Exército vai ter 1.500 vagas para nível médio nos próximos meses!

A Escola Preparatória de Cadetes (EsPCex) e de Sargentos das Armas (ESA) têm expectativa de abrir dois novos editais de concursos públicos nos próximos meses. A expectativa é que os editais sejam publicados com 1.500 vagas, todas voltadas para candidatos com o ensino médio.

A Escola de Sargentos das Armas do Exército (ESA) deve divulgar primeiramente o concurso público (Concurso Exército ESA 2019).De acordo com a própria Escola, o certame, tradicionalmente divulgado com 1.100 vagas, deve ser publicado em fevereiro. As oportunidades deverão ser destinadas as áreas Geral Masculino (910), Geral Feminino (100), Saúde (60) e Música (40). Uma novidade, é que o certame deste ano contará com a matéria de inglês.

“No sentido de auxiliar no preparo intelectual dos candidatos, haja vista a homologação do Edital referente ao Concurso de Admissão 2019 aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos 2020/21, está prevista para o mês de fevereiro de 2019, a Escola de Sargentos das Armas informa que será adicionada a matéria “INGLÊS” no Exame Intelectual”, diz o comunicado divulgado.

Para concorrer a uma das vagas no Concurso Exército ESA, o candidato deverá: ter concluído o ensino médio; possuir, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade, com exceção das áreas de Saúde e Música, cuja idade máxima será de 26 anos até o término da matrícula; ter no mínimo 1,60m de altura se do sexo masculino ou 1,55m se do sexo feminino e não ser oficial ou aspirante-a-oficial na ativa das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares são requisitos para participar do certame.

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército tem expectativa de abrir um novo concurso público (Concurso Exército EsPCEx 2019) ainda neste semestre. Tradicionalmente, a instituição publica um novo edital entre os meses de abril e maio. Os editais são divulgados anualmente, com a aplicação das provas do exame intelectual em diversos estados. O edital deve ser divulgado com mais de 400 vagas. As oportunidades são para nível médio.

Para ingresso, o candidato deverá: ser brasileiro nato; possuir cédula de identidade civil ou militar; possuir comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF); possuir idade de, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22 (vinte e dois) anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFO/LEMB; se menor de 18 (dezoito) anos, estar autorizado por seu responsável legal a submeter-se ao PS e, caso seja aprovado e classificado nas vagas estabelecidas, a ser matriculado no CFO/LEMB. Além disso, para matrícula no curso, o candidato do sexo masculino deverá ter, no mínimo, 1,60 m (um metro e sessenta centímetros) de altura, sendo que esta limitação não se aplica ao candidato com até 16 (dezesseis) anos de idade, desde que possua a altura mínima de 1,57 m (um metro e cinquenta e sete centímetros) e exame especializado revele a possibilidade do crescimento; se do sexo feminino, ter, no mínimo, 1,55 m (um metro e cinquenta e cinco centímetros) de altura.

O Concurso Exército ESA 2019

concurso ESA 2019 será composto por:

a) Exame intelectual (prova objetiva) de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos inscritos; As avaliações abordarão questões de matemática, inglês (novidade), português, história e geografia do Brasil, teoria musical (somente para candidatos da área música) e conhecimentos específicos de Enfermagem (somente para os candidatos da área de saúde).

b) valoração de títulos, de caráter classificatório, da qual participarão apenas os candidatos aprovados no EI que possuam títulos. ( candidato(a) que não entregar títulos não será eliminado(a) e participará normalmente das etapas subsequentes do CA.

c) Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório, para os candidatos de todas as áreas. Esta inspeção se destina aos aprovados no exame intelectual e classificados(as) dentro das vagas destinadas à área, bem como aos(às) incluídos(as) na majoração que forem convocados(as) pela ESA para continuarem no CA;

d) exame de aptidão física (EAF), de caráter eliminatório, para os(as) candidatos(as) de todas as áreas, aprovados(as) no EI e aptos na IS.

e) exame de habilitação musical (EHM), de caráter eliminatório e classificatório, para os(as) candidatos(as), da área Música, aprovados(as) ou aptos(as) nas etapas anteriores e convocados(as) para este exame prático.

Último edital foi divulgado em 2018

O último edital foi divulgado em 2018, quando contou com  1.100 vagas no Curso de Formação de Sargentos, sendo 1.010 vagas para área Geral/Aviação (910 masculino e 100 feminino), 30 para área de Música e 60 para a área da Saúde. As provas foram aplicadas no dia  29 de julho.

O certame registrou aproximadamente 94.000 candidatos inscritos no Concurso de Admissão 2018 aos Cursos de Formação de Sargentos 2019-20. A concorrência para cada área ficou da seguinte maneira:

– 75 candidatos/vaga para a ÁREA Geral/Aviação (Masculino);

– 171 candidatos/vaga para a ÁREA Geral/Aviação (Feminino);

– 78 candidatos/vaga para a ÁREA Música;

– 93 candidatos/vaga para a ÁREA Saúde.

De acordo com o edital de concurso ESA 2018, as 1.010 vagas para área Geral/Aviação foram distribuídas entre as especialidades de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Material Bélico – Manutenção de Viatura, Material Bélico – Manutenção de Armamento, Material Bélico – Mecânico Operador, Material Bélico – Manutenção de Viatura Blindada, Manutenção de Comunicações, Topografia, Intendência e Aviação – Manutenção.

Já as 30 vagas da área de Música foram destinadas as especialidades de Clarineta (7 vagas), Fagote em dó/Contra-Fagote em dó (1 vagas), Flauta em dó/ Flautim em dó (1 vaga), Oboé em dó/ Corne-inglês (1 vaga), Saxhorne (2 vagas), Saxofone (3 vagas), Tuba (3 vagas), Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda (2 vagas), Trombone Tenor/ Trombone Baixo (4 vagas), Trompa (1 vaga) e Trompete/Cornetim/ Flueghorne (5 vagas).

Por fim, as 60 vagas restantes serão destinadas para área da saúde, todas elas destinadas ao curso de Técnico em Enfermagem.

Concurso Exército EsPCEx 2019

O aluno receberá, durante o curso, vencimento mensal, além de assistência médica, odontológica e psicopedagógica. Após ser considerado Aspirante-a-oficial, primeiro posto da carreira logo após a conclusão da AMAN, receberá aproximadamente R$ 6.993,00.

O concurso deve contar com as seguintes etapas:

1º Primeira etapa: Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada por todos os candidatos.

2º Segunda etapa, composta das seguintes fases:

I – Inspeção de Saúde (IS): de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelos candidatos aprovados no EI (classificados e majorados, quando convocados pela EsPCEx);

II – Exame de Aptidão Física (EAF): de caráter eliminatório, a ser realizado apenas pelos candidatos aprovados no EI e na IS;

III – Avaliação Psicológica (Avl Psc): de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelos candidatos aprovados no EI, e aptos na IS e no EAF;

IV – comprovação dos requisitos para a matrícula: de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelos candidatos aprovados no EI, na IS, no EAF, na Avl Psc e classificados dentro do número de vagas previstas na portaria do Estado-Maior do Exército (EME);

Os candidatos convocados para as vagas reservadas, que se autodeclararam pretos ou pardos, conforme o previsto na Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014, serão submetidos a uma comissão específica para verificação da veracidade da declaração supracitada.

O Exame intelectual é composto de provas escritas, realizadas em 2 (dois) dias consecutivos, com duração de 4 horas e meia em cada dia, e aplicadas a todos os candidatos inscritos, possuindo os seguintes módulos:

I – 1º dia – módulo aplicado em um único período de tempo, sem intervalos, composto das provas de Português (com 20 questões objetivas e peso 2), de Redação (questão discursiva), de Física (com 12 questões objetivas e peso 1) e de Química (com 12 questões objetivas e peso 1);

II – 2º dia – módulo aplicado num único período de tempo, sem intervalos, composto das provas de Matemática (com 20 questões objetivas e peso 2), de Geografia (com 12 questões objetivas e peso 1), de História (com 12 questões objetivas e peso 1) e de Inglês (com 12 questões objetivas e peso 1).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.