Caixa Econômica Federal oferece vários canais de atendimento para o beneficiário movimentar a quantia de suas contas. Confira as opções:
A Caixa Econômica incentiva os seus clientes a utilizarem, de preferência, os meios digitais para realizar a movimentação dos valores sem o cartão do Bolsa Família. O canal disponível para este fim é o aplicativo Caixa Tem, que permite que os usuários acessem a sua conta social digital para recebimento dos benefícios governamentais.
Em abril, o pagamento do Bolsa Família já tem data para acontecer. Além disso, conta com uma excelente notícia para alguns beneficiários: o Governo Federal começará os repasses no próximo dia 14 e dois grupos terão o benefício antecipado.
O pagamento é realizado de acordo com o último número do NIS (Número de Identificação Social) dos inscritos. Este mês, quem possui o NIS final 2 e 6 terão o benefício disponibilizado dois dias antes do previsto.
A seguir, confira como ficou o calendário oficial: