Governo Federal lança suporte para famílias de baixa renda com o Plano Progredir

O Plano Progredir é um conjunto de ações do governo federal para auxiliar as pessoas inscritas no Cadastro Único, preferencialmente aquelas com perfil de até meio salário mínimo, na busca de oportunidades de emprego e renda. Para isso, o projeto faz oferta de cursos profissionalizantes, como os cursos do Pronatec, possibilidade de acesso ao microcrédito e encaminhamento ao mercado de trabalho.

As ofertas estão distribuídas em três eixos: Empreendedorismo; Qualificação profissional; e Intermediação de mão de obra. Segundo o governo federal, somente pessoas inscritas no Cadastro Único podem participar do Progredir.  Atualmente, o governo disponibiliza 40 mil vagas para os cursos gratuitos de qualificação profissional e diversas vagas de emprego.

Para se inscrever no Cadastro único, o interessado deve ter renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Se você está dentro desse perfil de renda e ainda não está inscrito no Cadastro Único, será necessário procurar o setor responsável pelo Cadastro Único de seu município ou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em seu município.

Para participar do Progredir, o interessado deverá  estar inscrito no Cadastro Único. Após isso, será necessário acessar o site oficial e se cadastrar. Se o cidadão estiver inscrito no Cadastro Único, o  CPF será identificado pelo sistema no momento do cadastro.

Cadastro

Para fazer o cadastro no Progredir, é necessário ter um e-mail pessoal. Após acessar o site, será necessário clicar em “CADASTRE-SE” e informar o CPF e estado. Além disso, será necessário preencher outros dados, como nome, endereço e telefone. Após concluir o cadastro, o cidadão receberá em seu e-mail/ no e-mail informado um login e uma senha para acessar todas as ofertas do Progredir.

Lembrando que os itens marcados com um asterisco são de preenchimento obrigatório.

Intermediação de mão de obra

O progredir oferece, com objetivo de fornecer autonomia através do emprego e geração de renda, uma ferramenta (digital) que ajuda o interessado a montar o seu currículo. Além disso, o governo disponibiliza vagas de emprego e faz “intermediação” entre o candidato e a empresa.

Com isso, o currículo vai ficar disponível para empresas para que as empresas que ofertam vagas de emprego possam analisar o cadastro do interessado .As instituições possuem acordo com o Plano Progredir e contam com vagas de trabalho no próprio site.

Ao criar o currículo, o cidadão deve verificar se há vagas de emprego na sua região. O programa vai identificar o perfil do candidato e, através sistema, haverá um cruzamento com as vagas disponibilizadas pelas empresas.

Empreendedorismo

No empreendedorismo, o Progredir conta com ações de incentivo ao empreendedor através do Microcrédito Produtivo. Todas as pessoas inscritas no Cadastro Único que já possuem um negócio ou querem começar um negócio podem participar das ações de microcrédito produtivo do Progredir. De toda forma, para que o banco parceiro avalie sua proposta de empréstimo, você deve se cadastrar no Portal do Progredir.

Os incentivos vão até R$ 3 bilhões por ano em microcrédito. Os valores são para famílias cadastradas no Cadastro único. Lembrando que o governo disponibiliza uma assistência técnica e inclusão financeira para os trabalhadores autônomos que estão inscritos nos programas sociais.

Qualificação Profissional

A Qualificação compreende cursos de Educação Financeira; Inclusão Digital; Cursos disponibilizados pelos parceiros em diversas áreas de conhecimento; e Cursos do Pronatec.

Essa área tem por objetivo ensinar como o cidadão pode gastar, poupar, investir fazer um orçamento planejado e com consciência. No Portal Progredir, nessa área estão disponíveis os cursos Gestão de Finanças Pessoais e Educação Financeira nas Escolas.

Para saber quais os cursos gratuitos estão disponíveis, você deve se cadastrar no Portal Progredir. O site é www.mds.gov.br/progredir. Acesse o site e clique em “Novo Cadastro”, preencha o formulário, insira seu e-mail, senha e acesse o Portal Progredir. Ao acessar o Portal, Clique em “Cursos”. Você verá na tela uma lista de cursos gratuitos em oferta em várias áreas de conhecimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.