Raça e etnia: Qual a diferença entre os conceitos?

É comum ver os termos “raça” e “etnia” usados como sinônimos, mas, de modo geral, os significados são distintos.

A raça é geralmente vista como biológica, referindo-se às características físicas de uma pessoa, enquanto a etnia é vista como um construto das ciências sociais que descreve a identidade cultural de uma pessoa.

A etnia pode ser exibida ou ocultada, dependendo das preferências individuais, enquanto as identidades raciais estão sempre em exibição, em maior ou menor grau.

O que é raça?

Curiosamente, não há base biológica para a classificação racial. Na verdade, delinear ou separar as pessoas em raças diferentes é um conceito sociológico que busca segregar os humanos com base na cor de pele e aparência física semelhantes.

Ainda assim, membros de diferentes “raças” geralmente têm apenas diferenças relativamente pequenas em tal morfologia – um ramo da biologia que trata da forma e estrutura de animais e plantas – e na genética.

Todos os humanos pertencem à mesma espécie (Homo sapiens) e subespécies (Homo sapiens sapiens), mas pequenas variações genéticas desencadeiam aparências físicas variadas.

Embora os humanos frequentemente sejam subdivididos em raças, as variações morfológicas reais não indicam grandes diferenças no DNA. O DNA de dois humanos escolhidos ao acaso geralmente varia em menos de 0,1%.

Como as diferenças genéticas raciais não são fortes, alguns cientistas descrevem todos os humanos como pertencentes a uma única raça: a raça humana.

De fato, em um artigo de março de 2020 no jornal de antropologia Sapiens, Alan Goodman, professor de antropologia biológica no Hampshire College em Massachusetts, observou que “a raça é real, mas não é genética”, acrescentando que:

“Por mais de 300 anos, noções socialmente definidas de ‘raça’ moldaram vidas humanas em todo o mundo – mas a categoria não tem fundamento biológico.”

O que é etnia?

Etnia é o termo usado para designar a cultura de pessoas em uma determinada região geográfica ou de pessoas que descendem de nativos dessa região. Inclui seu idioma, nacionalidade, herança, religião, vestimenta e costumes. Uma mulher índia-americana pode exibir sua etnia vestindo um sari, bindi e arte manual com hena, ou ela pode esconder isso vestindo trajes ocidentais.

Ser membro de um grupo étnico envolve seguir algumas ou todas essas práticas culturais. Os membros de uma etnia tendem a se identificar com base nessas características compartilhadas.

Exemplos de etnia incluem ser rotulado como irlandês, judeu ou cambojano, independentemente da raça. A etnia é considerada um termo antropológico porque se baseia em comportamentos aprendidos, não em fatores biológicos. Muitas pessoas têm origens culturais mistas e podem compartilhar em mais de uma etnia.

E então, você sabia dessa diferenciação?

Não deixe de ler também – 5 grandes invenções que existem graças a mulheres negras

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.