INSS antecipa 13º salário para 31 milhões de pessoas; veja se você tem direito

ATENÇÃO! Nesta quarta-feira (19) o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) declarou que deve adiantar o 13º salário para 31 milhões de pessoas. No total serão R$ 25,3 bilhões investidos só no pagamento da primeira parcela.

Todos os beneficiários do 13º salário pelo INSS devem receber este adiantamento de pagamento. O pagamento do 13º foi dividido em duas parcelas iguais de 50% cada.

Sendo que o primeiro pagamento está previsto para acontecer no próximo dia 25 e o último no dia 7 de julho.

Dois calendários devem coordenar o pagamento: um para beneficiários que recebem até um salário-mínimo e outro para aqueles que recebem acima deste valor.

A primeira parcela do dia 25 deve ser paga para aqueles com o benefício final 1 e que recebem até um salário-mínimo. Já o calendário para aqueles que receberão mais que um salário-mínimo deve ser iniciado depois no dia 1º de junho.

Todos os beneficiários devem receber as duas parcelas do 13º salário até 7 de julho.

A antecipação do 13º salário foi oficializada no último dia 4. Neste dia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou um decreto liberando os valores. Na sequência o calendário de pagamento também foi liberado.

Confira abaixo o calendário do 13º salário:

Para beneficiários de até 1 salário-mínimo:
Final nº benefícioPagamento 1ª parcelaPagamento 2ª parcela
125 de maio24 de junho
226 de maio25 de junho
327 de maio26 de junho
428 de maio29 de junho
531 de maio30 de junho
61º de junho1º de julho
72 de junho2 de julho
84 de junho5 de julho
97 de junho6 de julho
08 de junho7 de julho
Para beneficiários acima salário-mínimo:
Final nº benefícioPagamento 1ª parcelaPagamento 2ª parcela
1 e 61º de junho1º de julho
2 e 72 de junho2 de julho
3 e 84 de junho5 de julho
4 e 97 de junho6 de julho
5 e 08 de junho7 de julho

Antecipação também beneficiária o governo

Segundo Matheus Rosa, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, em entrevista a UOL, a antecipação do 13º salário não altera os valores, apenas a data dos pagamentos.

“Como a medida prevê apenas antecipação de despesas, não há efeito de aumento de gasto em termos anuais, uma vez que o governo seria obrigado a realizar o pagamento dos benefícios de qualquer forma”, explica Rosa.

A medida deve ser vista como uma prioridade, uma vez que também irá movimentar a economia.

“A importância de antecipar pagamentos do 13º passa por perceber que, pela atual conjuntura de pandemia, com efeitos econômicos e de saúde pública, é melhor que as pessoas recebam recursos o mais rápido possível. Se assim não fosse, receba antecipadamente ou seguindo o calendário usual de pagamentos não faria diferença “, afirma.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.