Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Trabalhador demitido vai sacar o benefício do FGTS em 2019? Saiba!


O Projeto de Lei nº 392/2016, de autoria da  senadora Rose de Freitas (MDB-ES), quer alterar o inciso I do art. 20 da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, para permitir a movimentação da conta vinculada do trabalhador no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na hipótese de pedido de demissão.

topapostilas.com.br

“Trata-se de uma medida importante para melhorar a legislação do FGTS. Esperamos, pelas razões expostas, contar com o apoio dos nobres Colegas para a aprovação desta iniciativa,” diz Freitas.

Atualmente, o saque do FGTS pode ser feito na demissão sem justa causa, feita pelo empregador; no término do contrato por prazo determinado; na rescisão por acordo entre trabalhador e empregador (a partir de 11/11/2017 – Lei nº 13.467/2017 – Reforma Trabalhista); na rescisão do contrato por extinção total da empresa; supressão de parte de suas atividades; fechamento de quaisquer de seus estabelecimentos, filiais ou agências; falecimento do empregador individual ou decretação de nulidade do contrato de trabalho – inciso II do art. 37 da Constituição Federal, quando mantido o direito ao salário; na rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior; na aposentadoria, além de:

– No caso de necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural previsto no Decreto n. 5.113/2004 (clique aqui), que tenha atingido a área de residência do trabalhador, quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal;
– Na suspensão do Trabalho Avulso por prazo igual ou superior a 90 dias;
– No falecimento do trabalhador;
– Quando o titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos; – Quando o trabalhador ou seu dependente for portador do vírus HIV;
– Quando o trabalhador ou seu dependente estiver acometido de neoplasia maligna – câncer;
– Quando o trabalhador ou seu dependente estiver em estágio terminal, em razão de doença grave;
– Quando a conta permanecer sem depósito por 3 (três) anos ininterruptos cujo afastamento tenha ocorrido até 13/07/90, inclusive;
– Quando o trabalhador permanecer por 03 (três) anos ininterruptos fora do regime do FGTS, cujo afastamento tenha ocorrido a partir de 14/07/90, inclusive, podendo o saque, neste caso, ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta;
– Na amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações adquiridas em sistemas imobiliários de consórcio;
– Para aquisição de moradia própria, liquidação ou amortização ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional concedido no âmbito do SFH;
Na aquisição de Órtese e/ou Prótese não relacionadas ao ato cirúrgico e constantes na Tabela de Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção – OPM, do Sistema Único de Saúde – SUS, para promoção de acessibilidade e inclusão social.

O projeto

A legislação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS traz, no art. 20 da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, inúmeros dispositivos (atualmente são dezoito incisos) que contemplam a liberação dos depósitos existentes, sendo que as hipóteses mais comuns são a demissão sem justa causa e a aposentadoria.

Na justificativa do projeto, a senadora diz que o empregado pede demissão, os saldos ficam retidos, com atualização monetária insuficiente e em benefício do sistema financeiro que sustenta, entre outras, as políticas habitacionais. Essa situação é injusta pois a relação de emprego possui dois atores bem definidos, empregado e empregador, que recebem tratamento diferenciado.

“Quando a rescisão ocorre por iniciativa do empregador, os créditos são liberados; quando o empregado inicia o processo de rescisão, os créditos são retidos. Ora, essa diferença de tratamento é injustificável, valorizando sobremaneira as razões do empregador. Em muitos casos, as condições de trabalho são ruins e o empregador retarda os pagamentos ou desestimula a continuidade do trabalho. Lógico que não interessa a ele arcar com o custo das rescisões. O empregado é, então, forçado direta ou indiretamente a pedir demissão. Ficará sem acesso imediato ao seu FGTS e sem o Seguro-Desemprego. Justo? Não! Em relações dessa natureza os trabalhadores devem ter os mesmos direitos, quer peçam demissão ou sejam demitidos injustificadamente”.

“No âmbito político mais abrangente, numa sociedade de homens livres ninguém deve ser constrangido ou induzido a permanecer desempenhando tarefas ou atividades incompatíveis com a sua vocação e a sua felicidade. Em última instância, a emancipação dos trabalhadores passa, também, pelo direito de usufruir de seus fundos de poupança e reserva, nos momentos julgados, por eles, mais convenientes”.

Demissão forçada

O relator da proposta é Paulo Paim (PT-RS), que afirma que o projeto “corrige uma séria distorção”. O senador reforça, em seu parecer, a tese de que os trabalhadores podem se ver obrigados a pedir demissão, e não podem ficar desamparados por causa disso.

“O pedido de demissão pode muitas vezes ser motivado por situações adversas à vontade [do trabalhador], como más condições de trabalho ou mesmo posturas indevidas por parte do empregador. A decisão não resulta necessariamente de uma opção por melhor posto de trabalho, podendo se dar em função de notório desconforto”, afirma Paim.

Risco a investimentos

O texto chegou a entrar na pauta do Plenário no final de 2018, mas não foi votado na época. O então presidente da Casa, Eunício Oliveira, observou que uma nova hipótese de retirada de recursos do FGTS poderia comprometer o investimento nacional em moradias populares e saneamento básico. Isso porque o Executivo usa o dinheiro armazenado no fundo para financiar essas obras, além de empreendimentos de infraestrutura.

“Essa matéria é extremamente complicada. O projeto cria problemas, especialmente para as pessoas mais carentes e mais pobres, que vivem em áreas de risco. Isso vai desestabilizar o Programa Minha Casa, Minha Vida. É preciso ter cuidado para não fazer pautas aqui que parecem estar agradando alguma parte da população, mas estão desestruturando o saneamento e a moradia popular,” disse.

A Câmara Brasileira de Indústria da Construção (CBIC) encaminhou um comunicado aos senadores no qual detalha esse risco. Segundo a entidade, o país pode sofrer um impacto de até R$ 23,2 bilhões nos primeiros 12 meses de vigência da nova , o que também teria reflexos na geração de empregos e na arrecadação tributária dos municípios.

Leia Também:

top planilha
60 Comentários
  1. Rogeria Diz

    O PP precisa da arrecadação inclusive do FGTS p investir em moradias. O depósito do Fgts financia. Eu não aprovo o saque pois o trabalhador vai gastar e no xaso dw necessidades já listadas na lei não vai tee reserva do fgts p se socorrer. O FGTS é uma poupança forçada.

  2. Valdir Nicolau Vieira lima Diz

    Boa tarde o fundo de garantia e do trabalhador.
    Não podemos aceitar ter que financia moradias isso é o poder público que deve fazê-lo.

  3. Farlley Ramalho Diz

    Muito top essas informações. Vou falar sobre um tema bastante preocupante e que tem se tornado cada vez mais comum entre a nossa polpulação brasileira e no mundo em geral, a DEPRESSÃO. Na minha opinião, os principais vilões da depressão hoje são as redes sociais, as mídias sociais. A tecnologia tem avançado cada vez mais e deixando um vazio enorme nas pessoas. Elas buscam se preencher de algo no qual as deixam ainda mais vazias. Não há mais diálogo e uma boa relação entre as pessoas, em casa na família é a mesma coisa, ninnguém mais pára pra bater aquele papo legal, todos vão para o telefone e passam a maior parte do dia nele. Acho que temos que nos educar perante isso, ou então estaremos caminhando para um abismo ainda maior, que só tende a crescer…essa é a minha opinião…Obrigado

  4. Solange Pacheco Diz

    Também gostei mto do projeto desta senadora ,afinal não somos escravos vivemos numa democracia ,livres e precisamos ter dignidade .Eu mesmo não tive alternativa precisei pedir as contas para cuidar da minha saúde físicas emocinal,dosmeus pais ja idosos e meus filhos pequenos e então depois de 11anos de empresa fui forçada a deixar tudo o traz não foi possível ter acesso ao meu fgts isso é fato e uma vergonha …Se vivemos numa sociedade e preconizados a humanização e o bem estar geral da nação então e necessário equilíbrio equidade entre as partes empresa e empregador.Espero e creio que o projeto da Senadora será aprovado .

    1. Elaine da Silva Diz

      Concordo com sua posição.Seria muito bom poder sacar no caso de pedido de demissão.

  5. valmir jorge dos santos Diz

    eu concordo com o projeto, já que o dinheiro depositado é do próprio empregado essa desculpa de moradia para os mais pobres né. sempre e verdadeira, pois nem todos alcançam a conquista das casas próprias e as casas na maioria das vezes ainda são pagas, na verdade deveria sim liberar, deixando os empregadores sem a obrigação de pagar a multa e o governo de liberar o seguro desemprego, apenas o que foi guardado por seu tempo de serviço.

    1. Geililéia Diz

      Concordo plenamente com o projeto. LÓGICO QUE TEMOS DIREITO AO FUNDO QUE NOOOOOSSSS CONTRIBUIMOS MENSALMENTE. SE QUEREM LIBERAR O GOVERNO DO SEGURO, TUDO BEM. S QUEREM LIBEREAR O EMPREGADOR DA MULTA, TUDO BEM, É JUSTO NO CASO E O EMPREGADO PEDIR. MAS N É JUSTO NOS TERMOS QUE PEDIR DEMISSAO E PERDERMOS UM DINHEIRO QUE É POR OBRIGAÇÃO E DIREITO DA GENTE. E em relaçao ao minha casa minha vida. O dinheiro é do trabalhador e exclusivamente do trabalhador que contribuiu mensalmente e não tem nada a ver com construçoes de moradias para o resto da populaçao( e isso de maneira menhuma é egoísmo. E um direito de quem trabalhou e depositou)

  6. Samuel Vastto Diz

    Esse é um assunto bem delicado. Infelizmente a ansiedade, a insônia e o estresse andam juntos com a depressão. E na minha opinião a depressão não é uma frescura como muitos acham que é, ela é uma doença grave que precisa ser tratada o mais rápido. Conteúdo muito top, obrigado por compartilhar!

  7. Farlley Ramalho Diz

    Essa é um assunto muito complicado. Na minha opinião a depressão não é frescura como muitos pensam, ela é uma doença grave que precisa ser tratada o mais rápido. Obrigado pelas informações!

  8. frete santa felicidade Diz

    Legal, parabéns aos idealizadores.

    1. Marcelo Diz

      para quanto seria essa lei se iniciará

  9. Franciane Diz

    Enfim uma senadora que sente a dor do trabalhador e luta pelo nossos direitos graças a Deus. Trabalhei 6 anos em uma empresa onde era humilhada pelo patrão todo tempo perseguida, até ter uma explosão de estresse que me resultou em transtorno de ansiedade e eu não tinha mais forças nem ânimo para sair de casa para trabalhar, pedi para me demitir em mais ele me disse se eu quisesse que pedisse demissão, quando eu passava mal no trabalho que ia para o hospital, eles não aceitavam meu atestado, eu pegava falta, aí fui forçada a pedir demissão para tratar do meu problema. Perdi todos meus direitos e meu FGTS iria me ajudar bastante agora. Ai os “grandões” da construção civil cresce o olho em cima do dinheiro do trabalhador que se lasca todo mês com essa mixaria de salário e quando sai ainda tem que deixar retido pra eles, triste isso é uma grande injustiça, a corda só arrebenta para o lado mais fraco.

    1. Taty Souza Diz

      O projeto é sem dúvida muito Justo , eu diria até muito digno. Afinal ninguém pede demissão por um bom motivo e o empregador em grande parte das vezes inviabiliza a continuidade do trabalho , perseguindo ,humilhando e tentando desestabilizar o trabalhador pra que este venha a pedir demissão. O empregador que faz isso pensa unicamente em seu bem estar , pois não quer arcar com o custo do acerto trabalhista e realmente não se importa com a situação do colaborador que por vezes foi muito útil no passado. Liberar o FGTS e Seguro desemprego pra quem pede demissão é muito justo. O trabalhador tem que ter o direito de pedir demissão tendo garantias e a segurança de sobreviver enquanto desempregado. Caso contrário só lhe resta duas opções : ou continua aguentando o assédio moral cometido pelo empregador que ” força a barra ” pra que o empregado se demita ( pois forçar a barra pra que o empregado se demita causa grande stresse e constrangimento e isso configura assédio moral ) ou pedir demissão sem segurança de sobrevivência no mínimo digna até conseguir um novo emprego. Essa Senadora demonstra muita preocupação com o trabalhador e isso é louvável . Desejo muito que o projeto seja aprovado. Quanto a essa ” conversa ” de que precisam desses recursos na construção civil creio que cabe deixar uma pergunta no ar. Será mesmo que teríamos tantos déficits em nosso país se o dinheiro de nossos impostos fosse bem empregado e se os “poderosos” que agem de muita má fé não não roubassem cada centavo dos cofres públicos que ficam cheios porque nós trabalhamos muito pra encher e pagar estes mesmos impostos exorbitantes???

  10. Thiago Diz

    Gostei do projeto de lei da senadora Rose de Freitas (MDB-ES). O trabalhador tem que ter o direito de ter acesso ao seu valor depositado no FGTS mesmo nos casos RM que ele mesmo decida pedir demissão, haja vista que o dinheiro depositado lá no fundo é do próprio trabalhador, pois desconta toso Mês do seu contracheque. Estamos com vx nesse projeto.

    1. Ocione pereira carlos Diz

      Eu também concordo com a deputada
      Nois temos liberdade de trabalhar na empresa até o momento em que nos sentirmos bem…e é nosso direito de retirarmos o nosso FGTS se ele foi recolhido ao INSS

  11. Daniel Maciel de Souza Diz

    Enfia TD mês de 5 a 10 dias de atestado pra ver até quando eles aguentao

    1. Maria José Alves Diz

      Concordo plenamente. É um direito adquirido por tempo de trabalho,pago pelo empregador, que em caso de rescisão sem justa causa, ainda paga 40%de multa, mais 10% para o governo. Ou estou errada?????

  12. Lourival Diz

    Ficam repetindo o mesmo assunto que todos já sabe ,parem di enrolar a cabeça dos trabalhadores e libera todo o FGTS ou os 35 por cento que seria liberado no início dessa baboseira de conversa ,e mais não vão estar fazendo nada. D + porque essa grana tem dono pertence ao trabalhador.

  13. Joana Gomes Diz

    O valor descontado do nosso salário mensalmente não devia ter nada haver, com ajudar o governo a construir moradias, pois os impostos arrecadados pra que viajamos neste país já são mais que suficientes. Concordo q este valor deveria sim ser uma espécie de poupança pra podermos recorrer em caso de falta de emprego e salário, para pagamento sim das nossas dívidas e não do país e do estado. Sempre caindo sobre o trabalhador a responsabilidade dos governantes. Até mesmo pq nunca consegui um imóvel pelo financiamento da minha casa minha vida. Sempre favorecendo pessoas que estão morando em favelas e pegam esses imóveis vendem e voltam pra favela. Já vi muitos casos assim. Então o correto é dar a César o q é de César e deixar que nós trabalhadores façamos o q bem entender do nosso recurso.

  14. Raimundo Carvalho Diz

    Chega de carregamos construtora nas costa igual um burro velho e enriquecer empresários com o dinheiro que nosso, esse negócio de minha casa, minha vida é uma tremenda enganação do governo.

  15. arquiteto rio de janeiro Diz

    Mandaram ver nessa, bem explicado.

    1. Raimundo Carvalho Diz

      Chega de carregamos construtora nas costa igual um burro velho e enriquecer empresários com o dinheiro que nosso, esse negócio de minha casa, minha vida é uma tremenda enganação do governo.

  16. Robert alves da silva Diz

    Eu trabalhei numa transportadora chamada DELLMAR e o servico era e é escravo.chega em Vitória no sábado depois de muitos dias fora e é obrigado a voltar domingo.pedi para eles me mandar embora porque já estava estafado e eles falaram que eu tinha que pedir demissão…fui obrigado e sair até sem o seguro desemprego.depois de deixar o sangue e 60 por cento da saúde ainda sai sem direito a nada!

    1. Robert alves da silva Diz

      Essa semana também ouvi uma matéria; que a tal minha casa minha vida estar preste a tem um fim.o governo recebe das construtoras e não repassa para a construção das casas

      1. O assaltado Diz

        A delpozo também é assim ! A diferença é que eles ti pagam em dia , e ti roubam antecipado

    2. Claudia Diz

      Bem assim mesmo Robert.
      O mesmo aconteceu comigo, 4 anos de empresa, 8 meses afasta por problemas psicologicos, 15 dias numa clinica de tratamento contra depressão e tive que pedir demissao sair sem meu auxílio 😪 triste isso sabe.

  17. Wagner Diz

    O trabalhador nunca vai ter benefícios que seja a seu favor, pois quem manda é os políticos e os empresários, nós somos só burro de carga, sempre foi assim infelizmente

  18. Divino lucio Diz

    verdade trabalhamos a vida toda quando o patrão abusa da nossa boa vontade no nosso trabalho somos obrigados a pedir demissão ou quando abusamos de trabalhar numa só empresa eles retém nosso dinheiro muita falta de respeito o dinheiro e nosso

    1. Robert alves da silva Diz

      Eu trabalhei numa transportadora chamada DELLMAR e o servico era e é escravo.chega em Vitória no sábado depois de muitos dias fora e é obrigado a voltar domingo.pedi para eles me mandar embora porque já estava estafado e eles falaram que eu tinha que pedir demissão…fui obrigado e sair até sem o seguro desemprego.depois de deixar o sangue e 60 por cento da saúde ainda sai sem direito a nada!

  19. Jose Diz

    Ate que fim tem uma mulher guerreira trabalhando pelo trabalhando amem filha de deus

    1. Sidney Geraldo de Araujo Diz

      Já somos roubados por um sistema q num funciona ,c o dinheiro e descontado do salário do trabalhador este dinheiro é dele tô certo ,igara porque ficar retido pra financiar benfeitorias pra outros ,c ele necessita da quantia retida , tinha q acabar com está farra de reter parte do salário das pessoas tem q receber tudo ,e não ser obrigado ,

      1. Danilo Batista Diz

        Acho muito bacana esse projeto, se trata de nosso dinheiro que é descontado todos os meses, fazemos o que queremos com ele, sofro de depressão, não gosto da empresa que estou trabalhando, muito exploradores, só não peço as contas pq posso perder o fundo de garantia, injusto isso!!! Pedir para eles me mandarem embora, vai fazer um ano, até agora nada, todos os dias penso em fazer besteira comigo, me sinto um escravo ! Obrigado a trabalhar, essa empresa está atrasando minha vida os meus sonhos, cujo o nome PROTEGE ! ODEIO ESSA EMPRESA . NÃO POSSO PAGAR UM PSICÓLOGO, para puder provar o que eu tenho! Já não sei para onde correr …

  20. Lu Marques Diz

    Eu concordo sim ,é muito ruim está no trabalho que não te faz mais feliz , aí vc pede demissão e sai sem nada !? Deveria liberar sim esse dinheiro é do trabalhador que não pode ficar a mercê do governo ou de quem quer que seja.

  21. Julio Diz

    Sim vai virar bagunça por que se pedir demissão não tem multa se o empregador mandar tem multa e o seguro desemprego se o empregador mandar recebe o seguro se pedir não ganha o seguro claro atinge o governo quando e o povo fingem que facilitam as coisa quando e contra não aprovam acorda povo esse governo quer tirar a multa de 40% quando e demitido por isso estão facilitando o saque em vez de criar empregos para o pais crescer ele fica so reclamando do outro governo tirando direitos dos trabalhadores e falando asneiras parece um debio- mental ja faz quase um ano de governo e nada ta ficando pior que a Dilma onde vamos parar com esse pais e com esse desgoverno

    1. Luciane Diz

      A culpa não e do atual governo, este governo atual não vai conseguir arrumar a bagunça do outro em 4 anos vai precisar muito mais as coisas não se resolve da noite pro dia acho injusto este comentário, já esta mais que provado que houve muito desvio e corrupção o que tem que mudar neste pais e a educação e a cultura do povo mania de achar que esta tirando tudo dele pense grande e em todos este pais não vai pra crescer com este pensamentos e pessoas no “alto escalão” atrapalhando

    2. Danilo Batista Diz

      Mas não acho justo o trabalhador perder seu FGTS, muitas empresas usa isso como vantagem. E o trabalhador acaba virando um escravo do sistema. Muitos acabam cometendo suicídios, pense nisso. A empresa é rica, acho que se o trabalhador não está satisfeito com a situação , deve ter sim o direito de pedir demissão , completar o aviso e ter o direito de sacar pelo menos seu FGTS.

  22. Márcio Santos Diz

    Boa noite eu gostaria de saber se eu recebo o meu FGTS do tempo de 2000 que está rédito no banco da Caixa por favor

  23. Marcão Diz

    Acho uma excelente ideia. Alguns trabalhadores desejam empreender ou tentar uma nova carreira, por insatisfação com os empregos atuais, mas são obrigados a tentar um acordo ou provocar uma demissão, o que não é bom para ninguém.
    Apoio totalmente essa iniciativa, o dinheiro é nosso.
    A construção civil e infraestrutura não dependem desse dinheiro, existe o bastante para financiar esses empreendimentos.

  24. Daniel Diz

    Bom se até os presos quando saem da cadeia recebe o auxílio reclusão,por que o trabalhador honesto,tem que ficar com o dinheiro preso,o dinheiro e do trabalhador tem que ter livre acesso a ele.

  25. Bruno Silva Diz

    Seria de grande importância se tal projeto fosse aprovado, pois quantos e quantos brasileiros trabalham insatisfeitos, em certos pontos até mesmo sendo humilhados, pois sabem que se pedirem demissão saem sem nada. Porém dificilmente tal projeto seja aprovado, o mesmo envolve interesses maiores pro governo, o qual passa por cima de qualquer trabalhador para beneficiar alguns poucos

  26. Angela Rosane da Rocha Rodrigues Diz

    Penso que o saque do FGTS, deve ser retirado pelo menos 50% do valor total depositado, pelo empregado que pediu para sair e também quem for demitido por justa causa. Não é justo ficar com o dinheiro do trabalhador. Todos têm o direito de usufruir de seu dinheiro e é injusto ficar com todo esse dinheiro parado. Se o dinheiro é seu é como uma poupança que o trabalhador faz, para usar no momento de sua demissão, seja ela por justa causa ou porque decidiu sair do emprego.

    1. aline Diz

      está certíssima Ângela Rosane da rocha Rodrigues???? pessoa se mata de trabalhar o patrão demora a pagar toda vez o salário ai a pessoa desistir pq atrasar a conta e paga com juros e passa fome e comprar quase nada de comida o suficiente e etc.

  27. Naira fogliato Diz

    concordo plenamente!! na Senadora para assim que pedir a Demissão, possa sacar os valores do deposito.as vezes o funcionario pede demissão por forças maiores, daí não tem como esperar.vamos torçer para que o senado aprove!! VAMOS TORCER ??????

    1. Elaine Diz

      Meu Deus liberada isso estou desempregada 2anos e meio passando dificuldades por causa que meu dinheiro está preso

  28. DIVANILSON NUNES VIDAL Diz

    Afinal o dinheiro é de quem?

    1. Felipe Diz

      Absurdo , a conta é aberta no nome do trabalhador , e quem manda é o governo e os empresários. Kkk.

  29. Agnaldo Diz

    Uma mudança na remuneração do saldo seria justo com o trabalhador e não compromete o financiamento de moradias

    1. Luis Carlos da silva Diz

      Cada uma compra sua casa com seu. Dinheiro e não comos dos outros o Justo e liberar mesmo 100% e meu não tenho q Doar para niguem ja basta o INSS q Pagamos para outros gastarem

  30. Josiman Diz

    No acordo eu tem direito o q

  31. Denis wilker Diz

    Trabalhador que foi demitido por justa causa e ganhou na justiça e tem o fgts bloqueado ele poder receber,me tira essa duvida por favor

    1. Francisco da Penha Melo da Silva Diz

      Sim meu amigo seu advogado deveria saber disso você recebe o FGTS com uma ordem judicial

  32. José Ubirajara de Araújo Diz

    Na minha opinião todo trabalho tem obrigatoriamente as suas recompensas, cabe e ele mesmo decidir quando é como usar o que lhes pertence sem interferência de entidades econômicas. Tais como bancos e empresários da área de construção Pois existem muita burocracia ainda para conseguir a casa própria tanto no valor cobrado quanto nas condições que qualquer candidato a sua casa tem que ter. Por isso existem tantos imóveis fechados e pessoas em situação de rua pois não consegue provar renda por não ter dados bancários. Então se alguém executa qualquer função deve receber exatamente como foi combinado. E não o contrário como acontece e Grande parte de empresas que não sabe valorizar aquele que contribui com o crescimento da mesma.

  33. Gerson Diz

    Muitos pedirão demissão para pôr as mãos na grana.

    1. Waldu Diz

      Ah, vai se fuder.

      1. Francisco da Penha Melo da Silva Diz

        Estamos em uma democracia cada um fassa o que é melhor para sim quantos estão trabalhando sendo perseguido em uma empresa ruim e não perde demissão para não deixa os anos de FGTS retidos tem que aprovar sim

    2. Angela maria ramos pontes Diz

      São direitos q ele pode ser beneficiado qd querer pedir demissão
      Chega de patroes fazer do trabalhador escravocrata

  34. Drica Bueno Diz

    Que falta de respeito com o trabalhador . Como pode os trabalhadores terem qUe pedir demissão do emprego pra poder ter direito ao FGTS absurdo o Brasil tá perdido isso é o fim dos tempos. Precisamos sim do nosso FGTS pra quitar dívidas entre outras coisas de necessidade extremamente importante …..mas ficar desempregado pra isso como assim???
    Nossa que solução ehhhh. …..

    1. Ricardo de Almeida Diz

      Dadas as circunstâncias, vê-se que, você não é muito boa em interpretação de texto, mesmo que o texto seja claro e não precise ser interpretado.
      Já existiam várias formas de saque do FGTS, agora estão tentando passar a lei pra aprovar o saque, mesmo pedindo demissão.
      O que não era possível…

    2. Mauria de Cassia Bonato Diz

      Leu com mais atenção a matéria!
      Mesmo que o trabalhador peça demissão ele terá direito ao fundo, não só qdo é demitido sem justa causa, ou ainda pra comprar um imóvel…

      1. João Paulo dos Santos Sousa Diz

        Brasil e uma vergonha só quem sofre e nós trabalhadores que acordamos 4hras da mantina pra pegar ônibus lotados ficar 3hrs ou mais no trânsito para ganhar um salário que dá mal pra comer e pagar moradia água e luz
        Ai ti pergunto e nossos filhos como da um futuro melhor
        🤔🤔

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.