Governo deve abrir um novo concurso público com criação de agência

O Governo Federal pretende criar uma superagência para regular fundos de pensão. A confirmação veio através do ministro da Economia, Paulo Guedes, em entrevista à GloboNews. A ideia é que o novo órgão não tenha ingerência política ou aparelhamento, mas sim autonomia, de forma semelhante ao modelo buscado para o Banco Central. Se sua criação for sancionada, será necessária a realização de um concurso público para compor o quadro de pessoal do novo órgão.

A superagência do governo iria englobar todas as instituições que atualmente cuidam do setor, como as superintendências de Seguros Privados (Susep) e de Previdência Complementar (Previc), que devem ser extintas. Além do controle dessas instituições, a nova autarquia está sendo pensada para ser um embrião para regular um novo mercado que será criado no país, com o regime de capitalização previsto na reforma da Previdência.

Uma fonte da área de economia disse ao ‘O Globo’, que o “o regime de capitalização é um mercado que vai crescer e, como tal, precisará de uma agência que proteja a poupança do trabalhador. Essa fonte acrescentou que é fundamental a criação de um órgão que possa cuidar de um setor em que boa parte dos fundos foi “saqueada”.

O ministro Paulo Guedes citou, durante entrevista, que a atual superintendente da Susep, Solange Paiva Vieira, pode dirigir o órgão. Coincidentemente, a agenda do ministro para segunda-feira (22) prevê uma reunião com Solange. O assunto do encontro não foi informado.

Se criada, nova agência vai assumir atribuições da PREVIC

Atualmente, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) é uma autarquia de natureza especial, dotada de autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, vinculada ao Ministério da Fazenda, com sede e foro no Distrito Federal, tendo atuação em todo o território nacional.

Atualmente, ela faz fiscalização e supervisão das atividades das entidades fechadas de previdência complementar e de execução das políticas para o regime de previdência complementar operado pelas referidas entidades. No entanto, para Paulo Guedes, a instituição “falhou miseravelmente” na sua missão. O ministro ainda reconheceu que houve uma “destruição de recursos”.

Nos últimos anos vários fundos de empresas estatais tiveram problemas apontados pelo Ministério Público e pela Justiça.

Quando os trâmites da criação do novo órgão forem concluídos, o governo vai tomar providências para criar e compor o seu quadro de pessoal. É bem possível que o governo reaproveite servidores de outros órgãos, mas tudo indica que seja necessário ter o próprio quadro de servidores. Logo após sanção da lei que crie as carreiras, os procedimentos de abertura do novo concurso devem ser iniciados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.