A XP Investimentos, uma das mais importantes corretoras do Brasil, passou a recomendar a venda de ações da Petrobras nesse domingo (21). A organização explicou que o valor dos papéis da Petrobras caiu de R$ 32 para R$ 24, nas ações PETR4 e PETR3.
A mudança na postura da corretora vem na semana em que o presidente da República, Jair Bolsonaro, decidiu exonerar o então presidente da estatal, Roberto Castello Branco, e substituí-lo pelo General Joaquim da Silva e Luna.
A nomeação foi anunciada em primeira mão pelo presidente Jair Bolsonaro em uma rede social, pelo compartilhamento de um ofício do Ministério de Minas e Energia. O General Silva e Luna é atualmente diretor-geral da Usina Hidrelétrica de Itaipu, e foi Ministro da Defesa no governo Michel Temer.
Nota sobre ações da Petrobras
Em nota sobre a mudança no entendimento acerca das ações da Petrobras, a XP investimentos explicou que o anúncio de Bolsonaro é negativo pelo ponto de vista da governança, uma vez que ele dá indícios de ameaça à independência da gestão da Petrobras.
Para a corretora, a medida indica ainda que a política de preços de combustíveis da empresa tende a continuar “em linha com referências internacionais de preços, ou seja, que reflitam as variações dos preços de petróleo e câmbio“.
“Em nossa opinião, existem muitas incertezas para justificar uma tese de investimento na Petrobras, e acreditamos que as ações deverão daqui em diante negociar com um desconto mais alto em relação ao histórico e a outras petroleiras globais”, conclui a corretora.
Leia aqui a nota completa da XP: Petrobras (PETR4): Não há mais como defender; Rebaixamos para VENDA