Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

EDITAL de Investigador 2019 autorizado com 900 vagas e salários de até R$ 4.741,59!


A Polícia Civil já prepara abertura de concurso para preenchimento de 900 vagas no cargo de Investigador no Estado do Mato Grosso. A Secretaria de Segurança Pública informou que o concurso, já autorizado pelo ex-governador, Pedro Taques, está sendo preparado com todo o cuidado para respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso, a pasta informou que o processo de abertura do certame já está na gerência de Planejamento de Pessoal da Secretaria de Estado de Gestão.

Os diretores da Polícia Judiciária Civil se reuniram com o secretário de Segurança Pública,Gustavo Garcia Francisco, e o ex-governador de Mato Grosso para apresentar breve balanço das atividades desenvolvidas pela Polícia Civil de Mato Grosso durante o ano de 2017. No encontro, foi pontuado a necessidade de reposição do efetivo da Polícia Civil, diante do número de policiais que estão aptos a se aposentar, cerca de 150, além de mais de 100 que já se aposentaram.

O concurso Polícia Civil PC/MT 2019

Para concorrer a uma das vagas no concurso da Polícia Civil PC-MT 2019 o candidato deverá ter nível superior completo. Além disso, será necessário ter carteira de habilitação na categoria ‘B’, ‘C’ ou ‘D’ para concorrer ao cargo de Investigador O salário deve girar em torno de R$ 4.741,59.

O cargo de Investigador terá missão de I – proceder à coleta e análise de dados, informações e conhecimento de interesse da investigação policial, em assessoria e sob designação da autoridade policial; II – proceder, na ausência da autoridade policial, os devidos encaminhamentos aos procedimentos policiais nas tarefas que não 4 forem privativas da autoridade policial; III – assinar por ordem, documentos que não sejam privativos da autoridade policial, dispostos em instrução normativa do Conselho Superior de Polícia; IV – proceder, mediante determinação expressa da autoridade policial, às diligências e investigações policiais com o fim de coletar provas para a elucidação de infrações penais e respectivas autorias, estabelecer causas e circunstancias, visando à instrução dos procedimentos legais, emitindo relatório circunstanciado dos atos realizados; V – realizar intimações e notificações; VI – assessorar estudos para a execução de projetos de organização e reorganização na área policial; VII – efetuar prisões em flagrante e arrecadar instrumentos relacionados à prática de infrações penais, de acordo com as disposições legais; VIII – cumprir mandados judiciais de prisão, de busca e apreensão, de sequestro de bens entre outros; entre outras tarefas.

Último Concurso PC MT

O último concurso da Polícia Civil/MT aconteceu em 2012. As avaliações objetivas contaram com 70 questões, Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa), Conhecimentos Gerais (Ética e Filosofia, Atualidades História e Geografia de Mato Grosso) e Conhecimentos Específicos (Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo, Constitucional, Penal e Processual Penal, Organização e Estatuto da Polícia Judiciária Civil/MT).

Cada questão da prova objetiva foi composta de cinco opções (A, B, C, D e E) de múltipla escolha. O candidato deverá assinalar uma única alternativa como resposta, de acordo com o comando da questão.

Além das provas objetivas, os inscritos foram avaliados por títulos, exame de saúde, teste físico, avaliação psicológica e investigação social. A validade do concurso foi de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Sobre a Polícia Civil do Mato Grosso

A história da polícia no Estado, como em todos os outros, sofreu influência direta do que ocorria no mundo ocidental. Ressalta-se que a capitania de Mato Grosso foi criada em 1748, mas apenas em 03/03/1753 foi instituída a companhia de Ordenança de Homens Pardos com efetivo de 80 pessoas.

Após a Independência do Brasil, a Carta Magna de 1824 normatizou a formação de posturas policiais em suas províncias. Naqueles dias o juiz de paz tinha também atribuição de polícia. Em 1835, com a formação da Assembléia Legislativa Provincial, foi criada a polícia com a denominação de “Homem do Mato”, com o fim precípuo de substituir a guarda municipal de Cuiabá, porque muitos dos seus membros faziam parte da Rusga. Com a reforma do Código de Processo Criminal em 1841, separaram-se as funções policiais da justiça, passando aquelas aos Chefes de Polícias e aos Delegados.

A polícia civil em Mato Grosso é criada em 24/05/1842, por portaria do Presidente da Província, sendo escolhido, politicamente, seu Chefe de Polícia, dentre os desembargadores, juízes de direito, subdelegados e cidadãos, uma vez que era obrigatória sua aceitação. Com a República a polícia no Estado foi reestruturada por meio do Decreto nº 08, de 26 de outubro de 1891, após este período. Após a segunda República, a polícia se volta mais para proteção dos patrimônios públicos. E com o advento das duas guerras mundiais não se registra mudanças relevantes na organização.

Leia Também:

top planilha
25 Comentários
  1. Maurício Diz

    Grande bosta

  2. Shirley Soares Pereira Diz

    De fato, o concurso faz-se necessário. Foram fechadas mais de 10 delegacias no Mato Grosso por falta de efetivo. Porém, não há autorização formal para dar procedimento às etapas do concurso. Foi uma promessa do governo anterior. O atual governo, no início deste ano, decretou estado de calamidade financeira no estado, alegando que o governo anterior teria o deixado quebrado (jogo político). Mas continuem estudando. Saia este ano ou não, é bom estar preparado. Ahhh, e o último concurso da policía civil do mato grosso não foi em 2012, e sim em 2014, juntamente com o da policía militar.
    Desejo a todos muita determinação nos estudos e boa sorte no concurso! Acredito que lá para o final de 2020 ele saia.

  3. odete virgínia Diz

    Boa tarde!
    Tantas conversas paralelas,que estou quase desistindo de prestar concurso para investigadora.Porque uma hora é porque é notícia antiga,outra hora é porque o ano de 2019 vai começar,2019 está quase terminando.
    Já estou passando da idade de prestar esse concurso de investigadora e não vejo nenhuma seriedade mais nessas notícias,vou me desligar desse sai-te agora.

  4. marino Diz

    E necessário ter concluído o ensino superior para fazer o concurso de investigador. Ou pode fazer o concurso e cursado o ensino superior.

    1. Disney Diz

      Nível superior

    2. Patrícia Diz

      Necessário comprovar após a aprovação, na entrega dos documentos para a nomeação .

    3. Maria Silva Diz

      Tem que ter ensino superior.

  5. Mauro Dantas de Souza Diz

    Trabalhei no condomínio residencial rio da Prata 3 anos e 7 meses de porteiro varia as ruas do condomínio regava as plantas jogava os lixos no contene ficarei muito grato e feliz pela oportunidade obrigado

  6. João Diz

    Esse é um dos mais aguardado!

  7. Elder Diz

    Parabéns

  8. Tiago Budoia Diz

    A noticia é um pouco antiga.. O Governador não é o Pedro Taques (Mauro Mendes). Acredito que não irá sair tão cedo…

  9. CURSO DE ASSISTE VIRTUAL Diz

    Olá! Gosto muito de seus artigos, sempre com novidades para agradar as pessoas, parabéns.

    1. ROGACIANO SEVERINO SOUSA SILVA Diz

      Em São Paulo tem previsão quando vai abrir

  10. Sayure D. Santos Diz

    Opa! muito bom seu artigo, já até me inscrevi no seu Blog. Aproveita e dá uma passada no meu artigo também, acredito que será muito útil. Grata!!

  11. Jaime Diz

    O novo governo decretou estado de calamidade. A probabilidade de abrir concurso no Estado é zero. Falta de respeito do site ficar postando coisa apenas no intuito de vender cursos.

  12. SÓ PESCA Diz

    Muito bom seu site / Blog. Vou continuar seguindo os conteúdos e dicas aqui. Obrigado por compartilhar, está me ajudando muito.

  13. lucas Diz

    gostei do site parabéns pelo conteudo.Vou acompanhar suas postagens toda semana. abraços

  14. Walerf Duarte Diz

    Acho de uma maldade do caramba ficar só repostando notícia antiga, essa conversa tá rodando desde 2016, estamos indo pra 2019, o governador de MT não se reelegeu, teremos outro, não vai sair concurso esse ano, então não tem relevância nenhuma o que disse secretário ou governador já que o ano acabou, e o mandato dele tá no fim. Já saiu em outros locais que não iria sair esse ano o concurso, mas é o interesse em vender cursos que faz essa atitude ridícula continuar, muda uma coisa aqui ou ali e reposta, como se fosse iminente.

    1. Luzinete Diz

      . meu nome é Luzinete e sou de umuarama Paraná e gostaria muito de participar do processo dssse concurso

  15. Allan Diz

    Chance nenhuma de sair.

  16. Augusto Diz

    Boa tarde, tem previsão de concurso para polícia civil e militar pra 2019 para o Estado de Rondônia? Obg

  17. Odete Virgínia Diz

    Moro em Itaquaquecetuba,quem está cursando o nível superior,
    em campo de estágio Assistência Social,pode prestar esse concurso?

    1. ROGÉRIO CASTRO Diz

      SIM. PODE

  18. Alan Segóvia Moreira Diz

    Post antigo
    MT está quebrado $$$
    Sem espectativa do concurso da Civil

  19. Gilmar Diz

    Vai ter redação neste concurso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.