Dicas de português: 5 erros que você deve evitar

Qualquer exame que exija uma resposta discursiva ou uma redação, por exemplo, tem entre os critérios de avaliação a ortografia correta das palavras e a observância das regras gramaticais. No entanto, as pessoas estão cada vez mais habituadas a escrever por meio de um dispositivo digital, como computador ou celular, e contam com a assistência de corretores automáticos. Apesar de isso ter um lado positivo, gera também menor atenção no momento da escrita. 

Nos exames, não é possível contar com o suporte do computador, então, é preciso ter a atenção redobrada para evitar cometer erros de escrita que tanto prejudicam o texto. Pensando nisso, apresentamos 5 erros muito comuns que você deve evitar em contextos formais de escrita. Confira!

1. “Tem” ou “têm”

Em primeiro lugar, trazemos um erro clássico de acentuação, que pode ser visto como erro gramatical. Enquanto o “tem” sem acento é o verbo ter conjugado na 3ª pessoa do presente do indicativo no singular, o “têm” com acento indica o mesmo verbo conjugado na 3ª pessoa do plural. Como na oralidade não há diferença de pronúncia, muitas pessoas confundem esses usos na escrita. Veja exemplos de usos corretos: 

Bianca, Maísa e Carlinhos têm muito em comum.

Ele tem apenas um carro velho.

2. “Para mim fazer”

Nesse caso, o erro reside no fato de associar o pronome “mim” ao verbo logo em seguida. A palavra “mim” é classificada como um pronome oblíquo, desse modo, deve ser usada sempre como complemento do verbo. Assim sendo, não se deve colocar verbo após “mim”. Veja como usar corretamente:

Ele fez isso para mim.

Para eu fazer todo o trabalho.

3. “Há muitos anos atrás”

Para muitos, esse é apenas um problema de redundância. No entanto, para muitos gramáticos, consiste em um erro. Aqui temos duas palavras que indicam tempo passado “há” e “atrás”. Desse modo, o correto seria suprimir um desses elementos para que a frase fique correta:

Ele se mudou há muitos anos.

4. “Entre eu e você”

De acordo com a norma padrão, o correto após uma preposição é usar um pronome oblíquo, de modo que a frase “entre eu e você” está incorreta do ponto de vista da gramática tradicional, pois “eu” e “você” são pronomes pessoais do caso reto. Então, o correto seria: Entre mim e ti.

5. “Há” ou “a”

Por fim, o último dos 5 erros é um dos mais recorrentes. Enquanto “há” indica tempo decorrido, “a” faz referência a uma distância ou a um momento no futuro. No entanto, por conta da mesma pronúncia, muitos acabam confundindo os usos na escrita. Veja exemplos de como empregar ambas as palavras corretamente:

Estou triste dias, desde a última sexta-feira.

Viajarei daqui a dez dias / O clube fica a 400 metros do cinema.

E aí? Gostou das dicas de português? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.