Japão oferece bolsas de estudo com tudo pago para brasileiros

Tem interesse em estudar fora do país, mais especificamente, no Japão? Então essa pode ser a sua oportunidade. O Governo Japonês através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) está oferecendo seis tipos de bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas em seu programa anual de bolsas de estudo para estrangeiros. Confira!

Bolsas de Estudo do MEXT

TREINAMENTO PARA PROFESSORES
Bolsa oferecida a professores e educadores do ensino fundamental e médio, com o objetivo de realizar pesquisas nas áreas relacionadas à educação, numa universidade japonesa. O curso tem duração de 1 ano e 6 meses e os candidatos devem possuir domínio do inglês e 5 anos de experiência.

CULTURA E LÍNGUA JAPONESA (Letras Japonês)
Bolsa para estudantes universitários de língua, literatura e cultura japonesas, para aprimoramento da língua e estudos japoneses em vários aspectos, com duração de 1 ano.

PESQUISA (PÓS-GRADUAÇÃO)
Bolsa para realização de pesquisas em universidades japonesas, que oferece ao interessado oportunidade de cursar o mestrado e/ou doutorado, caso venha a ser aprovado no exame de admissão da universidade japonesa. Inclui curso de língua japonesa nos seis primeiros meses da bolsa.

GRADUAÇÃO
Bolsa para cursar a graduação em uma universidade japonesa, com duração de 5 anos. Inclui curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas, durante o primeiro ano.

ESCOLA TÉCNICA
Bolsa para cursar a escola técnica no Japão, com duração de 4 anos. Inclui curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas, durante o primeiro ano.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES
Bolsa para realizar cursos profissionalizantes no Japão, com duração de 3 anos. Consiste no curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas durante o primeiro ano, e no curso profissionalizante nos 2 anos seguintes.

As inscrições para as bolsas de Pesquisa, Graduação, Escola Técnica e Cursos Profissionalizantes acontecem anualmente entre os meses de abril e junho,

e as de Treinamento de Professores e Cultura e Língua Japonesa, no mês de janeiro e fevereiro.

O programa inclui o pagamento de passagem aérea, isenção de taxas escolares e ajuda de custo mensal. A partida dos selecionados está prevista para abril de 2020.

Processo Seletivo

Para o programa de pesquisas, as inscrições acontecerão de 2 a 29 de maio, podendo se candidatar pessoas com ensino superior completo e idade de até 34 anos em abril de 2020. Para as bolsas de graduação, escola técnica e curso profissionalizante, podem se candidatar pessoas com ensino médio completo até 2019 e com até 24 anos de idade em abril de 2020. As inscrições vão de 3 a 28 de junho.

O processo seletivo consiste em uma prova de língua japonesa, uma de língua inglesa, avaliação de projeto de pesquisa e uma entrevista.

Inscrição

Atenção: A Embaixada do Japão recebe inscrição somente dos candidatos residentes no Distrito Federal, e dos estados de Goiás e Tocantins. Os residentes nos demais Estados, deverão entrar em contato com o Consulado Geral do Japão de sua região.

Os interessados podem saber mais detalhes sobre o cargo desejado e se candidatar através do seguinte link: https://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsas_programas.html.

Quer Mais oportunidades de Emprego? Clique Aqui
Mais Oportunidades de Estágio? Clique Aqui
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.