SP: Autorização para aulas presenciais deve ocorrer dia 3 de novembro

De acordo com o secretário municipal de Educação de São Paulo, Bruno Caetano, a prefeitura receberá a autorização da área da saúde para volta às aulas presenciais no próximo dia 3 de novembro.

Logo após a liberação, ocorrerá a definição de uma data exata para retomar as atividades no município.

Na semana passada, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, informou que a estimativa para a reabertura das escolas deve ocorrer somente depois do dia 10 de novembro.

A saber, essa autorização das equipes de saúde vai depender dos resultados dos testes para o novo coronavírus. Tal testagem em massa está prevista para acontecer entre professores, servidores, assim como alunos das escolas municipais.

Atividades extracurriculares nas escolas

Vale lembrar que a partir desta quarta-feira (7), as escolas poderão reabrir não para aulas, mas para atividades extracurriculares. O próprio prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou a notícia no fim de setembro.

De acordo com Caetano, a secretaria não tem o número oficial de escolas municipais que devem reabrir a partir desta quarta (7), entretanto, até o momento somente uma confirmou a a adesão.

“As escolas tinham até a última sexta-feira (2) para encaminhar para a secretaria de educação a quantidade de alunos e de escolas que vão reabrir. Nós temos na educação mais ou menos 120 mil pessoas contratadas no município, sejam servidores públicos municipais, professores, ou mesmo o pessoal da limpeza e da alimentação, e também temos 1 milhão de alunos. É claro que neste primeiro momento uma parte muito pequena vai voltar”, disse Caetano.

Esse processo de retomada das aulas, a priori com atividades extras, deve ocorrer em duas etapas. A primeira nesta quarta (7), conforme o calendário já adiantado, e a segunda, no dia 19 de outubro, de acordo com o secretário da educação.

“Lembrando que a escola municipal pode voltar em dois momentos para essas atividades extracurriculares. Agora na quarta-feira é a primeira fase. Nós não esperamos uma grande adesão, deve ser uma adesão muito pequena ainda. E a partir do dia 19 de outubro temos essa segunda fase das atividades extracurriculares e aí sim com uma adesão maior”, ressaltou Caetano.

Testes de coronavírus

A saber, a prefeitura já iniciou no último dia 1º a testagem em massa em um total de 770 mil professores, alunos e demais servidores das unidades escolares. Com esses testes terá como descobrir um panorama antes da volta às aulas.

Os pais e professores vão receber da secretaria municipal da Educação um comunicado sobre a testagem. Eles deverão comparecer às escolas ou então às UBSs para coletar as amostras.

A primeira etapa do censo sorológico ocorre entre os dias 1° e o dia 15 de outubro. Nesse dia passarão pelo teste 93 mil professores com menos de 60 anos, 45 mil alunos do nono ano e 41 mil alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental. Assim como 2.400 estudantes do Ensino Médio.

Leia outra notícia a respeito do assunto – SP: De 4 mil escolas municipais, apenas uma abrirá para atividades extracurriculares

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.