Processo seletivo IBGE para 32 vagas de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor tem inscrições até hoje, 08!

Os interessados poderão se inscrever entre 27 de novembro e 08 de dezembro.

Novo edital divulgado! O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou normas de abertura de novo edital de processo seletivo (Processo seletivo IBGE) para preencher 32 vagas em cargos de ensino médio. Os salários oferecidos pelo órgão oscilam entre R$1.600,00 e R$1.900,00, além de benefícios (transporte e alimentação).

As vagas serão destinadas aos cargos de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor para a realização do Censo Agropecuário. Os contratos serão assinados por até sete meses.

Inscrição Processo seletivo IBGE

Para realizar a inscrição, o candidato deverá dirigir-se a um dos Postos de Inscrição do IBGE, no horário de funcionamento destes, conforme lista divulgada no endereço eletrônico do IBGE: (https://www.ibge.gov.br/institucional/trabalhe-conosco.html), em Processos Seletivos Simplificados – Contratação temporária. Não haverá taxa para participar do certame.

Sobre os cargos

Agente Censitário Municipal: a) instalar, organizar e zelar pelo Posto de Coleta, adotando providências para garantir seu adequado funcionamento; b) conhecer a área geográfica e os setores censitários dos municípios de sua área de atuação; c) ter pleno conhecimento de todas as instruções e conceitos contidos nos manuais técnicos e operacionais; d) coordenar todas as atividades censitárias e orientar os trabalhos das equipes de campo de sua área de atuação, obedecendo às instruções técnicas, operacionais, administrativas e de informática estabelecidas nos manuais e normas vigentes, sob orientação superior; e) organizar e definir as áreas de atuação de cada Agente Censitário Supervisor e seus respectivos setores censitários, observando as recomendações e critérios de seus superiores; f) providenciar para que os mapas das áreas a serem pesquisadas sejam afixados em local visível no Posto de Coleta; g) organizar, com os Agentes Censitários Supervisores, o treinamento dos Recenseadores, atuando como instrutor; h) acompanhar o andamento da coleta de dados nas áreas de atuação de cada Agente Censitário Supervisor e adotar as providências cabíveis, com vistas ao bom andamento dos trabalhos, à total cobertura da área territorial, o cumprimento dos prazos e a qualidade das informações coletadas; i) analisar sistematicamente os relatórios dos sistemas gerenciais e adotar as providências cabíveis, com vistas ao bom andamento dos trabalhos, com estrita atenção à cobertura territorial, aos prazos e padrões de qualidade determinados; j) exercer a função de Agente Censitário Supervisor e realizar a coleta de dados, quando determinado por seus superiores, ou quando, na sua área de atuação não existir o Agente Censitário Supervisor; entre outras funções.

Agente Censitário Supervisor: a) planejar, organizar, gerenciar e acompanhar a execução da coleta de dados realizada pelos Recenseadores, fazendo uso dos sistemas disponibilizados e de visitas em campo, quando necessárias, para garantir a cobertura da área territorial, o cumprimento dos prazos e a qualidade das informações coletadas; b) acompanhar os Recenseadores em campo para esclarecer as dúvidas quanto à identificação dos limites dos setores censitários e percursos; c) auxiliar os Recenseadores na solução dos casos de recusa/resistência de informantes em atendê- los; d) colaborar na organização e administração do Posto de Coleta; e) realizar carga e descarga dos dispositivos móveis de coleta dos Recenseadores; f) fazer registros administrativos e de controle da coleta de dados; g) fazer uso dos relatórios gerenciais e adotar as providências necessárias para corrigir as falhas observadas; h) organizar o treinamento dos Recenseadores, junto com o Agente Censitário Municipal, e atuar como instrutor; entre outras funções.

Avaliações do Processo seletivo IBGE

O processo seletivo terá análise de formação, de caráter classificatório. A análise terá valor de 10 pontos e, será realizada de acordo com a pontuação estabelecida no edital.

O resultado final será divulgado no dia 14 de dezembro de 2017 no site (www.ibge.gov.br/institucional/trabalhe-conosco.html) e nos postos de inscrição.

Edital Processo seletivo IBGE 04-2017

Comentários estão fechados.