MG: Governo informa protocolo de volta às aulas presenciais na rede estadual

Os professores da rede de apoio das escolas estaduais de Minas Gerais retornam presencialmente as atividades nesta segunda-feira (5) para planejar à volta às aulas presenciais. Desse modo, na última sexta-feira, dia 2 de julho, o governo divulgou o protocolo atualizado para a volta às aulas presenciais.

Conforme estabelecido pelo Governo de Minas, as escolas devem começar a receber os alunos dos anos inicias do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio a partir do dia 12, na próxima semana. No entanto, para isso, as escolas devem cumprir com rigor as medidas estabelecidas contra a covid-19.

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Julia Sant´Anna, a retomada só será permitida em escolas que cumprirem o protocolo para a volta às aulas presenciais. Nesse sentido, segundo ela, 90% das escolas já estariam prontas:

“É uma retomada extremamente segura, não há organização de qualquer escola da rede estadual se não cumprir o checklist, já preparado por cada escola. Temos 3.167 escolas com esta checagem já realizada, ou seja, 90% da nossa rede”, afirmou a secretária.

Protocolo proíbe o uso de celulares em cantinas

Feito pelo Grupo de Trabalho (GT) instituído pelo Comitê Extraordinário COVID-19, o protocolo estabelece uma série de medidas. Entre as medidas está a imposição do uso de máscaras respiratórias como obrigatório para todos os envolvidos no ensino presencial.

Além disso, as escolas deverão garantir o distanciamento de um metro e meio entre os alunos por meio de marcações no chão. A limpeza das instalações são obrigatórias para todas as unidades de ensino. O horário de permanência dos alunos em cantinas e refeitório será restrito. O uso de celulares nesses locais também está proibido. 

O documento estabelece ainda que as escolas deverão informar por meio de cartazes sobre a importância do uso da máscara e da limpeza das mãos com álcool em gel 70%. Os cartazes devem conter linguagem verbal e não verbal.

Clique aqui para conferir o protocolo de volta às aulas presenciais.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia MG: Sindicato de professores pede que pais não mandem alunos às escolas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.