Mudanças na CNH ajudam a reduzir custos e carga horária, segundo Denatran

Espera-se que com essas modificações o tempo para concluir o curso e o valor sejam menores

O diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Jerry Dias, afirma que as mudanças na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que entraram em vigor neste mês vão ajudar a reduzir custos. “Essas alterações vão acarretar em redução de custos e de burocracia, facilitando um pouco mais ao cidadão na hora em que ele precisa obter a sua carteira”, diz Dias.

Um dos pontos de mudança nas regras foi a redução da carga horária de 20 horas/aula para 5 horas/aula para motoristas que conduzem ciclomotores de até 50 cilindradas e que necessitam obter a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor).

Dias explica que essa mudança irá beneficiar, principalmente, as pessoas de baixa renda. “No período de um ano, esses condutores poderão obter sua carteira somente realizando as provas teóricas e práticas, sem a necessidade de participar das aulas. Então, a medida irá beneficiar, especialmente pessoas de baixa renda, que são as que mais usam o ciclomotor”, falou.

Sindicato acredita na baixa dos preços

O Sindautoescola SP, sindicato das autoescolas de São Paulo, tem a expectativa que os valores para tirar a CNH sofram uma queda. Atualmente, para tirar a CNH, é preciso desembolosar até cerca de R$ 1.600,00.

“A perspectiva do sindicato é que haja uma diminuição nos valores aplicados pelas autoescolas. Eu não tenho como precisar o percentual dessa queda”, analisou Magnelson Souza, presidente da entidade.

Em relação às modificações, principalmente a carga horária de aulas noturnas e o simulador de direção, Souza destacou que a preocupação das autoescolas é com a formação do condutor e com a segurança das pessoas. “Nossa preocupação é com a segurança pública. A preocupação é quanto a formação do condutor”.

Novas regras

No dia 16 de setembro, começaram a valer as novas regras para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Entre as principais mudanças estão o uso facultativo do simulador nas aulas de direção e a obrigatoriedade de apenas uma hora noturna de aula prática.

As mudanças geraram muita discussão, principalmente em relação às aulas de simulador. Espera-se que com essas modificações o tempo para concluir o curso e o valor sejam menores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.