Estude Menos

Será que para ser aprovado em concursos públicos você precisa estudar muitas horas ao longo do dia?

Será que para ser aprovado em concursos públicos você precisa estudar muitas horas ao longo do dia? Vejamos algumas considerações a respeito da importância de estudar menos e melhor.

Quebre a sua sessão de estudos: Os estudos indicam que depois de um determinado período, a sua concentração começa a cair, sendo assim, não estude por horas a fio, sem interrupções. Crie o hábito de quebrar seu estudo para descansar ainda que seja por 15 minutos.

O tempo de pausa revigora e otimiza o estudo refrescando o cérebro do peso das informações. Você pode utilizar, por exemplo, a técnica do Pomodoro, que seria estudar por 25 minutos, e, pausar 5 minutos. Ou, você mesmo pode criar o seu tempo ,mas faça pausas para descanso do corpo e da mente.

Tenha um local exclusivo de estudos:  Escolha um local especifico para estudo, para que o cérebro assimile o local, com o estudo. Não estude deitado, e, nem com material inadequado. Quanto mais você se preparar para seu momento de estudo, mais o cérebro irá assimilar o estudo com algo bom, e você não irá desanimar, sendo cada vez mais produtivo.

Estudo ativo: Estude de forma produtiva, seja resumindo, ensinando, escrevendo, criando mapas mentais. O estudo ativo ativa a memória, fazendo com que as o conteúdo estudado seja guardado. Não adianta assistir horas de aula, e ler conteúdos imensos, se você não repassar o conteúdo estudado, ainda que seja, em revisões constantes.

Use mnemônicos:  A enorme quantidade de conteúdos dos concurseiros, por vezes, não podem ser guardadas pelo cérebro, sendo assim, o uso de mnemônicos auxilia o cérebro a guardar informações em menos tempo.

Saiba usar os métodos de estudos a seu favor, não estude horas a fio, sem nenhuma produtividade. O estudo efetivo não se dá pela quantidade de horas, mas pela constância, e pelo estudo ativo. Estude menos e melhor!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.