Dica NC: Como os gatilhos mentais ajudam na rotina de estudos?

Conheça os melhores gatilhos mentais para concurso público

Quem nunca sofreu um “branco”, que atire a primeira pedra. O que muitos concurseiros acabam sofrendo é um problema fácil de ser resolvido, você sabia?
Este tipo de bloqueio que é sofrido na metade da prova tem solução, e existem técnicas incríveis para auxiliar você nisso. Embora não possamos entender tudo que nos convém do nosso cérebro, existe técnicas para melhorar a memorização e desta forma otimizar os estudos.

Uma das técnicas mais infalíveis e que funciona é conhecida como: Gatilhos Mentais.
Em primeiro lugar, antes de explicarmos sobre a relevância do termo acima, precisamos desmistificar a ideia, de que só quem estuda por muitas horas pode memorizar algo. Isso irá depende de cada pessoa e perfil.
Basicamente, nossa memória é baseada em prática e repetição. Ou seja, a famosa frase “a prática leva a perfeição”, faz todo sentido Vamos juntos aprender sobre gatilhos mentais e a importância deles na rotina de estudos?

O que são Gatilhos Mentais?

Os gatilhos mentais podem ser entendidos como atalhos para o processo de
pensamento do nosso cérebro.

Ele, está a todo tempo tomando decisões importantes. Ele sabe automaticamente o que vamos comer e vestir, pois trabalha de forma repetitiva todos os dias. Os gatilhos mentais funcionam como um atalho então, nas ações do dia-a-dia.

Quais são os tipos de gatilhos mentais?

Cada temática e cada ação de um gatilho mental, possui um nome específico. De maneira geral, os gatilhos resumem-se em instintos, memórias e repetições. Eles são parceiros na hora de estudar para concursos públicos.
Por isso, vamos mostrar quais os melhores gatilhos que podem ser usados na rotina diária do concurseiro.
Basicamente, os gatilhos precisam ser treinados e é preciso avaliar o perfil de cada pessoa, para saber qual melhor se encaixará.
Vamos falar sobre os mais usados para a memorização em concursos públicos, logo abaixo. Acompanhe!

Como aplicar os gatilhos mentais ao estudo?

Alguns gatilhos mentais são fundamentais no processo de memorização. Eles são capazes de criar associações mais duradouras, e desta forma preparar o cérebro para usar de atalhos no momento da prova.
Para uma prova eficiente, os gatilhos mentais devem ser alinhados a muito estudo e dedicação, promovendo um conjunto de ações extremamente eficazes.

Os melhores gatilhos mentais para concurso público

1. GATILHO DA ANTECIPAÇÃO
O gatilho da antecipação trabalha com o instinto motivacional. Ele impulsiona as decisões de estudo e cria expectativas em relação ao futuro.
Ou seja, ele te faz imaginar aprovado. O fato de você já estar lá, desfrutando da sua conquista, te dá vontade de chegar mais longe, e rápido.
Para que este gatilho seja atuante na sua rotina de estudos, escolhe frases e imagens motivacionais, e que estejam ligadas ao seu objetivo, ou seja a aprovação.
Um post-it na sua mesa, wallpapper de celular, tudo isso ajuda muito. Coloque sempre em lugares que você está sempre de olho, faça seu cérebro te lembrar sempre sobre o quão gratificante será a conclusão do seu objetivo.
Algumas informações adicionais nesta situação também funcionam como gatilho mental. Por exemplo, colocar o salário do cargo almejado ou a carga horária.

2. GATILHO DA NOVIDADE
Aquelas matérias que você não consegue gravar de jeito nenhum, pode ser tratada como um gatilho de novidade.
O principal estímulo do nosso cérebro, é o recebimento de novidades. Por consequência, sempre que nos subtemos a novas sensações e informações, o cérebro é estimulado a produzir novas conexões neurais, e assim, amplia a capacidade de armazenamento de nossa memória.
Ou seja, quando mais novidades temos, maior a nossa bagagem de conhecimento. Isto acontece, porque novas conexões no cérebro, aumentam a liberação de dopamina, que é responsável pelo prazer.
Desta forma, assimile as matérias como novidades e o seu cérebro quebrará a resistência das mesmas, e fará com que a memorização seja mais fácil e adequada. O gatilho da novidade funciona muito bem com cursos online, onde as aulas são produtivas, e sempre trazem novidades, que nos motivam e nos fazem querer estudar
ainda mais.

3. GATILHO DA ESCASSEZ
Este gatilho tem por objetivo compreender que uma prova perdida não é fracasso, mas sim uma oportunidade de te fazer passar na próxima.
Ou seja, é refletir que aquele não era o momento certo para aprovação, e este, ainda está por vir. Isto te dá a chance de aproveitar ainda mais outras oportunidades.

4. GATILHO DA RAZÃO
O gatilho da razão consiste em não deixar a emoção interferir no processo de decisão na hora da prova.
Ou seja, é necessário eliminar as dúvidas relacionadas com as informações que permanecem no seu cérebro. Evitar ansiedade e nervosismo. O gatilho da razão é um forte aliado da memorização.

5. GATILHO DA AUTORIDADE
Este gatilho está inteiramente ligado a confiabilidade dos seus estudos. Ou seja, você precisa confiar na sua fonte.
Se você está aprendendo com autoridades no assunto e confia no seu mestre, vai estar calmo porque sabe que fez a coisa certa.

6. GATILHO DA SEGURANÇA
A segurança aumenta as chances de resultado. Por isso é importante que você seja seguro de si mesmo. Sabe como?

Reserve provas em que você foi bem, materiais em que você se dá melhor, exercícios que você resolveu com maestria. Veja que você é capaz e determinado. Invista e
confie em você!

7. GATILHO DA AFINIDADE
Esse gatilho se resume em: não poder odiar nenhuma matéria! Desta maneira, você estará ciente que sem aquela determinada matéria, não será possível a aprovação.
Ou seja, nada de inimizades. Todo o caminho te levará a aprovação, por mais difícil que seja, é necessário.

8. GATILHO DA VISUALIZAÇÃO
A visualização é uma das principais aliadas da nossa memória. Tudo que associamos fica muito mais fácil ao nosso cérebro.
Tudo é fundamental nesta hora: imagens, folhas, blocos, textos, resumo, etc. Por isso, associe sempre seus estudos a conhecimento físico, ou seja, que foi repassado ou que é algum material. Visualize e memorize!
Você conseguiu observar que cada gatilhos serve para um determinado perfil? Muitas vezes, você não sentiu confiança em todos, desta forma, pode apegar-se a apenas um e incluí-lo na sua rotina de estudos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.