Japonês da PF pede convocação de agentes!

O agente japonês da Polícia Federal Newton Ishii “o japa da PF”, que ficou conhecido após aparecer em fotos de várias prisões realizadas durante a Operação Lava Jato, que investiga fraudes e desvios em contratos da Petrobras, apareceu em um vídeo postado no Facebook pedindo a convocação dos agentes excedentes aprovados no concurso da Polícia Federal, realizado no ano de 2014. (veja o vídeo)

No vídeo postado na página oficial dos “Agentes Federais do Brasil”, o policial federal diz: “Meu nome é Newton Ishii, e eu sou a favor dos excedentes da turma de 2014. Precisamos de vocês para juntar as forças, para combater a corrupção e tornar o Brasil mais justo. Ok, um abraço a todos e conte comigo”.

A Polícia Federal foi procurada para comentar o vídeo e informar a previsão de convocação dos candidatos aprovados no concurso, mas a assessoria de imprensa da PF não respondeu aos questionamentos até a publicação da matéria.

O nome de Newton Ishii foi citado na gravação que levou à prisão o senador Delcídio Amaral, em Brasília. No áudio, o senador fazia tratativas com o chefe de gabinete dele, Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro e o filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Bernardo, buscando um plano de fuga para Cerveró, que estava preso na carceragem da PF em Curitiba.

O agente é citado durante a conversa quando o grupo discute quem estaria vazando informações para revistas. Delcídio chega a chamar um policial que seria ele de “japonês bonzinho”, sendo tratado como o responsável pela carceragem da PF em Curitiba, para onde são levados os presos da Lava Jato.

A Polícia Federal disse, na ocasião, que iria apurar se o nome citado na conversa era o do agente.

Comentários estão fechados.