Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Cota PIS sofre nova correção e aumento do valor pago aos trabalhadores


Os trabalhadores vão possuir uma correção no PIS/PASEP, seja do setor público ou privado. Agora, os cidadãos empregados terão uma uma correção maior acerca do valor das cotas do benefícios. De acordo com informações do governo, os valores tiveram uma correção de 4,917% após o primeiro dia útil posterior aos pagamentos realizados no dia 30 de junho.

Os trabalhadores do setor privado que desejarem saber se possuem direito ao reajuste, deverão entrar no site oficial da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br/cotaspis), enquanto os servidores públicos deverão acessar o site oficial do Banco do Brasil ((www.bb.com.br/pasep).

topapostilas.com.br

Segundo o Tesouro Nacional, os valores reajustados já podem ser consultados através dos sites de bancos pagadores. As cotas são destinadas para quem ainda não sacou os recursos e quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 1988.

Assim como aconteceu no governo de Michel Temer, o governo de Bolsonaro também tem expectativa de liberar o saque dos rendimentos anuais. “Vamos liberar PIS/Pasep, FGTS, assim que saírem as reformas”, disse o ministro. Questionado sobre se a liberação incluiria contas ativas, o ministro confirmou. “Inativas e ativas. Cada equipe está examinando isso. Nós não batemos o martelo ainda, mas todas as equipes estão examinando isso,” disse o ministro da Economia, Paulo Guedes.

A valorização total, de 4,91%, foi calculada com base na fórmula sobre o saldo de cada participante do programa, que leva em conta: 0,6% referente a reserva para ajuste de cotas, 0,667% de atualização monetária, 3% de juros, 0,6% de resultado líquido adicional. Desse montante, apenas 3,6% do rendimento poderá ser sacado. O motivo não foi explicado. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União.

O que é PIS?

Muito mais que um número. Com o Programa de Integração Social (PIS), o empregado da iniciativa privada tem acesso aos benefícios determinados por lei e ainda colabora para o desenvolvimento das empresas do setor.

PIS

Por meio da Lei Complementar n° 7/1970, foi criado o Programa de Integração Social (PIS). O programa buscava a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa.

PASEP

Paralelamente à criação do PIS, a Lei Complementar n° 8/1970 instituiu o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), com o qual União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuíam com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PASEP é feito pelo Banco do Brasil.

Como funciona

Até 04/10/1988 os empregadores fizeram contribuições recebidas pelo Fundo de Participação PIS/PASEP, que então distribuía valores aos empregados na forma de cotas proporcionais ao salário e tempo de serviço.

Leia Também:

top planilha
80 Comentários
  1. Daiana Diz

    Só que não é todos os empregados que recebem o PIS quem trabalha em fazenda já não ganha tinha que mudar iso todos que tem carteira assinada deveriam ganhar o PIS

  2. Jason Diz

    Mas.i esses patrão usaram CPF em vez do cnpj

  3. Julia Márcia Oliveira Lima Diz

    sou aposentada..tenho acompanhado as notícias será que tenho algum restante de dinheiro pra receber? como faço pra ver isto na época saquei o pis,mas agora mudou tudo obrigada

  4. Luiz Carlos braga Diz

    Bom dia .eu me aposentei,es saquei a cota do PIS e estestou acompanhado às notícias,vi que o governo vai dar um reajustenm no PIS? Será que eu terei direito?

  5. Lauro Diz

    Trabalhei 1984 a 1992

  6. Regina Diz

    Trabalhei em 2017 tenho direito será

  7. Luciana Diz

    Gostaria de saber pq empregada domestica não tem.pis?

    1. Lauro Diz

      Trabalhei1984 até 1982

    2. Cat Diz

      Não tem porque estamos na época da escravidão ainda, então são muitos escravos trabalhando para bancar as despesas do governo então se tiver pis, vai falir o governo

    3. Michelle Diz

      Se o empregador assinou sua carteira de Cnpj e ainda pagou o selique na caixa econômica você terá direito ou você vai até agência da caixa portando sua carteira de trabalho. E mais se tiver uma conta na caixa é só aguardar o PIS cai em conta.

  8. Afrânio Diz

    Meu salário é de 1.500 reais eu tenho direito de receber o pis estou registrado desde de 2015

    1. Rodrigo Diz

      Olá Afrânio, em resposta a sua pergunta , lhe informo q ainda não é chegada a hora de vc sacar seu benefício, pois ainda não se completou-se 5 anos de informações .

    2. Angelica Azambuja Diz

      Sou registrada desde do mês 11 de 2014 tenho direito ao pis esse ano

      1. Michelle Diz

        Sim com certeza. Se tiver uma conta na caixa melhor ainda.

    3. Jones Diz

      Só tem direito ao por,quem já tem 5 anos de carteira assinada

      1. Claudio Santos Diz

        Deus é muito bom..que impediu que o governo deste CRAMUNHÃO acabasse com o PIS dos trabalhadores.A Reforma com relação ao pis foi negada no senado..protegendo os trabalhadores.

    4. Carlos Diz

      Sim por enquanto é ate para quem ganha dois salários minimos, mas ja ha um projeto para reduzir para um salario

  9. GONÇALO RODRIGUES Diz

    TRABALHEI DE 1988 A 1995 TENHO DIREITO?

  10. TERLA Diz

    Eu trabalhei em2002 a 2004 eu tenho algum direito?

  11. Deovane Diz

    Como sei se tenho direito ao saque do pis

  12. Jucilene Ferreira Santos de Feminino Ferreira Diz

    Gostaria de saber se a empregada doméstica tem direito a receber o PIS

    1. Chagas Diz

      Com toda certeza. Depois que o governo do PT, regularizou a profissão das (os), domésticas (os), eles passaram a ter todos direitos garantidos na totalidade, pois, passaram a ser considerados, na mesma condições dos empregados em geral. E foi esse o maior motivo para esses safados darem um golpe no governo federal e destruir o Brasil, tomando tudo o que puderem para eles.

    2. Michelle Diz

      Se o empregador assinou sua carteira com Cnpj tudo bem você terá direito ou você vai até agência da caixa portando sua carteira de trabalho e verifica se o seu empregador está pagando a taxa do selique pra saber se você existe perante a lei trabalhista se tiver tudo nos conformes. Aí sim direito ao PIS.

  13. Lindalva Diz

    1971 a 1988

  14. Lindalva Diz

    Quem trabalhou no periodo de1071 a 1988 de carteira assinada e ja aposentou tem direito a essa diferença no abono no mes de julho?

    1. Maria do Socorro Alves Moreira Diz

      Trabalhei de 1977 até hoje aposentei tenho direito a essa diferença no abono de julho?

      1. Ailton Diz

        Trabalhei1978 a2017 me aposentei .retirei meu pasep .muito.pouco dinheiro tenho direito.esta cota

        1. silvanei Francisco de Souza Diz

          Eu trabalhei de 2010 ate 2015 eu tenho direito de receber o pis?

      2. Serlane Xavier Oliar Diz

        Trabalho com carteira assinada a 8 anos e 6 meses e nunca tive direito ao PIS

    2. Chagas Diz

      Nossa! Só mesmo o Bolsonaro, para obrigar o trabalhador a trabalhar e contribuir por 918 anos, para poder se aposentar. Ele e sua quadrilha com certeza usaram o exemplo de longevidade do Matusalém, para poder calcular esse tempo de contribuição. kkkkkkkkkkkkkkk

      1. Lucia Diz

        Kkkkkk com.certeza

  15. Cláudio Guilherme Diz

    Recebi meu PIS ano passado e eu posso receber meu abono fiz aniversário em abril

    1. Nubia Costa Diz

      Esse ano está sendo pago referente ao ano dr 2018.. então se trabalhou no mínimo um mês de carteira assinada terá direito

    2. Lusnete Pereira dos Santos Diz

      Trabalhei com carteira assinada de 2006 a 2009 em empresa privada , retornei em 2017 e estou até hoje tenho direito a receber o PIS

  16. Cláudio Guilherme Diz

    Tenho contas inativas posso receber

  17. sandra Diz

    ano passado meu PASEP foi de 901 reais sendo que o salário mínimo era 958….Esta correto isso? pq pelo que eu sei o valor é um salário mínimo

  18. Elenilda Mendes Diz

    primeiro emprego de carteira assinada à 10anos eu tenho esse direito de FGTS de 500, reais

    1. Joao Diz

      Se você não retirou seu FGTS e se tiver alguma conta inativa tem direito sim .

  19. PATRICIA DUARTE SALES Diz

    Bom dia eu trabalhei na empresa ag clean tinha quatro anos e eles colocaram que eu só trabalhei trinta dias isso muito errado
    Eu não sei se eu vou ter direito a PIS e vou fazer um ano innova clean a dona da empresa e a mesma do mudou o nome da firma

    1. Maria de Fatima Silva Diz

      Entra com ação judicial.

    2. Luís Claudio de oliveira Diz

      Depois que a maioria retirou o saldo dê cotas a caixa resolveu pagar os juros sacanagem em porque não avisaram antes

    3. Michelle Diz

      Sim proporcional não será completo

  20. Jose Maria Rodrigues Donato Diz

    E quem esta afastado devido a acidente ou doença teria direito a receber o PIS

    1. Jeferson Diz

      Não tem direito.

  21. João Diz

    PQP…
    Pior coisa que existe é gente analfabeta, ignorante, querer discutir política.
    Todos os trabalhadores, que trabalharam de carteira assinada nos últimos 36 meses, tem direito ao PIS. Aqueles que possuem mais de 5 anos, recebem abono igual ao valor de um salário mínimo. Os que não tiverem completados cinco anos, recebem os rendimentos proporcionais referentes ao tempo de contribuição.

    1. Lucas Pimentel de Brito Diz

      Ignorante é a pessoa achar que sabe tudo e ainda falar merda que nem você.. hoje o PIS é pago proporcionalmente ao que vc trabalhou no ano anterior. Não é mais pago integral. Se vc trabalho 8 meses do ano com carteira assinada, irá receber 8/12 avos de uma salário mínimo.
      Se informe antes de falar asneira

      1. Maria Antônia Da Silva Diz

        O cara pensando que é o cara. PQP!

    2. Enerildo da Silva Diz

      I dadonde ta esse dinheiro do que se trata?

  22. Josete Diz

    Jair bosonaro é um ladrama
    Fora porá fora bosonaro

  23. Maria Santa Mendonça de Lima Diz

    Eu tenho mais de vinte anos de carteira assinada tenho direito do PIS só que eu não estou trabalhando no mesmo sair em 2016 do meu trabalho

  24. Maria Santa Mendonça de Lima Diz

    Eu tenho cinco de carteira assinada eu sair do meu trabalho em 2016 tenho direito do pis

    1. Cristiane Diz

      Para ter direito ao PIS a pessoa tem que ter trabalhado pelo menos 30 dias do ano anterior. Se não trabalhou de carteira assinada em 2018 não tem direito.

  25. Luis Diz

    O governo deveria libera o saque do pis para todos que tem direito não só pra quem tem 60 ou 70 anos nois que tem direito fica de fora né é o fgts quase ninguém tem pq foi sacado tudo no governo temer não adianta ele liberar um coisa sendo que quase ninguém tem mais

    1. Mathias Diz

      Bestao? O problema foi teu,em sacar antes do tempo.quem tem direito, vai receber quem não tem,vai chupar chupeta…

    2. Karina Fernandes Diz

      Todos que possui uma conta inativa ou ativa do FGTS poder am sacar independe da idade .
      Muitas pessoas tem saldo em conta ainda para retirar .

  26. Antonio Diz

    Ola boa noite faço 5 anos de carteira assinada no mês do meu aniversário eu já recebo o pis

  27. Raucilio Araújo de oliveira Diz

    Guando receberei e sairá os das contas inativas ? Guando recerei?

  28. Gleide Oliveira celiro Diz

    Olá boa tarde
    me chamo. gleide
    Tenho quase quatro anos. De. Carteira assinada tenho direito ao PIS minha carteira foi assinada. 01 de janeiro de 2013
    Fui. Demitida em 26 de novembro de 2016
    Tenho direito
    Obrigada

    1. Neuza Guimarães Diz

      Vc tem que ter 5 anos de carteira assinada,se vc foi demitida em 2016 e já tinha 3anos de registro nessa firma,com mas 2anos de registro em outro contrato de trabalho anterior, automaticamente vc já tem 5anos, assim pode até mesmo ter direito,mas pra vc tirar suas dúvidas sobre esse assunto é melhor vc ir em uma agência da Caixa econômica lá eles sabem te informar,leva a carteira de trabalho.
      Boa sorte

    2. diane Diz

      Bom dia,Gleide infelizmente vc não direito tem que ter no minimo 5 anos de carteira assinada.

    3. Carlos Jonathan Diz

      Vai receber só uns 400 reais por aí baixa o aplicativo do PIS ainda pra vc ver se vc recebe

    4. Cristiane Diz

      Para ter direito ao PIS a pessoa tem que ter trabalhado pelo menos 30 dias do ano anterior. Se não trabalhou de carteira assinada em 2018 não tem direito.

    5. Mathias Diz

      Pelo jeito você,não gosta de trabalhar? Para receber o PIS completo precisa ter cinco anos de cadastro no PIS?

    6. Warley Diz

      Vc tinha para receber no ano de 2017, 5 ano de PIS e não de carteira assinada, e ter trabalhado no ano anterior, para ter direito ao pis

  29. Patrícia Diz

    Vai deixar muita gente de fora, eu não ganho salário mínimo mas sou trabalhadora e esse dinheiro sempre ajudava, presidente de Merda!!!!!

    1. regina Diz

      Esse presidente é um DÊMONIO em vida,só veio para sacaniar a vida do povo trabalhador,mas eu disse o povo trabalhador ñ esses bando de vagabals que trabalha nos parlamentos aumentado isso,aumentado aquilo….

    2. Karina Fernandes Diz

      Ele vai liberar um dinheiro que vai ajudar os mais pobres e vai dar um giro na economia do país.
      É uma opção o saque se vc não quer nada vai mudar.
      A lei referente ao pis sempre existiu , tem que ter no mínimo 5 anos de registro receber um salário mínimo e ter trabalhado no mínimo 30 dias com registro no ano anterior .
      Eu sempre recebi o meu pis pra mim sempre foi o décimo quarto salário 998.00 e sempre me ajudou muito.
      Oque falta para o Brasil são os brasileiros terem mais conhecimento das coisas.

  30. Viviane Diz

    Eu fiz 5 anos em março ,tenho direito au pis??por favor alguém me ajude nisso

    1. diane Diz

      sim,,mas só no ano que vem 2020,pagamento referente a 2019

  31. Vitor Diz

    Não entendi muito bem , só vai ter aumento quem recebe depois de junho?

  32. Maria cristina silva alves Diz

    Adorei , quero o que é meu pra gastar do jeito é hora que eu quiser, e bora VIVER!!!

  33. Atanael borges da Silva Diz

    Sobre as cotas do pis pelo que li as correções só serviram para quem não sacou, e os que já sacaram?

  34. Mauricio Diz

    O Brasil está acabando com os direitos dos trabalhadores que carrega esse país nas costas eles pensão que são os dono do Brasil tá na hora de acorda basta chega de escravidão pra fora com essa corja de ladrões todos fora fora do Brasil viva direitos iguais pra todos fora fora do Brasil Brasil

    1. Jair Domingos martinelli Diz

      Esse governo. Ou seja esse Bolsonario parese mais um misionario. Eu tive doz avc efiquei. com muitas seguela ..e rezumindo fiquei alejado e eles cortaram meu beneficio agora estou passando muitas nessecidade eu .ñao sei mas o que faser ja estou ate com depresâo ñao aguentomais

  35. Cleisilvan santos Diz

    Aposentado pode receber pis

  36. Cleisilvan santos Diz

    Aposen

  37. Flavio jose de araujo Diz

    Vai deixar muita gente sem receber o pus e o pasep, com essa reforma que deforma os direitos dos pobres.

    1. paulo Diz

      volta pra escola e aprender escrever depois reclama

      1. Francisco Diz

        Eu tenho pis a mais de 30 anos atualmente eu recebo 1300reais eu tenho direito?

        1. Clecia Diz

          Bom dia gostaria de saber eu trabalhei 1 ano e 10 meses de carteira assinada gostaria de saber se eu tenho direito ao abono salarial

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.