Para que serve a redação do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio está cada vez mais sendo adotado pelas instituições de Ensino Superior como ferramenta de processos seletivos.

Entretanto, muitos alunos ainda têm dúvidas sobre o peso da redação no Enem para a nota da prova e, especialmente, para o ingresso na faculdade. Entenda a importância dela de uma vez por todas no artigo de hoje.

A banca de correção do ENEM é criteriosa e exigente, por isso, tem restringido bastante o número de notas máximas. Até um tempo atrás, um aluno que escrevia de forma coesa, coerente e seguia bem os padrões do gênero dissertativo-argumentativo conseguia de forma relativamente fácil a nota máxima. Agora, milhões de candidatos prestam o exame todos os anos, mas menos de 1% consegue o tão sonhado 1000.

Geralmente, os alunos focam no estudo dos conteúdos das provas objetivas, já que a grande maioria pensa que a escrita do texto seja simples e não necessita de tantas técnicas, afinal, escreve-se durante toda a vida escolar. Mas não é assim tão simples. Algumas particularidades na correção feita pela banca do Enem fazem da redação uma matéria para a qual o aluno deve, sem dúvidas, dedicar-se.

Aumentar sua nota no Enem

Por conta da Teoria da Resposta ao Item (TRI), a redação é a única parte do Enem em que você tem a garantia de que poderá atingir a nota mil se fizer tudo certo. Então, nada de deixá-la de lado ou zerá-la, combinado?

Para conquistar a nota mil, você precisa mandar bem nas competências avaliadas: domínio da língua portuguesa, compreensão da proposta, seleção das informações, construção da argumentação e proposta de intervenção.

Também é preciso evitar situações que zerem o texto: não atingir o número mínimo de linhas, fugir do tema proposto, desobedecer a estrutura dissertativa-argumentativa, escrever impropérios ou tentar anular a prova de propósito.

Testar seus conhecimentos em atualidades

Estudar atualidades é uma das grandes preocupações dos alunos que prestam o Enem. Todavia, é muito difícil encontrar questões de múltipla escolha que tratem diretamente de assuntos recentes ao longo da prova.

Em contra partida, o tema da redação do Enem costuma demonstrar sua relevância para a sociedade nos meses que antecedem a aplicação do exame. Procure prestar atenção nos noticiários e nas discussões presenciais ou virtuais.

Avaliar sua capacidade de argumentação

A redação do Enem serve para avaliar capacidades do aluno que não ficam óbvias em questões de múltipla escolha, como a maturidade para defender ideias em uma estrutura consistente.

Portanto, quem encara a redação como a parte mais difícil de qualquer processo seletivo precisa se preparar ao máximo! É preciso se manter informado, debater com outras pessoas e tentar escrever sobre assuntos recentes.

Uma vaga na universidade

A nota da redação do Enem pode ser decisiva para a sua participação no processo seletivo daquela universidade na qual você sempre sonhou em entrar. Eis mais um bom motivo para dar atenção a ela!

Quem tira nota zero na redação do Enem não pode participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Critério de desempate

Por fim, em algumas instituições a nota da redação do Enem também é usada como um critério de desempate. Inclusive, para definir a colocação de cada candidato ou distribuir bolsas de estudos.

 

Agora que você já sabe a importância da redação do Enem, confira as dicas de como fazer uma dissertação.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.