Enem 2020: Gabarito já pode ser conferido no site oficial

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi divulgado nesta quarta-feira (27) no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Aqueles que realizaram as provas podem acessar o portal para conferir os resultados corretos. Assim os candidatos têm um panorama do desempenho no exame e podem já analisar como poderão utilizar a nota.

A saber, esse gabarito é relativo ao Enem impresso, aplicado nos dois últimos domingos, dias 17 e 24 de janeiro. Essa versão contou com questões objetivas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. Além disso, houve uma prova de redação, que pediu um texto dissertativo-argumentativo.

Vale dizer que o gabarito não significa a nota oficial do Enem. A partir dele o candidato pode ver quantas perguntas acertou e quantas errou.

Sistema de correção do Enem

Lembrando que a correção do Enem tem uma certa complexidade e não avalia somente erros e acertos. De acordo com a organização do exame, utiliza-se o chamado TRI (teoria de resposta ao item), que estuda a coerência do participante em toda a prova, considerando também as dificuldades nas questões.

Esse sistema pode levar em conta, por exemplo, se o candidato chutou questões, partindo do princípio de sua média de acertos em questões difíceis. Afinal, aqueles que acertam a maioria das mais complexas, devem também ter acertado as fáceis. Quando isso não ocorre entende-se que teve incoerência.

Resultado sai em março

Quanto aos resultados finais, a divulgação acontece no dia 29 de março. Além disso, os candidatos poderão ver quanto tiraram na redação. Entretanto, ainda não há uma data oficial para sair a versão detalhada da correção da dissertação, algo que costuma deixar todos bem apreensivos.

Nos próximos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro acontecerá a aplicação do Enem digital. Também presencial, mas com as respostas dos cadernos de prova incluídas em computadores instalados nos locais, estima-se que essa versão também sofra com um grande número de abstenções.

A saber, quem faz o Enem e consegue uma boa pontuação pode conseguir uma vaga no ensino superior tanto público quanto privado por meio de concessão de bolsas ou programas de financiamento. Além disso, há projetos que visam facilitar o ingresso dos brasileiros na educação superior no exterior, como Portugal, por exemplo.

Acesse aqui o site oficial do Inep para conferir o gabarito do Enem 2020.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.