Governo expulsou 541 servidores em 2015 por práticas ilícitas!

A Controladoria-Geral da União (CGU) informou nesta sexta-feira (8) que expulsou 541 servidores públicos em 2015 por práticas ilícitas na administração pública federal. O órgão ainda informa que em 2014 o número também foi parecido, quando 550 foram expulsos.

Do total de servidores expulsos em 2015, 447 casos se referem à demissão de servidores efetivos, enquanto outras 41 destituições são referentes a cargos em comissão. Também foram cassadas 53 aposentadorias de servidores.

As punições foram aplicadas por órgãos da administração pública federal, sem incluir empregados de empresas estatais, como a Caixa Econômica Federal, Correios e Petrobras.

Motivo maior: Corrupção
Com 332 casos (61,4% das expulsões), a corrupção foi o maior motivo da expulsão. Outras 138 expulsões ocorreram devido ao abandono de cargo, por inassiduidade ou por acumulação ilícita de cargos. A CGU informou que os ministérios do Trabalho, Previdência Social, Educação e Ministério da Justiça tiveram a maior quantidade de expulsões.

Punições aos infratores.
Conforme a Controladoria Geral da União, a depender da infração cometida, o servidor punido pode ficar impedido de ocupar cargo público pelo prazo de cinco anos ou proibido de retornar para o serviço público. Além disso, o servidor expulso fica inelegível por oito anos, nos termos da Lei da Ficha Limpa. A cópia dos processos é encaminhada pela CGU à Advocacia-Geral da União (AGU) para que ela busque ressarcir o prejuízo causado pela irregularidades.

A CGU conta em cada ministério uma unidade do Sistema de Correição da Administração Pública Federal, parte da atuação da CGU no combate à impunidade na esfera administrativa pública.

Estados
De acordo com o relatório da CGU, apenas o estado do Piauí não teve servidores expulsos em 2015. Veja a lista completa:

ESTADOSERVIDORES EXPULSOS
Rio de Janeiro97
São Paulo78
Distrito Federal59
Paraná33
Minas Gerais25
Rio Grande do Sul23
Pará21
Roraima19
Goiás18
Amazonas17
Bahia17
Pernambuco16
Mato Grosso do Sul15
Ceará13
Maranhão12
Paraíba11
Santa Catarina10
Alagoas9
Mato Grosso8
Tocantins8
Rondônia7
Amapá7
Espírito Santo7
Rio Grande do Norte5
Acre4
Sergipe2
Piauí0

 

Comentários estão fechados.