Polícia Civil diz que não houve fraude no concurso SEDEST, mas desorganização da banca

A Polícia Civil do Distrito Federal concluiu na última quarta-feira, 03 de abril, o inquérito que apurava as denúncias de fraude no concurso da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Concurso SEDEST). De acordo com a investigação, “não houve conduta criminal no caso, mas desorganização da banca”.

O concurso da SEDEST, sob organização do Instituto Brasil de Educação ((IBRAE), foi anulado porque os candidatos abandonaram as salas, exibiram provas nas janelas e usaram o telefone celular para trocar mensagens, fazer fotos e vídeos.

De acordo com o delegado Leonardo de Castro, da Coordenação de Combate ao Crime Organizado (Cecor), “todo tumulto ocorreu por desorganização da banca e pela exaltação de alguns candidatos. Não houve fraude e nem tentativa de fraude por parte da banca,” disse o delegado ao G1.

A Polícia Civil colheu depoimentos de inscritos no concurso, do presidente da banca e de fiscais de prova que estavam nas salas onde houve confusão. Para o delegado Leonardo de Castro, a troca dos envelopes com as provas se deu “por conta da semelhança de nome das universidades”.

“O problema demorou 1h30 para ser consertado e, por isso, o pacote chegou sem lacre. Ele foi aberto pela fiscal na sala da faculdade errada.” Ainda de acordo com o delegado, a fiscal disse que quando viu que as provas deveriam ir para outro endereço, a equipe desfez a troca. Com a conclusão do inquérito, o resultado da investigação segue para a Justiça do DF. Cópias do documento também serão enviadas para auditoria do Tribunal de Contas.

IBRAE diz que monitora situação; reaplicação das provas já tem data definida

Em nota divulgada, o IBRAE disse que “segue monitorando as etapas do concurso e aguarda que tudo ocorra bem durante a realização do exame”. A banca confirmou que as provas do cargo de educador social serão reaplicadas no dia 14 de abril, no turno da tarde, das 14h às 18h30. Os locais de provas serão divulgados em breve.

Em 28 de abril será a seleção para técnico administrativo e, em 5 de maio, para as demais áreas de nível superior. Até a última atualização, o Instituto não havia confirmado a data para as provas de cuidador e de agente social.

O que aconteceu no dia das provas, 24 de março

No domingo, 24 de março, 53.784 candidatos eram aguardados para realização das provas do concurso Sedestmidh-DF. As avaliações seriam aplicadas em nove locais, entre universidades particulares e escolas públicas e privadas. Porém, uma confusão pelo atraso em uma dessas unidades, no turno da manhã, ocasionou a anulação e suspensão das provas do concurso SEDEST.

Pela manhã, as provas de especialista (exceto educador social e técnico administrativo), seriam aplicadas das 8h às 12h30. Porém, às 08h, o IBRAE identificou uma irregularidade. Um único malote de provas foi enviado ao destino errado. O pacote, que deveria ter sido entregue na Universidade Paulista (Unip), foi enviado equivocadamente para a União Pioneira de Integração Social (Upis).

Segundo a banca organizadora, o ocorrido atrasaria 27 minutos o início da prova em cinco salas da Unip. O Ibrae disse que nas demais salas, escolas e faculdades, as provas iniciaram sem qualquer irregularidade, informando ainda que o malote chegou ao destino correto às 8h27, inviolado. O Ibrae comunicou que seria feito o procedimento necessário, como acréscimo de tempo para os candidatos prejudicados nas cinco salas.

No entanto, a banca informou que o início das provas foi impedido por quatro candidatos, que deixaram juntos uma das salas, não acatando à instrução da coordenação do certame. Segundo a banca, eles foram reiteradamente informados que deveriam retornar para o local de provas, mas se negaram a fazê-lo.

Ainda de acordo com o comunicado do IBRAE, os vândalos prenderam seis coordenadores na Sala de Coordenação da UNIP, durante mais de duas horas, inviabilizando que as provas corretas fossem enfim levadas às salas.

O concurso

De acordo com os editais publicados, são oferecidas nada menos que 1.903 vagas, sendo 314 efetivas e 1.589 em cadastro reserva para contratação conforme necessidade.

O primeiro edital do concurso SEDEST-DF tem objetivo selecionar candidatos para provimento de 17 (dezessete) vagas e formação de cadastro de reserva de 85 (oitenta e cinco) vagas para o cargo de Técnico em Assistência Social da Carreira Pública de Assistência Social do Distrito Federal na Especialidade de Técnico Administrativo.

Já o segundo edital oferta 110 (cento e dez) vagas e formação de cadastro de reserva de 550 (quinhentos e cinquenta) vagas para o cargo de Técnico em Assistência Social da Carreira Pública de Assistência Social do Distrito Federal, nas especialidades Agente Social e Cuidador Social.

Por fim, o quarto edital conta com 19 (dezenove) vagas e formação de cadastro de reserva de 114 (cento e catorze) vagas para o cargo de Especialista em Assistência Social da Carreira Pública de Assistência Social do Distrito Federal, nas especialidades Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Economia, Estatística e Nutrição.

Sobre a SEDEST

A Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH) foi criada pelo Decreto nº 36.832/2015 e é um dos órgãos de gestão da administração pública do Governo do Distrito Federal.

Sua estrutura organizacional é formada pelo Gabinete; Secretaria Adjunta do Trabalho; Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social e Secretaria Adjunta de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

É responsável pela execução das políticas de Assistência Social, Transferência de Renda e de Segurança Alimentar e Nutricional, Gestão do Sistema Único de Assistência Social e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito do DF, além da avaliação e gestão da informação, fomento de parcerias e articulações de rede.

Tem como objetivo primordial, garantir e efetivar o direito à proteção social para a população em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio da oferta de serviços e benefícios que contribuam para o enfrentamento da pobreza, a garantia dos mínimos sociais, o provimento de condições para atender contingências sociais e a universalização dos direitos sociais, com o desenvolvimento de potencialidades, da autonomia, do empoderamento das famílias e da ampliação de sua capacidade protetiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.