Enem: Inep publica nova cartilha de redação

“A redação no Enem 2020 – Cartilha do Participante”, documento que exibe todo o panorama sobre os critérios de avaliação da redação do Exame Nacional do Ensino Médio foi lançada nesta quarta-feira (30). A publicação ocorreu pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Trata-se de uma nova edição da cartilha, constando também as normativas referentes aos participantes surdos, com deficiência auditiva ou dislexia.

Para quem está cheio de dúvidas em relação à redação do Enem, considerada parte mais complexa da avaliação por muitos, a cartilha pode trazer inúmeros dados importantes.

Entre os conteúdos há as maneiras do candidato estruturar o texto. Além disso, expõe todos os critérios considerados na hora de realizar a correção.

Formato redação do Enem

Lembrando que a redação do Enem tem como exigência a escrita no formato de prosa, do gênero dissertativo-argumentativo. De modo geral, os temas propostos possuem cunho social, científico, cultural ou político.

Na redação do Enem o participante deverá defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual, de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Importante lembrar que os participantes que optaram por realizar a versão digital do exame, o Enem Digital, farão a redação no mesmo formato da versão impressa.

Correção

A cartilha mostra que as redações do Enem têm a avaliação realizada de acordo com cinco competências. Assim como especifica o que espera-se do candidato em cada uma dessas competências. A nota pode chegar a mil pontos, mas o estudante também pode ter nota zero.

A publicação apresenta quais as razões que podem zerar a nota como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Veja aqui um post que ajuda a entender melhor – Redação do Enem: O que você precisa saber sobre a competência 1

Enem 2020

Em razão da pandemia do novo coronavírus, as provas do Enem precisaram sofrer um adiamento. Assim, acontecerão nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa), assim como nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).

A saber, a prova conta com 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Além disso, há a redação explorada neste artigo.

Acesse a cartilha nova da redação do Enem clicando aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.