Hoje nós vamos falar sobre a nova fase do Auxílio Brasil. Esse programa tem ajudado milhares de brasileiros a ter um fôlego no fim do mês, com o mercado e as contas.
Com a chegada do mês de agosto, o programa inicia uma nova fase. Portanto, muitas dúvidas podem surgir para os cidadãos, a respeito de quem irá receber.
A seguir, trouxemos algumas informações importantes sobre o assunto. Então, fique conosco até o final e saiba mais.
Criado pelo atual governo em novembro de 2021, o Auxílio Brasil substituiu o antigo Bolsa Família, projeto das gestões passadas. Sendo assim, o objetivo do programa é ajudar pessoas em extrema pobreza ou na linha da pobreza, com renda de até 105 reais por pessoa.
O auxílio é uma medida de transferência de renda, para que a população tenha acesso a serviços básicos, como alimentação e saúde. Inicialmente, o presidente da República, Jair Bolsonaro, havia anunciado que as parcelas seriam de 300 reais. Em seguida, o valor passou a ser de 400 reais. Então, agora, nessa nova fase, a expectativa é que os beneficiários comecem a receber 600 reais por mês.
Apesar de servir como um grande apoio para a população em situação de vulnerabilidade, é necessário preencher alguns requisitos para ter direito ao Auxílio Brasil, e é sobre isso que falaremos no próximo. Confira a seguir.
Como vimos anteriormente, o Auxílio Brasil é um programa do Governo Federal de transferência de renda. Ou seja, ele garante o acesso da população mais pobre do país, a uma maior segurança alimentar, bem como a outros quesitos básicos, como saúde e uma maior dignidade.
Para ter direito ao benefício, a família precisa se enquadrar em alguns requisitos, são eles:
Se você cumpre todas as exigências, se encaminhe até o Cras de sua cidade. Para isso, leve todos os seus documentos, bem como os de todas as pessoas que moram com você.
Faça seu cadastro e agende uma visita dos assistentes sociais. Eles irão até sua casa para obter mais informações a respeito de sua família e de sua situação.
Feito isso, é só aguardar o comunicado, para saber se você foi aprovado como beneficiário.
Agora você já sabe mais a respeito do programa, e o que é preciso para se cadastrar e receber o benefício, é hora de saber mais sobre a sua nova fase, que começa esse mês.
Segundo o Governo Federal, a partir do dia 9 de agosto, os beneficiários com o NIS (Número de Inscrição Social) com o final 1 já poderão sacar o auxílio.
O calendário deve funcionar da seguinte forma:
Você pode encontrar o número de seu NIS no cartão social ou na primeira página de sua Carteira de Trabalho.
Como vimos anteriormente, o presidente da República havia anunciado que o valor do Auxílio Brasil seria de 300 reais, no entanto os beneficiários estavam recebendo 400 reais até então.
Contudo, para essa nova fase, estima-se que os beneficiários passem a receber parcelas de 600 reais.
Segundo o porta-voz do Governo Federal, a previsão inicial é de que todas as pessoas que têm direito ao programa recebam o valor até Dezembro deste ano. Como estamos em ano eleitoral, e a partir de Janeiro a presidência pode ser ocupada por outro presidente, o futuro do programa é incerto.
Por isso, é necessário aguardar novas informações, vindas de Brasília para ter certeza de como o programa irá ficar a partir de 2023, se haverá mudanças ou não.
Gostou de saber mais sobre a nova fase do Auxílio Brasil? Então, pesquise mais a respeito e se informe se você tem direito de receber o benefício!