Os 5 principais tipos de texto mais abordados nas provas

Conhecer os tipos de texto é imprescindível para ir bem na prova de língua portuguesa e de interpretação.

No ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio e nos vestibulares de todo o Brasil, assim como nas avaliações convencionais da escola ou faculdade, esse conteúdo é super cobrado.

Normalmente aparece na questão primeiramente um exemplo e depois dá-se algumas alternativas para que você escolha. Afinal, qual dos tipos de texto está sendo retratado?

Vamos falar a seguir sobre cinco estilos de texto bem abordados nas provas. Que tal  então conhecê-los para estudar?

1. Texto Narrativo

O texto narrativo tem como objetivo narrar, de fato, uma história. Há um narrador, responsável por desenvolver o enredo, discorrer sobre os acontecimentos, pensamentos, passados ou futuros. Bem como apresentar os personagens da trama. Existem falas e o retorno ao narrador.

Sua estrutura simples permite que a identificação seja feita sem complicações. Qualquer obra da literatura clássica, por exemplo, que você já tenha lido consiste em um texto narrativo.

Abaixo você pode ver o que compõe a estrutura da narrativa:

  • Personagens (principais e secundárias);
  • Narrador ou Foco narrativo (em 1ª pessoa ou 3ª pessoa);
  • Espaço (local em que se desenvolve a história);
  • Tempo (cronológico ou psicológico);
  • História ou enredo.

2. Texto Descritivo

O texto descritivo como o próprio nome indica, descreve. Mas o que ele descreve? Bom, tudo o que for possível. Descreve por exemplo: pessoas, lugares, objetos, animais e até sentimentos.

Elementos principais da estrutura do texto descritivo:

  • Introdução ou apresentação do que será descrito;
  • Desenvolvimento e caracterização subjetiva ou objetiva da descrição;
  • Finalização da descrição

3. Texto Instrucional

Também chamado de texto injuntivo, tem como objetivo instruir o leitor. Ou seja, ensiná-lo sobre algo e / ou a fazer algo. Bula de remédio, manual de instruções, receitas e passo a passo são alguns dos tipos de texto instrucional.

O único intuito desse modelo textual é informar quem o lê e não tem como meta gerar qualquer crítica ou argumentação.

4. Texto Expositivo

O texto expositivo também mostra em seu nome para o que veio. Ele expõe. Mas ele expõe o que? De novo fazemos essa pergunta.

Expõe ideias e conceitos, principalmente. conceito. Utiliza-se de recursos como por exemplo comparação, enumeração, definição, descrição e informação. Pode ser classificado em dois tipos de texto: expositivo-argumentativo e expositivo-informativo.

Texto expositivo-argumentativo

Focado em argumentação para explicar as ideias apresentadas. Para isso, a saber, utiliza recursos como a comparação, assim como alusão para defender sua ideia.

Texto expositivo-informativo

Transmite as informações sobre algum tema. Para tal, reúne informações que serão apresentadas como dados, assim como gráficos entre outros. Ele não defende uma ideia tampouco uma opinião sobre o tema.

5. Texto Dissertativo

Vestibulares, do ENEM e muitas vezes de concursos públicos pedem aos candidatos que escrevam dissertações. Sem dúvidas está entre os tipos de texto mais pedidos.

Nesse caso, o mais propenso é o texto dissertativo argumentativo. Mas também há outro tipo: o expositivo. Ambos são utilizados para expor opinião sobre um tema ou assunto por meio da argumentação.

Dissertativo-argumentativo

A intenção do texto dissertativo argumentativo é convencer o leitor de que a ideia central defendida é a correta utilizando argumentos e explicações.

O texto dissertativo-argumentativo pode ser dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Dissertativo-expositivo

Expõe conceitos, ideias e teorias sem a necessidade de convencer o leitor.

E então, você já conhecia esses tipos de texto?

Já falamos bastante sobre os tipos de texto por aqui no Notícias Concursos. Leia mais sobre um deles: Redação do Enem: A estrutura do texto dissertativo-argumentativo
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.