Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

INSS confirma a nova idade mínima da aposentadoria para 2020; saiba como fica

Ao todo, são três transições em que o INSS, em todas elas, passou a pedir mais seis meses de contribuição.

As novas regras de transição de aposentadoria no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em vigor a partir de janeiro de 2020. Sendo assim, os novos cálculos têm regras mais duras para os beneficiários, se comparado aos que solicitaram o pedido de aposentadoria antes da publicação da reforma da Previdência em novembro de 2019.

Ao todo, são três transições. O INSS, em todas elas, passou a pedir mais seis meses de contribuição. As novas exigências valerão até o final de 2020.

Por exemplo, na regra da idade mínima progressiva para quem completar as condições em 2020, serão exigidos 61 anos e seis meses de idade para os homens (com mínimo de 35 anos de contribuição) e 56 anos e seis meses para as mulheres (com mínimo de 30 anos de contribuição).

Aposentadoria com idade mínima progressiva (para quem completar as exigências neste ano)

Na regra da idade progressiva, quem completar as condições em 2020, serão exigidos 61 anos e seis meses de idade para os homens (com mínimo de 35 anos de contribuição) e 56 anos e seis meses para as mulheres (com mínimo de 30 anos de contribuição). Veja abaixo:

Mulheres: Idade mínima de 56,5 anos, com tempo de contribuição de 30 anos.

Homens: Idade mínima de 61,5 anos, com tempo de contribuição de 35 anos.

Aposentadoria por pontos (para quem completar as exigências em 2020)

A exigência na transição por pontos também aumentou. Nessa regra, é considerada a soma da idade com o tempo de contribuição, que passou a ser de 87 pontos (mulheres) e 97 pontos (homens).

Mulheres: 87 pontos, com soma idade + anos de contribuição.

Homens: 97 pontos, com soma idade + anos de contribuição.

Aposentadoria por idade (para quem completar as exigências neste ano):

A antiga aposentadoria por idade também aumentou para mulheres. Agora, as beneficiárias vão precisar ter 60 anos e seis meses de idade e 15 anos de contribuição com o instituto. Anteriormente, a idade necessária era de 60 anos.

A reforma não alterou os critérios de acesso à aposentadoria por idade para os homens. Eles ainda poderão solicitar o benefício aos 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.

Mulheres: 60,5 anos, com tempo de contribuição de 15 anos.

Homens: 65 anos, com tempo de contribuição de 15 anos.

Leia Também:

top planilha
309 Comentários
  1. Silvana Diz

    Boa tarde,e se a pessoa já tiver 56 anos e nunca trabalhou, mas sofreu um AVC e não tem nem dinheiro pra se tratar?

  2. Iara Martins Saraiva Diz

    Tenho 59 anos e 3 meses e 18 anos de contribuição , quando posso me aposentar?

    1. leandro Diz

      Se continuar contribuindo vai ser quando você tiver 64 anos

      1. Ana Percinio Diz

        Completo 60 em 01-2021 não contribui mas. Tenho 19 anos contribuidos. Quando vou poder pedir a aposentadoria. Qdo devo me integrar ao INSS para garantir este direto

    2. Sheila Diz

      Se você completar 60 anos ainda este ano de 2020 , você terá direito de solicitar a aposentadoria , quando completar 60 anos e seis meses aí vc pode pedir..

      1. Ana Percinio Diz

        Completo 60 em 01-2021 não contribui mas. Tenho 19 anos contribuidos. Quando vou poder pedir a aposentadoria. Qdo devo me integrar ao INSS para garantir este direto

  3. Marcia Diz

    ESTOU APOSENTADA FAZ 1 ANO E MEU BENEFÍCIO AINDA ESTÁ EM ANALISE DEPOIS DE TER SIDO CONCLUÍDO.
    TENHO 59 ANOS E 30 DE CONTRIBUIÇÃO E NÃO PEGUEI 100%.
    GOSTARIA DE SABER SE AINDA SAI A LIBERAÇÃO AINDA ESSE ANO…

    1. Elza bernardes de aguiar Diz

      Elza 57 anos contribui desde 84 meu benefico foi consebido não posso trsbalhar em serviço que movimenta a colunas servical e Lombardi econtinuo contribui com INSS quero saber vai sair minha aposentadoria apartir de abril depende muito desse beneficil pra tudo

  4. Leonardo De Jesus Diz

    Maior piada da história pais e dizer o INSS tá falido me dá o INSS falido que eu tranfomou na maior riqueza do país e dois anos

    1. Wilian Diz

      Enquanto a população ficará brigando por partidos políticos essa será a triste realidade do Brasil. Maioria dos políticos independentes de partidos, estão votando leis somente do seu interesse. Ñ estão preocupados com a população ou com um Brasil melhor para todos. Acorda Brasil Tem q acabar com a mordomia desses vagabundos e corruptos

      1. Margarida Diz

        Concordo plenamente! Mas como se diz: o país tem o governo que merece.

        1. Eduardo Diz

          Justamente , o pior e que a culpa não e deles , e sim nossa , a gente se une pra tanta coisa , e rock in Rio , futebol , carnaval etc….. , Mais não se une pra tirar esse falsos governantes , que só pensam em lucrar e ferrar o país. Detalhe as cotações deles só acontecem na calada da noite , quando a gente vê ia foi votado e ia sai em diário oficial , tudo muito rápido.
          #vamosaluta

      2. Marizete Rosa Filho Silva Diz

        Sou deficiente auditivo tenho 16 anos de contribuição. Idade 43 anos tenho direito ao benefício? Pra deficiente porque estou esperando pra uma Avaliação de implante coclear. Os aparelhos auditivos não estão mim ajudando . Tenho laudo e exames.

        1. Sheila Diz

          Você pode solicitar a aposentadoria por invalidez, quem vai dizer se a sua deficiência lhe dar direito a aposentadoria é o perito que vai analisar seus laudos.. sendo que sua última contribuição ao INSS não pode ter sido a mais de um ano , porque se não vc estar fora da qualidade de segurado.

    2. luiz Diz

      legado deixado pelo bosta do PT..td robalhera e agora somos nos que tamo ferrado..merda de PT

      1. Lui Diz

        Bolsonaro está fazendo a merda
        E a culpa é do PT
        Vcs estão tudo cego

      2. Saulo Diz

        Mas como pode ser tão burro, idiota e ignorante, culpar o PT, pela perda dos direitos trabalhistas, é no MÍNIMO, achar que a população é igual a você!

      3. TAINARA RIBEIRO DOS REIS Diz

        Deixa de ser otário lui, a reforma da previdência entrou em vigor depois que o teu presidente de merda assumiu o poder. Enquanto vc tá defendendo a Alta sociedade a classe social baixa a qual vc faz parte tá em decadência. Já se perguntou o que o Bolsonaro e a cúpula dele faz com todo o dinheiro que seria dedicado a saúde, educação, saneamento, básico entre outros?
        Vá estudar economia pra vc saber se toda essa bagunça acontecendo no país está correta.

    3. Denis Diz

      Mas você não sabe nem escrever direito! Qual tipo de milagre você poderia fazer?!

  5. Áurea Diz

    Marche p/ 65 anos de idade p/ aposentar

    1. Welington Diz

      Decepcionado com esta Reforma da Previdência, para moralizar e se realmente os Políticos tivessem boas intenções, fariam a Reforma Política primeiro acabaria com muitas regalias pois exemplo vem de cima, mas quem paga conta sempre e o povo trabalhador…

      1. Arnaldo Palácio Diz

        Tenho 7 meses de registro na carteira mas não consta no meu CNIS

        1. Sheila Diz

          Se suas contribuição na está constando no CNIS, significa que a empresa que vc trabalha estar descontando seu INSS mas não estar repassando ao INSS .. o CNIS leva até 60 dias para atualizar suas contribuições , se você já tem sete mêses e ainda não consta nada , vá até o RH da empresa verificar o motivo do atraso .

  6. Mari Diz

    Falta de respeito com os trabalhadores! Palhaçada desse presidente e congresso! Porque dentro da reforma, deram isenções e perdões de dívidas para empresários e exportadores. Canalhas!

  7. Simone Diz

    Bolsonaro, Hadad iria ser a mesma porcaria… Quem governa mesmo é Rodrigo Maia.

    1. Luiz Diz

      Não, concordo.SERIA PIOR , POR QUE MAUS ELEMENTOS SE ATRAEM, CHEIOS DE PROCESSOS E SUAS ATITUDES SÃO DE SE IMPORTAR CONSIGOS MESMO , NÃO SABEM GERENCIAR PARA O POVO , NÃO TEM A MINIMA NOÇÃO…

    2. Maria Diz

      Se ja era dificil aposentar agorata bem pior…esses vagabundos aposentam sem exigencia e com um valor alto…o pobre muitos nem vão ver aposentadoria…ja vai é ta morto….mas esses miseraveis vagabundos só pensa e querem mesmo é ferrar o pobre..tirando pra eles…parasitas demonio de politicos…mafia desgraçada….despnestos..pra eles tudo e pra o pobre nada

      1. RUBENS Diz

        Favor ler Suma Teológica de São Tomás de Aquino que descreve o INFERNO.

      2. CelsoAntunes Diz

        Vai ser difícil aposentar no Bras, pra maioria impossível.

      3. Alexandre Diz

        Como ficou a aposentadoria para quem tem insalubridade

      4. Maikon Diz

        Tem que acabar com a aposentadoria desses políticos vagabundos e não do povo trabalhador , e só de pensar que esses vagabundos ganhão absurdo por que desvião dinheiro o inss

    3. Edjander Diz

      Não fale besteira, votou no BOZO, agora aguenta a porrada.

      1. agatha Diz

        e faria diferença votar no PT ou no bolsonaro a putaria seria a mesma nesse país

    4. Marli Andrade de moraes Diz

      Trabalhei muito pois tinha que cuidar das filhas só tenho 8 anos de contribuição com artrose lombar, dorsal e cervical e agora, com esteofito nas vértebras, vou pagar,como se não aguento trabalhar.Esses políticos aposentam e acha pouco,o que ganham indigno esse senado .

      1. Maikon Diz

        Tem que acabar com a aposentadoria desses políticos vagabundos e não do povo trabalhador , e só de pensar que esses vagabundos ganhão absurdo por que desvião dinheiro o inss

  8. Eunice Diz

    Concordo plenamente, politico tem que trabalhar sem salário, certamente teria meia dúzia de gato pingado no plenário, sem estes gordos salários queria ver se tinha alguém querendo ser deputado.

    1. João crisostomo Diz

      Gostaria de saber se na nova lei previdenciária acabou a aposentadoria proporcional àquela que acima de 30 anos AGENTE poderia solicitar e receber 70 por cento do valor apurado

      1. Eunice Santos Diz

        Somente quem já fazia jus antes da EC 103/2019, ou seja até 11/2019 tem direito a aposentadoria proporcional. Assim, como todos os direitos adquiridos antes da Emenda. A Reforma acabou com essa modalidade de aposentadoria. Caso vc tenha completado tempo mínimo para a proporcionalidade após a reforma, não terá direito. Porém, como muitos não sabem ao certo, sugiro que procure um advogado previdenciário. Acesse MEUINSS.GOV.BR e veja se consegue visualizar por lá. Boa sorte!

    2. Catarina Diz

      Eu que completo 30 anos de contribuição daqui há 3 meses, terei que esperar + 5 anos para completar 56 e me aposentar.
      Mudar regras deles políticos ou mexer nos benefícios deles, eles não querem.
      Agora ferrar povo brasileiro eles adoram. BRASIL PAIS DAS INJUSTIÇAS

  9. Altratino Félix Diz

    Pessoal observa uma coisa, a população tá morrendo antes dos 60 no geral. Essa que tá passando dos 70 e balela e coisa de político. Reparam que a maioria dos aposentados só recebem em torno de quatro a seis anos e depois morrem. E o políticos trabalham 4 mandatos e já aposentam. Pelo amor de deus reagem positivamente e vamos mudar mais uma vez o Brasil ou vamos voltar a era dos estaguinados…. O BRASIL ACORDA !!!!!

    1. Alexandre RJ. Diz

      Uma poca vergonha isso! Eu Eu contribui 23 anos e seis meses e ainda contribuo, estou doente e negaram meu benefício deis do dia 13 de Dezembro, vou ter que entrar da justiça pra receber.

    2. Valdinéia de Oliveira Arruda Diz

      Concordo com vc.

    3. Aana Diz

      Galera morrendo antes dos 60?? Só se for na sua cidade, porque em Minas o povo de 60 da de 10 a zero nos jovens que não querem nada com a dureza. 30 anos de trabalho tá ótimo. SE E ME APOSENTAR COM 60 ANOS ESTOU NA FIFA , GOZO DE PERFEITA SAÚDE. GRAÇAS A DEUS. O POVO BRASILEIRO TÁ MUITO PREGUIÇOSO QUER TUDO DE GRAÇA E NA MAO. CONQUISTAS Ê ENQUANTO SE E JOVEM, NÃO PLANTAM. NADA, NÃO ESTUDAM, FICAM. NA ESBORNIA DEPOIS QUEREM. SE APOSENTAR…. AAAAA VAI PLANTAR BATATA.

  10. Raimundo Rodrigues dos Reis Diz

    tem que facilitar o a asseso oa pequeno produtor e o pequeno empresário porque os contadores cobram cem reais para o recolhimento do INSS .e fundo de garantia .ex.como era antes um carne de reconhecimento isso é que a maioria fãs cair a arrecadação o muitas não assinar a carteira de trabalho esse um dos grandes problemas seria tão bom assinar uma carteira de trabalho pegar um carne preencher e pargar sem custos ?

  11. Ricardo Diz

    É justo aposentaria com 65 anos, viver quanto muito 5 a 10 anos de descanso? Ter péssima saúde, transporte e condições de trabalho e salários?

    1. Verônica Pereira Diz

      São regras duras, sem dúvida! Mas infelizmente é sempre o trabalhador assalariado que paga a conta. Sem contar com a nova tabela de contribuição que elevou muito o desconto em folha. Enquanto isso, os nossos representantes, que nós mesmos escolhemos para usufruir das regalias, fazem a festa com o nosso dinheiro.

      1. Sintia maria Diz

        Trabalhei 9 anos em ária de risco , a minha salubridade é de 20% quanto essa salubridade cobre ,o tempo que eu não contribui 10 anos ?

  12. Paulo Diz

    Já poderia 2 anos atrás, vá direto no INSS e da entrada

    1. Aparecido Farias de Souza Diz

      Agora o povo reclama, não vi ninguém lhe as ruas reclamar da reforma, veja na França o governo tentou fazer a reforma veja no que deu, nesse levam chuvarada e e ficam igual um cordeirinhos depois ficam resmungando

  13. Humberto Diz

    Tenho 33 anos de contribuição,8; anos com PPP,área de indústria, segurança patrimonial, hospital,dei entrada logo após a mudança em novembro,estou com quase 40 anos de contribuição juntando os 33 + 8 ,até agora o INSS me deu retorno,mas estou na ativa,!

    1. Simone Diz

      No Brasil e tanta coisa errada,quando um trabalhador vai tentar se aposentar e tanta democracia que arrumar alguma coisa pra não da certo,E ainda lutar pra ganhar esses salário que pagam só por Deus, o brasil era pra ser um país rico por que é a maioria das coisas e produzida aqui só que é muitos emposto que nois brasileiro pagamos pra tapar o buraco dos corruptos que não administrou serto o Brasil e como sempre quem paga mais são os pobres da até vergonha do Brasil ser assim.isso que eu penso

  14. Foa Diz

    Viva o socialismo, povo burro, na Europa só há três países com partido socialista e dois com partido comunista, a média de votos que têm é 6 e 2 por cento de votos em Portugal têm 40 porcento, socialismo = a pobres

    1. José Luiz Thomaz Da Silva Diz

      Tenho 63 anos 30 de contribuição mas 20 anos de ppp na área vigilância patrimonial já tenho direto de aposentar

  15. Inezita Maria Mattiuzzi Diz

    Vou fazer 60 anos em março ,dia 12 ,tenho que pagar mais 6 meses ,já tenho 15 anos de contribuição. Por favor preciso da resposta urgente e se tenho que pagar ,posso pagar os 6 meses de uma vez .Para me aposentar em março ,ou serei obrigada esperar até setembro e não preciso pagar .NAO ENTENDI DIREITO.

    1. Rita Pereira Diz

      Vou fazer 55 anos em abril e 30 anos de contribuição em dezembro. Quando peço minha aposentadoria ? Estou desempregada. Tenho que continuar pagando até quando ? Estou pelo seguro desemprego que termina em abril. Como fazer ?

    2. Carvalho Diz

      O que estão fazendo com nós…
      Querem que as pessoas trabalhem até morrer para sustentar esse bando de políticos e empresários desonestos.
      Sou do tempo em que cantava o hino nacional com orgulho, mas hoje vejo que a letra é muito linda pena que não é nossa realidade.
      País do futebol
      País do carnaval
      País da corrupção
      País e que ser honesto é mérito
      Onde simplesmente seria um dever!!!

    3. Wsm Diz

      Creio q não a regra é pra mulheres que irão fazer 55 anos e tmbm já possuem o tempo de contribuição necessário, então nesse caso teria que trabalhar mais! Pelo que entendi não 6 meses, mais 1’6…vc no caso já está alta.

      1. Wsm Diz

        AP progressiva.

    4. Edjander Diz

      Não fale besteira, votou no BOZO, agora aguenta a porrada.

  16. Antônio Diz

    Isso é Medida Provisória, e não PEC Paralela 103, que começou a valer, só no começo deste Ano, após as novas regras, do dia 13/11/2019 – PEC 102. Não passou, pela Câmara, nem pelo Senado Federal. Essa nova Lei não foi divulgada, nem na TV.

  17. Rodrigo Ramos Diz

    Rodrigo Ramos.
    Eu sou o único que trabalho com renda em casa . Oque acontece se eu morrer aos 62 anos de idade e 40 anos de contribuição INSS?
    Minha esposa teria direito a minha aposentadoria imediatamente?

  18. Santos Diz

    O ideal é você ir ao INSS para verificar sua situação considerando as novas mudanças por tempo se contribuição.

  19. Carlos Eduardo Diz

    Quem votou em Bolsonaro tem que parar de reclamar. Pediu teve.

  20. Carla Diz

    Quanto mais o tempo passa ,mas difícil ficam as coisas . As pessoas praticamente conseguem se aposentar qdo já estão á beira da cova literalmente . Meu pai mesmo aos 60 anos ainda trabalha duro e é triste ver isso ,pq nessa idade , ele não tem a mesma disposição e força física de um homem de 30, 40 anos …
    Triste ver suas rugas , cabelos brancos e ralando ao sol pra sustentar a família . Minha mãe com problemas na coluna ( hérnia de disco e bico de papagaio , sem condições físicas pra trabalhar p ajudar meu pai e não pode . Ela não consegue nem um auxílio doença 😔.
    O governo é muito cruel e bom seria se aos 55 anos ( pelo menos ) , todos pudessem se aposentar e curtir o restinho de vida que ainda possuem . Dói ver tantos senhores e senhoras trabalhando pesado pra sobreviver nesse país de roubalheira . E muitas vezes não tem nem saúde direito ,mas a vida os obrigam e trabalhar né ? Pq se não trabalharem morrem de fome , vão parar nas ruas pois muitos tbm vivem de aluguel . E fora remédios pra controlar algumas doenças ….
    Difícil viver nesse mundo …😔

  21. Marcos Diz

    Um bando de safados e corruptos e aposentadoria deles como fica ????? Dá nojo essa nossa política

  22. Haroldo Diz

    Falou tudo parabéns
    Pura verdade

    1. MARIA jose da Costa santos Diz

      Meu caso não e Diferente. Tenho 3 Hérnia de disco Artrose calsificasao pico de papagaio Busite Calcificação nos Braços. Vivia no Auxílio Doença cortaram meu penificio a mais de ano.nao consigo fazer nada .faço perícia constante e ñ mim aprovam mais.tenho 54 anos. Ñ tenho nem uma renda.o médico passou Remédio fisioterapia para mim mais ñ tenho como fazer sem dinheiro 😞meu marido vive de bico ñ tem trabalho e muito triste. Sinto Dor o Dia todo Meu Deus tenha misericórdia de mim oque sera di mim agora?mim ajudem por favor com uma opinião Bom dia Jesus Cristo Abençoe todos vocês 😔😔😔😔😔

  23. Maria gimenes Diz

    Quando a página do meu INSS vai ser atualizada? Desde 13/11/19 está parada. É de propósito? Para não se obter o benefício? Além de roubados somos ridicularizados? E sem nenhuma consequência?

    1. Luciana Diz

      Tenho 42 anos e 21 de contribuição em hospital porém não irei conseguir me aposentar na especial. Se eu precisar trabalhar mais 13 anos devido a idade minima vou acabar me aposentando por invalidez( vou enlouquecer )

  24. Eni bortolin dos Santos Diz

    Boa tarde tenho 54 anos de idade e 20 anos de contribuição vou poder me aposentar aos 60 anos e meio

    1. Antônio José Diz

      Culpado disso é esse povo idiota que endeusa esses políticos safados, isso aqui só vai mudar com uma revolta popular.k Ko

  25. Cristina Diz

    Eu gostaria de um dia, alguem me responder, qual a diferença entre políticos e cidadão, e porque as leis que eles criam e aprovam, não são aplicadas a eles, se vivemos todos na mesmo país.

  26. edison costa Diz

    Oi nação santa e
    poderosa, me chamo edison; tenho 44 anos de contribuição e se senta e dois anos e a 11 meses tento aposentadoria por tempo de serviço e não está fácil. De quem é a culpa? Não é minha me dediquei trabalhei , fiz a minha parte desde de oito anos; e frustrante.

  27. Edvaldo Diz

    Na minha opinião políticos não deveria ter salário, tinha que doar seu trabalho com amor a população, hoje virou roubalheira.
    Os políticos fazem a população de bobo tem o salário que quer
    Só vamos mudar isso quando todos acordarem
    De ninguém ir às urnas.
    Tirar todos estes corruptos.

    1. Paulo Diz

      Porque não cortam salários pela metade e eliminam previlegios

    2. Haroldo Diz

      Hoje em dia, eles criam várias legendas de Partidos para poder repartir o bolo de dinheiros que pagamos de Imposto, Muitas e Aumento de Derivados de Petróleo em fim somos Escravos Remunerados do Governo.

    3. Ediberto Diz

      Já minha opinião esses caras não deveriam ter aposentadoria porque só querem pra eles o resto que se lasque então eu até concordo com um salário de 3000 reais pra eles e nada mais do que isto e aposentadoria de forma nenhuma porque política não é profissão então acabou o momento deles caiam fora e vão trabalhar pra ganhar o dinheiro e se aposentar como todos os trabalhadores

    4. Edivania Cavalcante da Silva Diz

      Eu sempre tive seu pensamemto. Acho que o politico deveria doar parte do seu tempo para o povo já que finge tão bem. Ser um bom politico.

    5. Antônio Amorim Diz

      Exatamente isso.

    6. Clemar Diz

      Eles estão de palhaçada com à gente.querem transformar o trabalhador brasileiro mais,escravo que já é.
      Isso é um absurdo.
      Cada ano que passa nós sofremos mais.
      Eles deveriam,ter mais consideração com à população,brasileira.
      O culpado disso somos nós.
      Isso tem que mudar.

    7. Aminaildes Diz

      Trabalhamos tanto, como fica minha situação que estava no auxílio doença, e foi tirada de mim 20 contribuição, deram imderfirido o meu pedido de aposentadoria, afinal paguei 15 anos estou com 69 como fica minha situação?se sempre fui uma segurada do INSS.

    8. Derli Diz

      Se não fomos às urnas. Os corruptos precisarão de menos votos
      Para se elegerem

    9. WELTER COSTA Diz

      Concordo com vc , enquanto não aprendermos a fazer o nosso voto facultativo nada mudará.

    10. Foa Diz

      O socialismo levou o país á bancarrota a social democracia tirou o país da bancarrota, e o povo votou no socialismo, os países são conforme o povo que tem, quem se mete com o PS leva.

      1. Edjander Diz

        Você fala muita asneira hein, estamos num governo Neo-Liberal, que propõe Estado mínimo, vender tudo, como estão fazendo agora, e tudo para os ricos e nada para os pobres, tai a reforma que só atingiu pobre, rico não paga inss, rico não é taxado em nada, vai estudar, o Google é gratuito

    11. Jurandir Diz

      Com certeza temos que resolver, estas CAGADAS contra os direitos dos trabalhadores e APOSENTADOS nas URNAS, É O ÚNICO LUGAR PARA RESPONDER OS POLÍTICOS.

    12. Eleori Pedroso Diz

      Concordo plenamente contigo

      1. Jorge Galiza Diz

        Férias para políticos só 15 dias e que pague suas campanhas com seus recursos, viagens etc.

    13. Lene Diz

      É verdade!
      Quando um rei governa injustamente ,o povo sofre…trabalhamos honestamente é com grande
      Sacrificios, para hoje termos que pagar pedágios à governos corruptos!

    14. Elizeu Marri Diz

      Concordo plenamente com o senhor

  28. Suzielly Diz

    E pras pessoas da área Rural. Pode se aposentar com 60 anos ( por idade ) ?

    1. João Batista Da Silva Diz

      Bom dia a todos este governo só pensa nein não pensa no povo que sofre

    2. Selma Monteiro machado Diz

      Essa regra também é válida pra quem está a mais de 20 anos contribuindo ou só abrange as pessoas que vão entrar no mercado agora.

    3. Rizaldo Diz

      Não entendi nada. Acho que quem tinha conquistado a idade mínima e.tempo de contribuição antes da promulgação da reforma da previdência, não se aplica. Acho que se aplica para aqueles que está na fase de transição. É bom ligarvota 135. Mais mesmo eles são outra informação.

    4. Fernando Oliveira Diz

      Sim para quem a da zona rural continua com 60anos homen e 55 Mulher e tenpo minimo de 15 anos de contribuicao

    5. sardinha Diz

      Pelos comentários o povo mostra que ainda não entendeu bulufas sobre as reformas!
      A cada reforma o povo se ferra mais ainda!
      Nossa classe política não presta. MAS, só criticam os políticos. Não enxergam a Mídia criminosa, o Judiciário omisso,
      o fascismo dominante, o bozo boneco dos interesses do capital, os próprios militares que dão cobertura a essas iniciativas maléficas contra o povo, enquanto ficam protegidos.
      E o gado, feliz, só faz MUUUUUUU!!!!!!!

  29. Antonio Diz

    eu gostaria de saber se aposentadoria dos puliticos vai ser igual a dos trabalhadores ou se vai continua a mesma safadeza de se aposenyar com apenas quatro anos de mandato, isso ninguem comenta

    1. Maria de Nazaré Marinheiro Gonçalves Diz

      Isso é pros eleitores saber votar, ou não votar mais nessas imundície, só trabalham pra melhoria deles mesmo.

    2. Denise Costa Diz

      Ah na aposentadoria deles, eles nem comentam. Fazem de sonsos.

    3. Vanderlei Diz

      É a deles não mexe nada

    4. Santos Diz

      Você sabe qual é a resposta.
      Um site de concursos não vai te responder isso.
      Seu poder de mudança é o voto.

    5. Jussara Dos Santos Marques Diz

      Infelizmente a justiça neste país e injusta pois o pobre cada vez fica mas pobre e os político até os ladrões ganham bem. TENHO VERGONHA DESTE PAÍS A ONDE SAFADOS COMO LULA,PEZAO,E CABRAL MESMO PRESO TEM SEUS SALATIOS E SÓ ROUBARAM 4 ANOS O TRABALHADOR SE FODE SEMPRE.MUDA ISSO MEU PRESIDENTE

    6. Júlio soares Diz

      A melhor política é todos compartilhando entre todos assim acaba as desigualdades em todos setores,acabaria com privilégio de muita gente ex: políticos corruptos e religiosos corruptos, tudo um bando de lobos vestidos em pele de cordeiro…

    7. Ana Lúcia pego Diz

      Claro nunca pois políticas trabalham politicando e os trabalhadores trabalham duro

    8. Manoel Oliveira Diz

      Deveriam exterminar essa raça do cão isso sim.

    9. Edilene Diz

      Verdade

  30. André luiz pereira Diz

    Sou marinheiro tenho 19 anos de contribuição e 43 anos 44 este ano no caso aposentadoria especial quantos anos ainda falta para mim aposentar

    1. Paulina de Souza Diz

      Gostaria de saber sobre aposentadoria rural

    2. María Aparecida da Rosa Diz

      Já tenho 30 anos de contribuição e 52 de idade como fica

    3. Gilvan José da Silva Diz

      tenho 61 anos e 26 de contribuição
      quanto tempo ainda preciso para mim aposentar?

      1. agatha Diz

        9 anos, é só calcular

    4. ROGERIO MARTINS Diz

      O sou Rogério
      Ainda pode -se aposentar por tempo de serviço
      E também Se aposentar por idade
      Receber as duas

    5. Bebeto Diz

      Eles tem que receber bem infelizmente para roubar menos com todos os benefícios vantagens e aprovação de projetos dinheiro de licitação de empresas e muito mais estes filhos de uma puta recebe mais almenos 300.000.000.00 por mês ladrões llegalisado depois e so eles pagar a multa por não ter declarado o país geio de ladrão legalizado e os somo escravos de carteria a
      Assinada

  31. Carlos Diz

    Tenho 49 anos , 31 anos de contribuição do INSS .Quando poderei aposentar? Tenho que contribuir mais quantos anos ? Acredito que nunca irei aposentar com tantas mudanças ….teoricamente faltaria 04 anos….de que adianta contribuir com INSS ( não deveria ser obrigatório este imposto-lixo).

    1. Adriana Diz

      Na verdade so os politicos tem direito a se aposentar ,os que ganham um salario minimo tem que trabalhar ate morrer.isso é Brasil

      1. Corrupção Brasil Diz

        Bem vindo a escravidão brasileira quero agradecer a todos os políticos por retomaram a escravidão novamente no brasil excelentes trabalho cambada de vagabundos sustentado pelo povo

      2. Carla Diz

        Concordo com vc !!! Bom seria que políticos( principalmente os mais velhos ) ficassem um mês ralando no sol quente, pegando pesado ,igual tantos coitados por aí vivem . E ganhar uma mísero salário mínimo pra se sustentarem . Ai sim eles sentiriam na pele o que muitos passam . Duvido que não lutariam pra abaixar a idade para a aposentadoria .

      3. Maria Lourdes Diz

        Ola tenho oito ano de contribuição idade 62 em junho ,continuo pagando INSS

      4. Cleide Lins Diz

        Agora é assim, todo ano muda o processo de aposentar pessoas que trabalham, porém, políticos e seus dependentes só aumentam os ganhos
        e privilégios!!!

        1. Luzia Mendes Diz

          Infelizmente a população que deveria ter voz acontece exatamente o contrário você escolhe o canalha pra vê se o trem melhora e acontece exatamente o contrário a última palavra é deles na verdade quem vai poder mudar essa situação é a população quando deixar de se acomodar e gritar por diretos iguais parar de eleger políticos maís de um mandato.ta na hora do povo acordar e ficar mais esperto eles estão no poder mais nós podemos mudar o poder deles,e hoje existe as redes sociais se não vamos as ruas podemos usar elas pra intimidar esses políticos que não pouco se importa com o povo

    2. Carlos Belo Diz

      Agradeça o BOLSONARO, em vez dele colocar políticos para pagar previdência, nos colocou para nós aposentarmos aos 65 anos, que não dá garantia de aposentarmos com 100%

      Enquanto os políticos não se desconta nem 10 centavos de imposto nenhum, este *BRASIL É UMA VERGONHA*

      1. Santos Diz

        De fato!
        Teremos que contribuir por 40 anos para ter direito à aposentadoria, se hoje seu trabalho não for de carteira assinada, verifique a possibilidade de contribuir como autônomo, daí você tem o valor mínimo e máximo de contribuição. O ideal é ir ao INSS ou entrar no site a buscar informações. Você ainda tem a possibilidade de fazer um título de Previdência Privada.

      2. Lucas Diz

        Perdi meu voto neste Bolsonaro do capeta político são todos iguais a vida dele foi receber a vida toda um salário bom sem fazer nada este vadiu só na política

      3. Manoel Oliveira Diz

        Lembrei de um fato no qual o ex presidente FHC chamou os aposentados de vagabundo, sendo que o vagabundo da história é ele que teve a sua primeira das muitas aposentadorias com 38 anos, aquele bosta lá.

    3. Jorge Diz

      Tenho 56 anos e32 de contribuição mais período insalubre eu encaminhei soque o inss negou ai o advogado entrou judicial será o inss defere

    4. ODETINO PEREIRA DIAS Diz

      Eu, tenho 37 anos de contribuição e ganhei judicialmente, mais inss recorreu para turma recursal ou seja estar suspenso só Jesus na causa

    5. Marluza tavares Diz

      Nada de bom p.mulheres tenho fibromiaugia e 15 anos de contribuiçao e nao consigo so sofrer

  32. Indiara Pereira Diz

    Tenho 31 anos de contribuição e vou fazer 49 anos de idade

    1. Silvia Diz

      Tenho 52 anos e 29 anos e 6 meses ,como fica a minha aposentadoria???

      1. Corrupção Brasil Diz

        Tenho vergonha de ser brasileiro um pais de corruptos onde a lei so vale para os pobres e menos favorecido

      2. Jorcelino batista da cruz Diz

        Concordo que deveria ter uma reforma da previdência,porém menos prejudicial aos trabalhadores brasileiros,tenho um irmão trabalhador rural teve um cancer maliguino gracas a Deus tratou hoje ta curado, o medico o advertiu pra evitar raios solares, contato com agrotoxico , agora eu pergunto como que um homem desse evita isso se ele pra manter a familia depende desse trabalho rural ficou encostado pelo inss mais suapederam o beneficio ele ja tem 60 anos,quando será que vai se aposentar?

      3. Joseilda Azevedo Diz

        Você deve agradecer a herança deixada pelo pt….quando BOLSONARO assumiu a merda deixada já estava pronta…observe a reforma da previdência do estado da Bahia…. é muito pior Rui Costa do pt botou lascando …..além de está a seis anos sem aumento ainda vamos passar a contribuir de novo para a aposentadoria…..e já estamos aposentados. Lo

    2. José Francisco de oliveira filho Diz

      Esse governo está acabando comigo!

      1. Adalberto Diz

        Bom dia tenho 56 anos de idade e 34 de contribuição com INSS, quando irei me aposentar?

        1. Everton Abreu Diz

          Olá, a melhor forma de vc saber se já possui requisitos para aposentadoria é por meio de um planejamento Previdenciário, consulte um advogado especialista, pois existem muitos de vcs já deveriam estar aposentados. Visitem Facebook Everton Abreu advocacia

    3. Ivo alves de Almeida Diz

      P certo seria O INSS devolva tudo que já pagarmos pois ninguém vai se aposentar mais do jeito que vai já era aposentadorias

  33. Paulo Diz

    Esquece, esse governo é mais maldito de todos veio pra ferrar os menosprezando favorecidos.

    1. Silvia Dos Santos alencastro Diz

      Será que ainda vale, 15 anos de contribuição e 60 anos de idade?

    2. Izaquias Diz

      Tenho 57 anos de idade.
      23 de contribuição!

  34. Luciana Diz

    Sou professora tenho 38 anos e por tempo de serviço tenho 18 anos…gostaria de saber qual tô falta para me aposentar… Todos os esses anos lecionando.

    1. Sérgio Victorino Diz

      Minha esposa já tem 20 anos de contribuição para se aposentar por idade e 57 anos de idade. Teoricamente pelas regras atuais, é só esperar completar a idade por volta dos 62 anos e “” não mais precisaria de contribui””já que tem contribuição acima dos anos exigidos hoje que são de 15 anos. Isso está correto, ou seja não precisa contribuir mais??

      1. Carlos Diz

        Pelo que eu saiba, estes 15 anos de contribuição é o mínimo exigido e daí se aposenta com 60%! Além da idade, quanto mais tempo de contribuição melhor pois a cada 1 ano de contribuição além dos 15 mínimos exigidos, acrescenta 10% no valor do benefício até atingir os 100%. neste caso, para a sua esposa se aposentar com 100%, vai ter contribuir mais 4 anos e completar 19 anos no total!

    2. Francisco Diz

      Querem mais é que o brasileiro morra e nunca se aposente, essa é a verdadecsmvafas..Eles nunca vão se aposentar pelo INSS…

      1. Rodrigo Ramos Diz

        Rodrigo Ramos.
        Eu sou o único que trabalho com renda em casa . Oque acontece se eu morrer aos 62 anos de idade e 40 anos de contribuição INSS?
        Minha esposa teria direito a minha aposentadoria imediatamente?

    3. ANTONIO CARLOS DA CRUZ Diz

      Com 38 anos vc quer se aposentar tá de brincadeira em

    4. Neiva shavetockdasilva Diz

      Meu esposo trabalho como metalúrgico, tem 57anos e 16anos de contribuição, quanto tempo falta pra se aposentar?

  35. Silvana Diz

    Concordo com você

  36. Josemar Diz

    Valeu cara

    1. Ubirajara Andrei vieira Diz

      Sabe oque é terrivel?
      É saber que este presidente sem palavra ,em vídeo,procurem no YouTube,ele dizendo que jamais iria mecher na aposentadoria,Que era falta de humanismo. E o pior de tudo é que tem pessoas que batem palma,ovacionam um ser que se elegeu sem debate de proposta,se escondendo atrás de internet,aí é o seguinte povinho vai cobrar oque?

      1. Aline Diz

        Cada ano que passa o Brasil fica difícil.agente se aposentar com salário mínimo q é uma vergonha para o brasileiro em quanto os políticos ganhar o dobro.se agente não fazer um extra pra fora agente não sair de casa para passear com a nossa família só paga conta.isso e um absurdo.

        1. Jorge Diz

          Completei 35 anos de contribuição agora em Dezembro.
          Para mim foi mudar as regras aos 45 minutos do segundo tempo.
          Pergunta nosso presidente já e aposentado.
          O que ele vai mudar na aposentadoria dos políticos .
          Eu nunca mais voto em nenhum político.
          Conheço alguém aposentado que paga 50-$%con saúde particular e pra acabar mesmo.

          1. Edjander Diz

            O teu presidente foi aposentado aos 35 anos quando tentou explodir reserva de água do quartel onde era aquartelado, ganha em torno de 10 mil como capitão da reserva taoquei, e daqui a 3 anos vai ganhar mais uma aposentadoria de 33 mil como ex presidente taoquei. Para de ser ingênuo, tu achas que esse capeta cai mexer em aposentadoria de político se os filhos dele são políticos. Agora chora e chupa o dedo.

    2. Napoleão Diz

      Servir a nação e uma oportunidade do político do bem. Onde estará?

  37. Ary donzetti berto Diz

    Tenho 32 anos de contribuição e 55 idade desses 32 .15 e especial.posso me aposentar responde ai

    1. Malvina Luiz da Vitória Diz

      Tenho uma deficiência, e por isso não aguento mais trabalhar, sinto muito dor na perna.
      Tenho 15 anos só de contribuição. Tenho como me aposentar?

    2. Dirce Diz

      O governo está se lixando com o povo, porque não vai cobrar quem está devendo pro INSS, são mais de 300 empresas com valores de bilhões, isso não vai, então o povo que se dane!!!!!!!

    3. Claudete vieira Diz

      Tenho 47 anos de idade e 20 de contribuicão.Sou professora,quanto falta para minha aposentadoria?Me responda por favor.

  38. Alberto Diz

    Mas o “mito” está cumprindo sua promessa. Ele avisou que a agenda seria reduzir o “tamanho” do Estado com reforma da previdência etc. Paulo Guedes está executando. Poderia ser ainda pior se ele fizesse como no Chile, como desejava.

    1. Francisca Diz

      Olá, meu nome é Francisca tenho 66 anos, nunca contribuí com o INSS
      Eu gostaria de saber se tenho direito a algum benefício?

      1. Edmeire Diz

        Vc tem direito ao BPC Loas, que é um benefício da assistência social, mas precisa comprovar que não tem como se manter.

        1. maria Lourdes Tiano de Lima Diz

          eu vou fazer 60 anos nuca trabalhei com carteira assinada nunca contribui eu tenho direito a posentadoria

      2. Neide Martins da Costa Cavecci Diz

        Sou professora já me aposentei do primeiro Período e já tenho 59 anos, agora estou aguardando a segunda aposentadoria, pois já faz 23 anos de contribuição e me disseram que preciso aguardar até completar 60 anos.
        Por enquanto ainda estamos com o Regime do Município e essas são as regras, mas penso em esperar até completar 25 anos do segundo período.
        O que vcs podem me auxiliar?
        Estou certa ou devo pedir minha aposentadoria assim que completar 60 anos.

    2. Josciane Diz

      Tenho 29 anos e 06 meses de contribuição, tenho que cumprir esse periodo?

    3. Hildeia Diz

      Vocês já pararam para pensar que não vamos ter tempo de descansar num país de b……que não tem emprego suficiente pra todos como as pessoas vão ter que contribuir 30 ,35 anos nunca vão conseguir se aposentar mas esperar o que de um país que foi construído em cima de milhares de pessoas mortas dos índios que já estavam aqui a terra era deles vai continuar sendo uma b……pra sempre é sem falar que fazem o que querem das pessoas e aceitam tudo calados a onde está aquelas pessoas que iam pra rua lutar pelos seus direitos a já sei estão todos velhos porque essa geração de agora se aumentar ou faltar gasolina eles.vão pra fila nem que precisem pagar 5 reais o litro da gasolina

    4. HUMBERTO ARAUJO Diz

      Mandou bem

      1. Ana Diz

        Quado as pessoa valorizar seu voto,e deixar de vender por cestas basica,uma.roupinha churrasco etc…derrepente pode mudar,ja vem as eleições pense não venda seu voto,mude pra melhor juntos somos mais forte😍

  39. Heila barbosa souza Diz

    Eu sou rural não tenho família fui mordida de cobra fiquei deficiente da perna parei de receber já tem seis anos não posso trabalhar na roça por que não consigo mais por causa da deficiência que tenho recorri mas até hoje nada está na mesa do juiz e eu esperando a perícia e até hoje nada.

    1. Marta Lucia Abel Diz

      DEUS tenha misericórdia.!!! Vão colher tudo o que estão semeando, creia.

  40. Almir Diz

    Este país, é uma vergonha, todas as cidades tem corrupção, políticos nem estudo precisa para exercer o cargo, salários exorbitantes, auxílios vergonhosos, aposentadorias super vantajosas e o povo ainda elege. Porque não se revoltar? E ninguém votar em ninguém! Mas o povo é corrupto também, aceitam suborno, bajulações e depois ficam reclamando!

    1. Sueli de Fátima precioso Diz

      Tenho 60 anos e 17 anos de contribuição já posso me aposentar ?

      1. Adriano Diz

        No momento sim mais vai logo antes que mude tbm pra os 20 anos

      2. Paulo Diz

        Já poderia 2 anos atrás, vá direto no INSS e da entrada

      3. Janete da Silva E Silva Diz

        ALMIR DIZ. É VERDADE, VC TEM RAZÃO.

  41. Rufino Diz

    Todos devíamos parar de pagar essq “contribuição” compulsória, e fazer uma previdência privada. Como dizia o saudoso Bezerra da Silva: essa previdência não tem nada de social.

    1. Josciane Diz

      Tenho 29 anos e 06 meses de contribuição, tenho que cumprir esse periodo?

    2. Paulo Nascimento machado Diz

      Louco querer encher o cu dos banqueiros né bozistas fdp

    3. Pedro Diz

      Tenho 51 anos de idade e 32 anos de contribuição, estava contando que trabalha só mais 3 anos e me aposentadoria.
      Agora vou ter que completar 61 anos para aposentar.
      Isso é muito injusto com quem sempre trabalhou registrado sem inventar nada para se aposentar.
      Tem um monte de nego aposentado que nunca trabalhou!!!
      Estou revoltado com tudo isso.

  42. Anderson Diz

    Deus vai colocar todos esses corruptos que matam milhões de vida que roubam toda a dignidade dos pobres no FOGO E NO LAGO DE ENCHOFRE DO INFERNO.O nosso Deus julgará pode espera

  43. Valzemir Diz

    Meu amigo, talvez você não tenha entendido o objetivo dessa reforma.
    Nós trabalhadores, só precisamos trabalhar apenas 6 meses a mais, enquanto que os políticos e judiciário que se aposentavam com 60 mil ou mais, caiu o teto pra pouco mais de 5 mil, isso vai enxugar a maquina e vai beneficiar o país e nossos filhos.

    1. Dany Diz

      Não é verdade que os políticos, magistrados e ainda se aposentarão recebendo pelo teto do INSS. É só ler a PEC. Eles não estão dinheiros a nenhum teto de valor do INSS. Continuarão recebendo o valor exorbitante de sempre. Nessa, só o pobre se lascou mesmo. Como sempre. Políticos sanguessugas parasitas é só o que há no Brasil.

      1. Dany Diz

        *magistrados e afins
        *Eles não estão sujeitos

    2. Eliane Diz

      Nossa que idiota você é….

    3. Jade Diz
  44. Darlyane Diz

    Com 60 anos eu acho infelizmente

  45. Patricia Diz

    Vamos ver:
    Somos 210 milhões, destes 79 milhões trabalham, destes 131 milhões vivem informalmente ou de Zé bolsinha. Como pode melhorar? Ainda temos nesses números os que ganham absurdos com os impostos que pagamos. Maravilha. Isso é Brasil.
    Tem alguma coisa errada ou estou calculando errado?

    1. Marta Lucia Abel Diz

      Está certinho

  46. Juarez Diz

    quem quebra a previdência são os políticos STF judiciário com altos salários e fora as mordomias Brasil pais da desigualdades pais que so cobra do trabalhador isso é imoral triste lamentável o

  47. Carlos Diz

    Vou fazer 61 anos em março, tenho 17 anos 18 meses de contribuição, quando vou poder me aposentar?

    1. João Batista Da Silva Diz

      Este não está com nada não sabe governar

  48. Vanderlei Januario Diz

    Apoiado
    Mais o sr temer ja perdoou essa divida de bilhões das empresas…..
    Quem manda no Brasil…são as empresas 😶😶😶

  49. Aline Diz

    Tenho 43 anos e 26 de contribuição quando consigo me aposentar quando

  50. Jefferson Diz

    Acho eu que ninguém vai ver a luz no fim do túnel ,pois já armaram tudo ,é vai ser muito difícil conseguir alguma coisa nesse país de corporativistas.

  51. Maria Aparecida da Silva Scatolin Diz

    Tenho60anos posso me aposentar

    1. Dinarte sartor Diz

      Tenho 59anos de idade e 40anos e 3 meses de contribuição dei entrada na aposentadoria em maio de 2019 o INSS não me deu resposta

      1. Daiana Diz

        Meu esposo é motorista de ônibus carteira assinada não recebe nem da empresa nem do INSS estamos numa situação precária não pode trabalhar

      2. Adriano Diz

        Só aguardar provavelmente já está ganha o direito pelo benefício

    2. Dionisio Diz

      Faço 54 em abril e farei 36 e 6 meses de contribuição.quanto por cento eu aposento?

    3. Tatiane Diz

      Gostaria de saber se munha tia pode se aposentar por idade ,porque meu tio deu entrada na aposentadoria dele o ano passado por tempo de serviço e ate agora não obtivemos respostas, ja a minha tia trabalhou mas nenhuma das empresa do passado naquela epoca que é ha anos atraz nunca pagaram o Inss pra ela então por tanto não tem como ela se aposentar por tempo de contribuição mas sim por idade ou não. Gostaria muito de saber porque ela ja vai fazer 70 anos e não recebe nenhum benefício.

      1. Adriano Diz

        Se não tem o tempo de contribuição minima de 180 meses dificilmente terá direito

    4. Marli Diz

      Faço 60 anos em maio de 2020. Tenho 25 anos de contribuição. Terei q pagar pedágio?

      1. Josciane Diz

        Tenho 29 anos e 06 meses de contribuição, idade 49 anos, tenho que cumprir esse periodo? Ou será com pedagio pra aposentar?

      2. Adriano Diz

        Talvez mais 6 meses de trabalho pra formar 60,5 anos e 15,5 anos de contribuição

  52. Fabio Diz

    Pela tabela vc terá q esperar até julho pra dar entrada!!

    1. Moisés Barreto Santos Diz

      Boa tarde minha esposa vai fazer 65snos 23 de junho está pagando o INSS quando ela vai se aposentar

      1. Adriano Diz

        Depende quantos anos ela tem de contribuição pois se já tiver os 15 anos já perdeu 5 anos de salário

  53. Ilton p pontes Diz

    Engraçado que no salário deles e na aposentadoria não mexem.E tem uns otarios que apoiam essa reforma,concordando que são os trabalhadores que estão quebrando a previdência, porque não cobram das empresas que estão devendo milhões ao INSS ?

    1. Diana Dantas De Sousa Magalhaes Diz

      Verdade

      1. Claudio Roberto Porfírio dos Santos Diz

        A nova idade mínima de 65 anos é de de países desenvolvido, onde a maioria das pessoas tem qualidade de vida, e vivem muito mais. O pior vai ser à redução drástica dos valores das proximas aposentadorias, já que não vao mais retirar às 20% , menores contribuições. À partir de um salário mínimo, ninguém mais vai obter 100% dos valores de pensão e aposentadoria. Nem os deficientes eles perdoaram, aumentaram o tempo de 25 para 30 anos. Às professoras e pessoas que faltam acima de 5 anos foram às mais prejudicadas. Os políticos atuais não entrariam na reforma, nem os militares foram sacrificados. Aliás eles ganharam uma reestruturação nas carreiras onde vão ganhar diversos aumentos no soldo. Inclusive serão os únicos com os valores 100% da pensão independente do valor e receberão o último salário da ativa, que forem para a reserva.

    2. Narciza Diz

      Uma vergonha comecei trabalhar com 14 anos hoje tenho 57 anos tenho 18anos pago ,sou operada da coluna lombar e servical ,nao aguento fazer faxina e nem ficar em pé de dor.viu no inss e eles dissem que eu aguento trabalhar, se fosse a mãe deles,eu queria saber o que eles iam fazer,tomo remédio pra tiróide, depressão, pra dormir,pressão alta e diabete,tenho vontade de morrer 😭

    3. Igor Costa Diz

      Milhões não, bilhões. E a esquerda, PT, também não cobrou e nem fizeram o levantamento do déficit da dívida pública.

    4. Josemar Diz

      Mt bom, p Pontes

  54. José Paulo Bezerra Diz

    A maior vergonha de ser brasileiro é saber que tenho um processo de acidente de trabalho contra o INSS isso faz 24 anos e ainda tenho que esperar por essa tal de precatório imaginem um trabalhador perder os dois dedos da mão direita ficar sem poder ter filhos por causa do acidente e ainda passar pôr toda essa humilhação eu não acredito no Brasil é.triste mais é a dura realidade

    1. Natalicia Ferreira Lopes Diz

      Tenho 63 anos e sempre trabalhei com meus pais e peguei Un advogado e até agora não tenho nem uma resposta o INSS sempre recuse meus direitos de um ser humano não vou voltar pra mais ninguém

      1. Siri Diz

        O congresso é um bordel onde os políticos são as putas é o povo paga a elas mesmo quem é casto.

      2. Rosangela Botelho Ferreira Ribeiro Diz

        Tudo tirado das nossas costas, diminuindo o nosso direito até de viver dignamente, fico muito Triste e doente ver esses caras de pau não fazendo sacrifício nenhum para tirar toda esta regalia de vida milionária que cada um deles tem, centenas deles tiram tudo que conquistamos com muito suor fazendo só perdas de todas as conquistas de anos, como por exemplo, o direto de ter uma casa, saúde digna, educação e etc. Hoje estamos tentando vender a casa para pagar dívidas, ABSURDO!

      3. Antonildes Alvarenga Diz

        Tenho 63 anos de idade e 34,5 anos de contribuição, quando poderei entrar com meu pedido de aposentadoria.

    2. Giovana Giovannetti Diz

      Minha dúvida é a seguinte:
      Tenho 49 anos e 28 anos e 1 mês de contribuição. Trabalho em hospital, mas não na area da enfermagem.
      Quanto tempo falta para minha aposentadoria?

      1. Marcos de Oliveira Diz

        Mesmo não sendo enfermeira, se você trabalhou todos estes anos em hospital, tendo contato com agentes insalubres, pode se aposentar já.
        21-996487802

      2. Neriovaldo Borges Diz

        Tenho um processo junto ao INSS já tem mais de três anos até agora não tenho resposta..

        1. Sidney Diz

          VOCÊS QUE ESTÃO RECLAMANDO AGORA POR QUE NÃO FORAM PARA AS RUAS PARA CONTESTAR SEUS DIREITOS COMO TRABALHADOR AGORA DEU NISSO MILITARES, SENADORES, DEPUTADOS TODOS ESTÃO PULANDO PARA TRAS PARA NÃO MEXEREM NA APONSENTADORIA DELES E A NOSSA QUE PAGA TODO DESSE POVO .

      3. Thais Diz

        Tenho 44 anos e 22 de contribuição sou professoa sempre trabalhei na educação. Quanto tempo falta para me aposentar?

      4. Edilson Gomes Diz

        Sou servidor do DF, tenho 35 anos de trabalho e 56 de idade, queria saber se após os 35 anos, cada ano trabalhado a mais, como ficaria? Teria uma compensação nós anos restante?

    3. José Carlos Diz

      Com esse desemprego todo que está tendo no Brasil , se eu conseguir me aposentar estou no lucro.
      Um absurdo nós Brasileiro pagar tantos impostos caros no Brasil ,alimentos caros ,contribuição cara ,e no fim das contas quase morrendo já e você ter que praticamente se humilhar para conseguir uma aposentadoria .

    4. Juarez Diz

      quem quebra a previdência são os políticos STF judiciário com altos salários e fora as mordomias Brasil pais da desigualdades pais que so cobra do trabalhador isso é imoral triste lamentável

      1. TAINARA RIBEIRO DOS REIS Diz

        Deixa de ser otário lui, a reforma da previdência entrou em vigor depois que o teu presidente de merda assumiu o poder. Enquanto vc tá defendendo a Alta sociedade a classe social baixa a qual vc faz parte tá em decadência. Já se perguntou o que o Bolsonaro e a cúpula dele faz com todo o dinheiro que seria dedicado a saúde, educação, saneamento, básico entre outros?
        Vá estudar economia pra vc saber se toda essa bagunça acontecendo no país está correta.

    5. Felipe Diz

      É revoltante! A aposentadoria não dá nem pra pagar os remédios! E isso se chegar vivo até completar a idade mínima…

      ¯\_( ͠° ͟ʖ °͠ )_/¯

  55. Adolfo César Diz

    EXATAMENTE ISSO, TODOS UNIDOS EM BENEFÍCIOS PRÓPRIOS E MAIS NADA, MAS A MAIORIA AINDA CAI NA “BURRICE” DE DEFENDER ESTE OU AQUELE, MAS TODOS SE APOIARAM SÓ PRA ROUBAR MESMO NA MAIOR CARA DE PAU.

  56. Mara Diz

    Completei 60 anos agora em janeiro tenho 17 anos de contribuição.. posso me aposentar?

    1. Gefferson dos S. Abreu Diz

      Pode em junho. Mulher 60 anos e seis meses de idade e
      15 anos ou mais de contribuição, tem direito a “aposentadoria por idade”

      1. Silvana Diz

        Sou servidor público estadual e tenho 27 anos trabalhados e vou completar 60 anos em junho.
        Quanto falta pra eu me aposentar?

    2. Cerli Diz

      Tenho problemas de saúde epilepsia faço tratamento e até agora as perícias que já fiz deu todas negadas,e tem muita gente que vai lá e diz tenho depressão se fazem de doente e sai de lá encostado… isso sim é uma vergonha

      1. Fabiane Diz

        Meu querido não só ao seu problema de saúde quanto o dia outros merecem respeito quem tem depressão também sofre e também precisa ser tratado não espero que vc entenda mas só quem passa sabe o quanto e difícil então não desmereca.o sofrimento dos outros..

      2. Valdete Diz

        Meu bpc foi retirado porque tinha dois filhos que estavam morando comigo e trabalham agora estou com o ombro estourado não consigo mais erguer a a menina que tem microcefalia pra dar banho quase derrubo ela vivo só com um bpc do menino como vou fazer se as coisas estão caras comprar leite fralda e alimento e pagar lus e água queria que vocêis vivessem com um salário só pra ver se conseguiriam comprar o que vocêis comem , fica meu desabafo

      3. Dinho Diz

        Completo 53 anos amanhã, 35 anos de contribuições dia 10 de outubro de 2020, quando posso pedir aposentadoria por contribuições!

      4. Adalicia lima jorge de Araujo Diz

        Sou tecnico de Enfermagem tive e tenho depressao gravissima após sobre carga de teabalhar na area, 15 anos de contribuição , estou pelo inss ate junho e faço acompanhamento psiquiatria a cada dois meses, horas boa, do nada tenho surtos, agressivos , tentativa de suicidio algumas vzs ,gosto de ficar sózinha e sem barulho qualquer.

        1. Cristiano Diz

          Tenho 50 anos idade e 35 de contribuição posso me aponsentar

    3. Jefferson Diz

      Só quero duas frases?não vai ter mais aposentadoria ?poís com 65 anos será que vou chegar ou vocês acham que o INSS vai por em prática mesmo andando numa cama hospitalar eles vão negar é qual o sentido de viver desse jeito travado numa cama isso se eu chegar lá

      1. Eduardo Diz

        E os política onde ficam nesta reforma? Quanto se gasta com estes sem vergonhas? Não é o trabalhador que quebra a previdencia,!!! Qual emissora fez um levantamento sobre o assunto?
        Infelizmente o político no Brasil e oaior Câncer!!! O verdadeira chipim

      2. Edilson Gomes Diz

        Sou servidor do DF, tenho 35 anos de trabalho e 56 de idade, queria saber se após os 35 anos, cada ano trabalhado a mais, como ficaria? Teria uma compensação nós anos restante?

    4. Heveraldo Diz

      Para um vagabundo que matou roubou traficou , ta presso o governo paga muito bem. Políticos corruptos recebem uma fortuna pra campanha , tem dinheiro até sobrando. Agora nós trabalhadores que com muita dificuldade pagamos nossos impostos temos que nos humilhar para aposentarmos. Vergonha na cara políticos.

      1. Elizete gonçalves da silva Diz

        O governo tem planos de fazer o presidiário trabalhar e pagar seu próprio alimento ,mas os senadores e deputado não deixa passar esta e depois a culpa cai em cima do Presidente .!

      2. Paulo Diz

        Infelizmente essa é a verdade, são todos ladrões!!!

  57. Emanoel Diz

    Concordo com Silva também. Parece que este canal está recheado de pessoas inteligentes.

  58. Emanoel Teófilo Batista Diz

    Perfeito Alisson, penso da mesma forma, mas parece que a grande maioria não enxerga isso.

    1. Maria episódios da silva Diz

      Estas regras é para todos ou quem é agricultor continua do mesmo geito se aposenta com 60 anos?

      1. Jurema Diz

        Boa noite faço 60 em abril e tenho 24 de contribuição..quando posso dar entrada.

    2. JOEL de Arruda Diz

      Lamentável esse país é muito desigual..essa reforma veio pra arrebentar o trabalhador.

    3. Eunira Diz

      Acho que vou no INSS falar assim na verdade tenho 63 anos 15 contribuição vou falar o que se 8 perícias nem olharam pra mim

  59. Alisson Diz

    VCS TEM QUE ENTENDER QUE SARNEY E AMIGO DE COLLOR, QUE E AMIGO DE ITAMAR, QUE E AMIGO DE FHC, QUE E AMIGO DE LULA, QUE E AMIGO DE DILMA, QUE E AMIGO DE TEMER, QUE E AMIGO DE BOLSONARO, E QUE TODOS OS DEPUTADOS E SENADORES SÃO AMIGOS.
    PARA CONTINUAR AUMENTANDO AS REGALIAS, CABIDES DE FUNCIONARIOS E MAIS E MAIS MORDOMIAS. O POVO TEM QUE CONTINUAR BRIGANDO ENTRE SI. POR CAUSA DESSES AMIGOS.
    O POVO DESUNIDO É PRATO CHEIO PARA ESSES AMIGOS POLITICOS.
    COBREM COBREM COBREM E COBREM.
    OU A PEIA SÓ VAI AUMENTAR.

    1. Patricia Diz

      Falou tudo, enquanto o brasileiro estiver indeusando esse ou aquele político,brigando por essa corja,estaremos afundando cada vez mais.

    2. Ana Diz

      Concordo

  60. Silva Diz

    Enquanto o brasileiros se preocupa com farras Carnaval e futebol os políticos estão criando leis absurdas para ferrar com todos enquanto eles continuam com todos os privilégio deles inclusive a aposentadoria com oito anos de vagabundagem e segue o mito

    1. Edna Diz

      Concordo. O pobre cada vez mais pobre e os políticos cada vez mais Ricos…onde vamos para!

      1. Jefferson Diz

        O que deveria ser feito é termos todas as mordomias e se aposentar como eles deputados e senadores entre outros com 8 ou 10 anos e com salários igualmente o deles aí sim o povo brasileiro viverá feliz pois para mim a divisão tem que ser igualmente para todos sem distinção bom como não existe papai Noel vou voltar pra minha realidade que é cuidar do meu pai quê tá acamado é sozinho sem ajuda de ninguém pois ele na graça de Deus ele está com 89 anos mas está travado numa cama e eu com 55 já estou com muito medo desses governantes que estão aí é o pior que tem gente que batem palmas pra eles

      2. Renato Alves Lopes Diz

        Não concordo com a idade .tinha que manter a antiga 55 e 53.

        1. Antônio Diz

          Isso é Medida Provisória. Não é PEC paralela 103. Ela veio vigorar só este Ano, depois da Reforma da Previdência, PEC 102, de 13/11/2019. Essa nova Lei não passou pela Câmara, nem pelo Senado, nem foi divulgada na TV.

    2. Heila barbosa souza Diz

      Eu sou rural não tenho família fui mordida de cobra fiquei deficiente da perna parei de receber já tem seis anos não posso trabalhar na roça por que não consigo mais por causa da deficiência que tenho recorri mas até hoje nada está na mesa do juiz e eu esperando a perícia e até hoje nada.

  61. Francisca Eliene de Freitas Almeida Diz

    Tenho 15 anos e 2 meses de contribuição vou fazer 59 anos agora em março 2020 quando vou poder me aposentar mesmo? Agradeço a orientação.

    1. Norberto Diz

      Só Deus sabe!

    2. Allan Diz

      65 anos amigo infelizmente é a regra ou auxílio doença se tiver a mesma ok

      1. Rosani Maciel Mascarenhas Reichow Diz

        Vou completar em dezembro de 2020, 30 anos de contribuição, e tenho 49 de idade, tenho direito adquirido?

    3. Altair Diz

      65

      1. Valda Diz

        Para quem e deficiente físico como fica, vcs não mencionam nem explica como fica? E aí? Samos cidadãoes também, pagámos emportos.

      2. Jefferson Diz

        O que deveria ser feito é termos todas as mordomias e se aposentar como eles deputados e senadores entre outros com 8 ou 10 anos e com salários igualmente o deles aí sim o povo brasileiro viverá feliz pois para mim a divisão tem que ser igualmente para todos sem distinção bom como não existe papai Noel vou voltar pra minha realidade que é cuidar do meu pai quê tá acamado é sozinho sem ajuda de ninguém pois ele na graça de Deus ele está com 89 anos mas está travado numa cama e eu com 55 já estou com muito medo desses governantes que estão aí é o pior que tem gente que batem palmas pra eles

    4. Gabriel Diz

      Quando tiver 60,5 de idade. Oi seja, em setembro de 2021.

  62. Marta Diz

    Enquanto o Brasil for essa bagunça não voto em ninguém e acabou!!!

    1. Jefferson Diz

      O que deveria ser feito é termos todas as mordomias e se aposentar como eles deputados e senadores entre outros com 8 ou 10 anos e com salários igualmente o deles aí sim o povo brasileiro viverá feliz pois para mim a divisão tem que ser igualmente para todos sem distinção bom como não existe papai Noel vou voltar pra minha realidade que é cuidar do meu pai quê tá acamado é sozinho sem ajuda de ninguém pois ele na graça de Deus ele está com 89 anos mas está travado numa cama e eu com 55 já estou com muito medo desses governantes que estão aí é o pior que tem gente que batem palmas pra eles.

  63. Jose Diz

    Esses políticos so quer ferrar com os trabalhadores
    Eles rouba e nois que tem que pagar por erros deles
    Cambada de miseravel

    1. Altair Diz

      Verdade

      1. Alberto Santos Diz

        Essa democracia e constituição e sistema do congresso que está aí não dá mais. Tem que entrar os militares de direita , zerar tudo e começar de novo . Não dá mais deixar o povo na miséria, roubar nosso dinheiro e continuar a casta eterna, num modelo ineficiente, surrupiador eterno do Brasil. É urgente zerar o sistema que está aí e começar tudo de novo, onde quem decide e manda de verdade é o povo. Fora governantes , que governam para suas próprias beneses.

      2. Valeria Diz

        Quem é da enfermagem …como fica a aposentadoria??

  64. Izabel Diz

    A minha pergunta é..
    Qual empresa quer ficar com funcionários acima de 50 anos de idade, pois eles alegam q o funcionário não é mais tão eficiente, é lento…
    ????
    Demite o funcionário, ele fica desempregado e nunca conseguirá aposentar.

    1. Joao silva Diz

      Eu concordo plenamente com vc isso e uma vergonha tambem so dependi de nos mesmos

  65. Anderson Diz

    Entendo você, mas que tal melhorar o seu português?

    1. Maria de Lurdes Ferreira Diz

      Quero saber como ficou , aposentadoria para as pessoas com deficiência auditiva obrigada

    2. Gilmar Diz

      Tenho 47 anos e vinte três anos e 9 meses todos insalubres, (calor),quando Eu fizer 25 anos Posso da entrada na aposentadoria?

      1. Francisco Abel de Sousa Diz

        Vou fazer 58 anos em Abril 2020 e já tenho 34 anos contribuição, quando deu vou poder solicitar a minha aposentadoria?

  66. Rosimeire Diz

    Boa noite brasileiros,realmente esta dificil pra ,nos porque nem doente pode ficar mais ,porque vc não consegue passar na pericia de maneira alguma até o coitado que está cadeira de roda tem que voltar a trabalhar,gostaria de saber tenho problema gravíssimo de depressão,e síndrome do pânico,meu psiquiatra disse que nunca mais vou poder voltar a trabalhar,pois meu problema é grave,e todas as vezes quando passo na pericia eles me dão alta e aí como fica a minha situação ja passei até pela judicial e alegaram que eu já sabia que estava doente e por isto confessei a pagar o INSS,alegaram que era Claude,mais ja tenho mais de quinze anos pago e aí,como fica minha situação?obrigada

    1. Rosa Diz

      Menha amiga o que nos resta é só jesus e mais nada mais creia ele é o suficiente pra nos ele pode nos curar de todos os males espera nele e ele tudo fara creia somente e tudo se ageita quando acabar as nosas forças ele vai agir fica na pz do senhor.9

    2. Raphael Diz

      Reúna todos os laudos e documentos do seu tratamento, junte um laudo do seu Psiquiatra, contendo o CID 10, detalhado,, e entre na justiça, a perícia Jurídica é ligada diretamente ao INSS. Consiga um advogado, mesmo que seja público e de entrada no processo na Justiça…. BOA SORTE…DEUS o abençoe!!

  67. ROBERTO CLAIR DE AGUIAR Diz

    Isso é pra nos q ssomos trabajadores e mexemos no campo plantamos feijão e arroz para tratar desses puliticos ssafados que não fais para colaborar conosco trabalhamos e colhemos sem ter nenhun valor para tratar desses caras..ja estão fazendo de tudo cancelar a aposentadoria..Beneficio que o trabalhador tem direito que covardia é éssa.pior qui é dinheiro nòsso..qui robalheira em vcis não tem salario do sobe uma merreca 1 vez por ano ainda eles ficam brigando pra fazer isso enquanto que o salario deles sobem a hora que eles querem ..ta tudo errado portanto gente toda que tiver eleiçao vamos penssar bem antes de votar.

    1. Alexandre Rocha Diz

      Vc tem toda razão meu amigo o povo aceita tudo pacivamente e idolatra esse Presidente idiota

      1. Caetano Diz

        O presidente idiota não é o único responsável pela aprovação da reforma, que ainda seria pior se aprovada nos governos anteriores e que sempre disseram que seria necessária.

      2. Corrupção Brasil Diz

        Olha oque aconteceu comigo comprei um carro 48 prestações quando tinha pago 28 o dono da loja fez uma reforma e agora tenho que pagar mais 50 prestações isto esta iqual a reforma da previdência

    2. Elizabeth Silva Diz

      Bom dia! Desde de junho que dei entrada para o recurso, e até hoje 27/01/2020 não tive retorno ainda do INSS. Pois possuo cardiopatia grave e a empresa me demitiu sem receber o retorno do INSS. Pois dei entrada pelo juizado pela minha aposentadoria.

      1. Elizabeth Silva Diz

        Gostaria de saber se a empresa pode demitir a pessoa sem ter o resultado do INSS.

      2. Maurício Diz

        E você precisa usar educação, que seus pais deram, mas você não aprendeu a usar. Seu tonto.

        1. Marinês Diz

          A minha opinião é que todos os prejudicados,façam denúncia coletiva no STJ ,contra essa previdência que explora e prejudica um povo muito trabalhador ,mal remunerado e que não tem o direito de se aposentar decentemente na velhice.o Senhor Deus seja louvado!

  68. Amarildo Diz

    Eu acho uma covardia desse governo . o cara trabalha. A vida toda e chega aos 33anos de contribuiçao 52 anos de idade . na hora q ele ja esta quase pronto pra aposentar o governo mexe e ferra com esse trabalhador . eu pergunto se os filhos deles chega 33 anos de contribuiçao . 52 anos de idade . oque q eles ia fazer. Pode ter toda certeza que eles consegue aposentar … Mas infelizmente esse presidente nao pensou nos trabalhadores. Simplismente pessou neles . . …… Mas nao e culpa deles não e nossa culpa pq ficamos calados e aceitamos tudo…..o Brasileiro e acomodado nos somos ….

  69. Werther santana Diz

    Desejo saber mais detalhes a respeito.

    1. Antônio Diz

      Bem feito pra esse povo idiota que endeusa esses políticos safados

  70. Ivone Nardo de Oliveira Diz

    Tenho 65 anos tive um câncer na língua e o médico do INSS que passei na perícia me deu 3 anos auxilio doença e até ágora não recebi nem um centavo …. Oque devo fazer

    1. Silva na AP. da Silva Diz

      Contribuí 31 anos e tenho 48 anos e 4 meses e 20 dias. Quando vou me aposentar?

      1. Valdir Rolo Diz

        Somente com 60 anos e vc tera que pagar o pedagio de 100% sobre o que falta para bater os 35 de contribuição, ou seja, 7 anos e 6 meses e só poderá pedir sua aposentadoria com quando completar 60 anos de idade

    2. Sônia Diz

      Pq vc não procura a justiça federal?Tenho uma amiga que o benefício foi negado por duas vezes,ela conseguiu através da justiça federal.Se informe

      1. Alessandro Rubo Diz

        Não entendo até hoje porque as mulheres tem o direito de se aposentar 5 anos antes dos homens! Se disser que a mulher trabalha em casa, eu digo que trabalha porque quer, é opção dela, então com base nisso eu pergunto: homens solteiros que vivem só, podem se aposentar antes? Ou homens que vivem com os filhos e não tem esposa! Os direitos tem que ser iguais pra todos!

        1. Luiz Diz

          Parabéns Evaldo eu num tenho palavras pra tanta safadeza

    3. Lu Pinheiro dos Santos Diz

      Covardia nós os trabalhadores não temos direito nenhum tem coitadinhos aí q n tem condições de pagar seu aposento sacanagem se ninguém votasse mais queria ver oq esses caras iam arrumar o Bolsonaro só sabe tirar sarro dos outros votei nele mais não voto mais pra ninguém vou justificar e acabou

      1. Altair Diz

        65

        1. WAGNER OLIVEIRA COELHO Diz

          Meu nome e Wagner,tenho 60 anos comecei a contribuir em 1979 como empregado,depois passei a contribuir como autônomo ate1998 em 2000 fui morar nosEUA até 2009 ,pois lá eu também contribuí para o Social Securyt a previdência americana,a minha pergunta posso transferir essas contratações para o Brasil?

        2. Lauro Antonio Diz

          Isso que fizeram a justiça vai derrubar rapidinho,não tem amparo legal esses 61 anos quem já pagou os 35.

        3. Erineudo Diz

          O PT ACABOU COM O BRASIL, EM 2 ANOS OS BRASILEIROS NÃO IRIAM MAIS SE APOSENTAR NEM RECEBER APOSENTADORIA.
          TODO MUNDO SABE QUE A REFORMA ERA NECESSÁRIA. É NEM MUDOU TANTO ASSIM, ESSE CHORORO É DA CHUPETA PERDIDA.!

    4. Fabiane Diz

      Processo judicial

      1. José Roberto de Oliveira Diz

        Tenho um tempo de contribuição de Portugal e gostaria de saber a soma de tempo de contribuição através de um documento que me foi enviado para Brasil se alguém poder me ajudar fico grato.

        1. Felipe Diz

          Voltou pro Brasil… Ixi

      2. Marinês Diz

        A minha opinião é que todos os prejudicados ,coletivamente,façam denúncia judicial no STJ,contra essa previdência que explora os trabalhadores brasileiros já há muito explorados,mal remunerados e na época constituida para se aposentar,vê seus direitos adquiridos sendo prejudicados dessa maneira.O Senhor Deus seja louvado .

    5. Santos Diz

      Procure o INSS e se não conseguir receber procure um advogado especialista em Previdência.

      1. Bsr Diz

        A previdencia agora é evangelica, contribui ma terra e recebe no céu.

      2. Elessandro Diz

        Brasileiro e assim começar a trabalhar aos 30 anos e quer se aposentar aos 55 anos. Foi tanta gente sugando o governo ou melhor o sistema previdenciário que a conta chegou. Sem exceção .quem recebeu um bolsa família sem precisar,um auxílio doença ,um salário em rachadinha de parlamentar etc .Então parem de vitimismo e vamos consertar a burrice que cometemos lá trás quando escolhemos comunistas para liderar o País.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.