Dicas de gramáticas para estudar para Concursos Públicos

A Língua Portuguesa, se não for bem conhecida formalmente pelos candidatos, pode se tornar uma das maiores vilãs em provas de concursos públicos, portanto, trouxemos algumas dicas de gramaticas para estudar português para as provas.

Os assuntos de português nos exames de concursos não são tão complicados quanto parecem. Contudo, a prova de português continua sendo a que mais reprova os candidatos, por falta de conhecimento formal sobre a língua.

É necessário ter em mente que a máquina pública, da qual você quer ser funcionário, tem o português como uma das ferramentas mais utilizadas cotidianamente.

Desse modo, torna-se indispensável conhecer a modalidade formal da língua, além de, obviamente, dominar a escrita formal.

Nesse sentido, as gramáticas, que apresentam os usos formais e as regras para a escrita normativa da língua, podem ser grandes aliadas daqueles que precisam melhorar sua escrita e aprofundar seu conhecimento quanto a diversos assuntos de português. Como, por exemplo, regência verbal e concordância verbal e nominal.

Cinco gramáticas para estudar para concurso

1. A Gramática para Concursos Públicos

A gramática de Fernando Pestana, o professor de Língua Portuguesa, foi especialmente desenvolvida pelo autor com o objetivo de alcançar pessoas que estão se preparando para concursos públicos.

Desse modo, além de todo conteúdo gramatical, o autor apresenta as diferenças das principais bancas examinadoras e questões com gabarito.

2. Nova Gramática do Português Contemporâneo

Apesar de não ter sido feita especialmente para concurseiros, esta obra de Celso Cunha, gramático renomado, é uma ótima dica de estudo. Pois possui conteúdo completo, além de ser referência de muitos editais.

3. Gramática Normativa de Língua Portuguesa

A gramática de Rocha Lima é dividida em quatro partes. São elas fonética e fonologia, morfologia, sintaxe e rudimentos de estilística e poética. 

Muito utilizada e recomendada nos cursos de graduação de Letas, esta é uma das obras mais confiáveis, e servirá não só para concursos, mas para se preparar para diversos outros exames, como vestibular e Enem.

4. Gramática Fácil

A Gramática Fácil, de Evanildo Bechara, é uma obra que sai mais barato para quem está com pouca verba. Além disso, serve para dar aquela boa revisada na reta final.

Possui linguagem simples e direta e responde as principais dúvidas dos leitores sobre os principais tópicos do português. 

5. Gramática Completa Para Concursos e Vestibulares 

Por fim, temos mais uma obra direcionada para concursos e vestibulares. Com linguagem simples, o seu autor, Nilson Teixeira de Almeida, apresenta os principais assuntos de gramática para concursos e vestibulares.

Além disso, a obra é completamente adequada ao Novo Acordo Ortográfico.

Escolha uma ou duas dessas gramáticas da Língua Portuguesa e foque na aplicação dos conhecimentos treinando sua escrita e, também, respondendo questões dos concursos que aconteceram recentemente. Desse modo, você garantirá melhor resultado.

Gostou das nossas dicas de gramáticas para estudar? Deixe seu comentário.
Veja questões de gramática comentadas

Concordância verbal e nominal: aqui
O uso da crase em concursos públicos: aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.