Curva do Esquecimento: Você sabe como Funciona?

Aprenda o que é a curva do esquecimento e como driblar a curva com o método correto.

O filosofo Hermann Ebbinghaus foi o responsável pelo estudo da curva do esquecimento, curva esta, que faz referência ao método do aprendizado.

FUNCIONAMENTO DA CURVA

Imagine uma curva, e, nela estará o seu primeiro dia de aprendizado, nesse primeiro dia, você estará no pico do seu conhecimento, ou seja, 100%.

Ao longo dos dias, a curva do esquecimento irá regredir, tendo em vista que ao longo dos dias, o conhecimento adquirido tende a ser esquecido.

Uma semana após, você estará com uma retenção de 60% do conteúdo estudado na semana anterior.

Um mês após, os estudiosos mais otimistas, acreditam que ainda podemos ter a retenção de 20% do conteúdo assimilado no mês anterior.

Dois meses após, você estará com a retenção mínima de 20% do conteúdo estudado nos meses anteriores.

Na prática, o concursando após estar diante de um edital, começa a estudar os pontos pertinentes a prova meses antes, e, no dia da avaliação, já esqueceu tudo aquilo que foi estudado, e, é nesse ponto que o entendimento da curva do esquecimento se faz extremamente relevante.

COMO DRIBLAR A CURVA DO ESQUECIMENTO?

A curva do esquecimento se fortalece com o tempo que o estudante usa para estudar, sendo assim, quanto mais ele estuda determinado conteúdo, mais a curva se enfraquece.

O método para driblar a curva do esquecimento, é, a revisão, que já citamos aqui em artigos anteriores.

Nesse sentido, para driblar a curva com precisão, é importante fazer revisões 4/7, ou seja, após 4 dias de estudo, e, após 7 dias de estudo, pois, quando o estudante revisa o conteúdo, a curva volta ao pico de 100% de conteúdo.

Sendo assim, na terceira revisão constante, a curva tende a não regredir com tamanha precisão novamente, daí a importância da revisão na absorção dos conteúdos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.