SP: De 4 mil escolas municipais, apenas uma abrirá para atividades extracurriculares

Na próxima quarta-feira (7) há autorização para que as escolas municipais de São Paulo reabram para atividades extracurriculares. Entretanto, até o momento, somente uma declarou que retornará de fato, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação.

A saber, a rede municipal de ensino possui cerca de 4 mil escolas e essa volta tem cunho opcional durante a pandemia do novo coronavírus.

Vale lembrar que as escolas estaduais e particulares que atuam na cidade de São Paulo também podem reabrir nesta mesma data.

Nesse caso, as instituições de ensino que resolverem abrir suas portas, poderão oferecer atividades livres, que normalmente ocorrem fora do horário das aulas regulares.

Até mesmo aquelas escolas que não possuem em sua grade aulas assim poderão disponibilizá-las no atual momento. Contudo, a priori, a adesão não acontecerá em massa.

Escolas estaduais com adesão baixa também

A rede estadual da cidade de São Paulo apresenta um panorama semelhante ao das escolas municipais. Daquelas que oferecem atividades extracurriculares, cerca de 1.100, somente 100 se prepararam para receber alunos no dia 7 de outubro.

De acordo com uma instrução normativa publicada pela prefeitura dia 26 de agosto, há regras impostas já para este retorno facultativo.

Nas escolas da rede municipal, por exemplo, os estudantes poderão comparecer duas vezes na semana e por no máximo duas horas em cada dia.

Esse limite, porém, não existe para a rede privada. Todos os colégios, entretanto, ficam obrigados a receber apenas 20% dos alunos em cada turno. Trata-se de uma medida contra aglomerações e, assim, prevenir a contaminação por coronavírus entre os presentes.

As escolas particulares devem submeter um plano de retorno à Prefeitura e receber uma autorização antes de voltarem a funcionar.

As regras são complementares ao estabelecido pelo governo de São Paulo, que estabeleceu uma série de protocolos sanitários para o retorno das atividades nas escolas públicas e particulares de todo o estado.

Leia também outra notícia relacionada ao retorno das aulas – 72% dos brasileiros apoiam volta às aulas só depois da vacina contra Covid-19, segundo Ibope

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.